segunda-feira, 29 de novembro de 2010

RETRATOS SATÍRICOS DA CLASSE POLÍTICA


A mais recente crónica do conhecido e apreciado Comendador Marques de Correia traça excelentes retratos irónicos de conhecidas figuras política nacionais. Por nos parecer que alguns dos aspectos realçados pelo conspícuo cronista assentam muito bem em certos políticos tomarenses, resolvemos transcrever a citada crónica e publicar igualmente a ilustração que a acompanha, com os nossos agradecimentos ao EXPRESSO e ao senhor Comendador.

"Vantagens de termos connosco gente boa 
e totalmente incapaz de algo imprevisto

Onde o nosso Comendador, numa jogada magistral, mostra como este país evitou que o acaso seja padastro, a sorte seja madastra e como seria melhor se o Paulo Bento estivesse no Sporting...

Comecemos por cima, pelo Presidente. Fez-se um lindo velho, não há dúvida. Tem porte, sabe estar e uma bela dicção e pronúncia. E diz-se que estudou lá fora e não fez má figura. Compete directamente com os Chefes de Estado mais elegantes e com melhor figura no mundo. Obama não lhe leva a palma em elegância e o rei Juan Carlos não é mais distinto. Resta acrescentar que a sua senhora é um mimo e, segundo o poeta Alegre, que depois de Camões, Pessoa e Tomás Ribeiro é um dos vates que vale a pena ler e escutar, a senhora de Cavaco Silva é excelente a discutir poesia, que é sempre algo que fica bem nos salões mais selectos.
E o nosso primeiro-ministro? Um soneto! E que bem lhe ficam os fatinhos Hugo Boss -é um modelo! E atlético, tendo em vista que corre para cá e para lá, sem necessitar, meramente porque é um sportsman. E fala tão bem, se a eloquência tivesse um rosto, seria o dele. Além de ser um combatente corajoso! Está ali e não foge, como os outros! Aguenta que é serviço! Primeiros-ministros assim contam-se pelos dedos de uma mão no mundo e não há outro na História de Portugal. Por aí estamos bem servidos.
O líder da Oposição também é um homem de elevada estatura. Embora menos do estilo Hugo Boss (a sua preferência por Maconde é clara) e apesar de viver em Massamá está ao nível dos mais oleados bestuntos da nação. E um senhor, um mister, e é bonito, muito bem apessoado... Tenho reparado que as senhoras não o dispensariam em qualquer chá-canasta. Aliás, como o engº (salvo erro) Sócrates, o dr. Passos Coelho ilustra uma mesa ou um salão de convívio com todo o a-propósito.
O rapaz do CDS é um doce! O Paulo é do mais fino que pode existir -e de boas famílias! Tem uma educação refinada, daquelas que só o Colégio São João de Brito sabe dar. Além de ficar bem em qualquer sala, sendo a sua conversa variada e informada, tem um não sei quê aristocrático (quiçá o naiz) que lhe dá um porte desportivo ainda que não se mexa. O Paulo é o Paulo, é inútil dizer doutor, porque com aquela cara só podia mesmo ser doutor... Aliás como o Louçã. Tem o seu quê de padre -que digo?!- de bispo, que ele é imensamente culto. E transforma um serão num acontecimento. Qualquer coisa lhe excita a verve e quando começa a falar é um desassombro. Não se deve fazer o que ele diz, mas é muito bom a falar. Nisso, nem o Sócrates nem o Passos nem o Paulo lhe levam a palma.
Gostaria de falar do Jerónimo, mas apesar de ter um nome tão in, tão chique, temo que ele seja, por vezes, um pouco grosseiro. Mas não mais que aqueles tios que se ficaram pelo Alentejo e se dedicaram às vacas e aos carneiros e depois já não se orientam bem por Lisboa. Pois, o Jerónimo é assim. E, coitado, não é doutor, nem engenheiro...é o senhor Jerónimo. Mas é de Sousa, que é das famílias mais ilustres.
Somos pois um país feliz com as pessoas que temos Imaginem que alguma destas tinha, por assim dizer, mau feitio; que alguma delas não sabia estar; que alguma era capaz de um imprevisto...Onde estaríamos nós? Andaríamos todos à zaragata, pois já se sabe que casa onde não há pão... Mas com estes queridos é impossível! Eles fazem este país ser perfeito para quem não gosta de surpresas. Para mim, só uma coisa poderia ser ligeiramenbte melhor: era o Paulo Bento ser do Sporting, a ver se ganhávamos o campeonato. Isso é que era, de todo, imprevisto!"


                                COMENDADOR MARQUES DE CORREIA

3 comentários:

Anónimo disse...

Posso ser satírico aqui?
Não me acontece nada?
De certeza?
Garante mesmo?

Veja lá. Não me engane.

Tá bem?
A sério?

Anónimo disse...

MENTIROSO...

Anónimo disse...

É pá...
Não me deixaste ser satírico.
És como os outros.
Prometes tudo e ó despois não deixas passar nada.
És mesmo um grande sacana.
Com esse ar de sacristão sem capote...vais impondo a tua democrácia com marca de atum - GENERAL.