segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SOMOS REALMENTE SINGULARES...

Há várias maneiras de se entreter. Duas das mais correntes aqui na zona são a calúnia, e tentar ofender os outros, procurando agredi-los com factos de uma pretensa realidade, imaginada pelo caluniador de serviço, ou por aqueles que o encarregaram de aviar o recado. Pela minha parte, prefiro o estudo ponderado,  coligindo e comparando resultados eleitorais, para tentar perceber melhor o que nos está a acontecer. Desta vez fui às autárquicas de Outubro último. Os resultados a que cheguei podem muito bem interessar aos leitores que gostam destas coisas da política pensada.
No universo dos cinco distritos da região -Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre e Santarém- que englobam 79 municípios (Castelo Branco 11, Leiria 16, Lisboa 16, Portalegre 15, Santarém 21), apenas em  10 deles não se obteve maioria absoluta nas urnas para nenhuma formação concorrente.
Quatro integram o distrito de Lisboa: Alenquer (3 PS, 3 PSD, 1 CDU), Odivelas (5 PS, 4 PSD, 2 CDU), Oeiras (5 I, 3 PS, 2 PSD, 1 CDU), Vila F. Xira (5 PS, 5 PSD, 2 CDU).
Dois fazem parte do distrito de Leiria: Leiria (5 PS, 5 PSD, 1 CDS) e Marinha Grande (3 PS, 3 CDU, 1 PSD).
Dois outros são do distrito de Portalegre: Niza (2 CDU, 2 PS, 1 PSD).
O último par é do distrito de Santarém: Chamusca (2 CDU, 2 PS, 1 PSD/CDS) e Tomar (3 PSD, 2 PS, 2 IpT).
Conclusões factuais - 1-Tomar integra um pequeno grupo de câmaras em que a fragmentação partidária não permitiu maioria absoluta; 2 - No nosso distrito, além de nós, só a Chamusca está em tal grupo; 3 - Somos o único município, entre os 79 citados, com uma composição 3+2+2; 4 - Somos também um dos dois municípios com mais de um eleito independente; o outro é Oeiras, liderado por Isaltino Morais, ex-PSD. 5 - Recorda-se que nas mais recentes autárquicas, em Tomar,  o PS ficou a 3.203 votos do PSD, tendo obtido apenas mais 204 votos que os IpT.
Agora, a partir destes dados oficiais, cada leitor deduzirá e concluirá o que entender, por sua conta e risco. Neste país e nesta terra os factos deviam ser sagrados mas geralmente não são, enquanto as opiniões continuam a ser livres.

18 comentários:

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Façamos outras leituras na base dos votos conseguidos pelos partidos ou outros:

Resultados 2009
---------------
PPD/PSD 34.96% 7953 (3)
PS 20.89% 4756 (2)
I 19.99% 4552 (2)
PCP-PEV 7.32% 1667 (0)
CDS-PP 5.31% 1210 (0)
BE 3.64% 829 (0)
II 3.23% 736 (0)
--------------------
Resultados compósitos:
PSD+CDS---- 9 169
PS+PCP+BE-- 7 252
PS+IND----- 9 318
IND+PCP+BE- 7 048
PS+IND+PCP+BE - 11 804
----------------------

1ª. leitura: a direita política é maioritária no concelho(já sabido) e, apesar da sua dita má governação, conseguiu ganhar, mesmo sem estar coligada. Se admitirmos a hipótese, provável, que o PSD esteja no governo central e Cavaco Silva em Belém nas próximas autárquicas (2013), a coligação de direita em Tomar (vão coligar-se) pode chegar aos 10 500 votos, ou mais - maioria absoluta.

2ª.leitura: o PS não irá chincar o poder em Tomar por hora.

3ª.leitura: os INDP's também não, tenderão a reduzir votação e a perder peso político.

SÓ LHES RESTA UMA SAÍDA: uma coligação ou à direita ou à esquerda - para não definhar de vez. Mas a direita não vai precisar deles, daria grande salganhada, e a direita não brinca em serviço.

4ª. leitura: o PS e os INDP's poderíam entender-se numa candidatura conjunta, mas é certo e sabido que o eleitorado dos INDP's dispersava-se e o resultado não seria o expectável.

----------
2 constatações:
O eleitorado do centro-direita é mais firme, constante, mas não é maioritário

O eleitorado do centro-esquerda (supondo que os INDP's cabem neste espaço) é mais fragmentável -mas seriam maioria com um cabeça de lista de perfil ganhador,com alguma projeção nacional
-------------
O que eu penso:

Nenhum dos líderes das organizações centro-esquerda terá chances de ser presidente da CMT, concorrendo pelas suas listas.Podem tirar o cavalinho da chuva. Contentem-se com outros cargos e ganhem glória servindo bem os tomarenses.

Mas podem integrar um executivo de Salvação do Concelho Templário se seguirem algumas das Regras dos Templários - não as de castidade, pobreza, ou impedição de beijar viúva, mãe, irmã, ou qualquer mulher (havia exceções)

Bastava seguir à risca, depois de se entenderem, algumas regras da sua constituição:
-"Prometeis (...) obedecer ao Mestre do Templo (...) ou a quem for vosso superior". neste caso, ao presidente da câmara - melhor seria ao Programa de governo acordado).

e responderiam, sim, senhor, com a graça dos nabantinos...; teríam de garantir também , à maneira templária, que não "eram servos de algum homem...", ou seja, que estavam ali para servir o povo; passariam por cima do artigo que exige que "não foram servos doutra Ordem...", para não atrapalhar, bem como o de "não padecerem de moléstia oculta...); estava vedada a entrada na coligação a quem tivesse dado ouro ou dinheiro a alguém para nela entrar.

E, artigo que era indispensável cumprir para entrar nesta companhia, era o de calarem para sempre o que sabiam uns dos outros, a partir do momento que entravam na coligação - regra templária também (parece-me a diretiva mais difícil...).

Proponho, assim, para formação de uma coligação alargada centro-esquerda, a leitura dos quase 700 artigos da constituição Templária, substituindo as criaturas religiosas por POVO TOMARENSE, a quem devem dedicar toda a GLÓRIA resultante da sua devoção e trabalho em prol dos munícipes.

Já estão a imaginar um executivo, chefiado por pessoa apropriada, com a seguinte composição:

1 - O tal presidente...
2 - a escolher..., por aí fora...

(Ofereço-me para moderar as conversações. Tenho rico e profícuo currículo nessa matéria)

Bem sei que teria de começar pelos diretórios partidários em Lisboa, pois que os respeitáveis dirigentes locais a eles estão subjugados, são eles, como acabados ditadores que impõem tudo às organizações locais.

E não devia ser.

Quanto ao Dr. A. Rebelo tenho um lugar especial para ele.

Mas não digo.

Unknown disse...

Muito obrigado pela lembrança, mas não se incomode. Sou avesso a penachos e protagonismos balofos. Também não busco lugares, mordomias ou vencimentos. O meu rendimento actual chega-me e sobra. Apenas constato que, não havendo quem tenha envergadura para nos sacar do lameiro onde nos vamos enterrando, EM ÚLTIMO CASO terei de avançar eu. Apesar de haver por aí uma avantesma que resolveu embirrar, tipo mosca varejeira, com o facto de eu ter dito que tenho um projecto amplo para Tomar. Deve pretender que eu diga que afinal não tenho o dito plano...
Cachopices, é o que é!

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

É óbvio que com os Ipt, quer o PSD, quer o PS ganhvam com maioria absoluta e contráriamente ao que nos diz o Cantoneiro da Borda da Estrada, vamo-nos apercebendo que a população acredita cada vez menos nos partidos e que os IPT vão crescendo eleitoralmente.
Esta é uma situação cada vez mais assumida tanto a nível local como nacional.
O PSD nas próximas terá muito poucas hipóteses e o PS enquanto mantiver o L. Ferreira não passará da oposição.
Por isso é tempo de os partidos repensarem a sua estratégia e em particular o PS, pois em Tomar e enquanto mandar o Luis Ferreira não terá mais hipóteses de chegar ao poder e deste modo vamos ter de aguentar este PSD que não tem estratégia e que mais cedo ou mais tarde com a saída de Corvelo, vai colocar Carrão como Presidente, quando depois do que se passou com o Mercado, se tivessem vergonha na cara, já o deveriam ter sido demitido.
O bode expiatório e aquele que foi corrido foi o Luis Ferreira, que se pôs a jeito, mas na realidade deviam ter sido os dois.
O Luis Ferreira é malcriado e esbanjador e o Carrão para além de só saber assinar os papeis que lhe põem à frente e andar nos comes e bebes nada faz de útil.
Quanto ao Rebelo coloca-se mais uma vez como salvador da pátria. Talvez seja, mas ao menos diga-nos o que já fez pela nossa terra. Tem provas dadas? Em quê?
Ou andamos distraidos ou nunca vimos nada.

Anónimo disse...

Ó Vincennes VIII,

Estás a perder fregueses...

E o "movimento de fundo" a teu favor não dá sinais...

Nem para o honroso cargo de comissário da roda...

São uns cegos,uns ingratos!...

Anónimo disse...

Acho piada ao comentário das 18:07.

É um comentário vindo de dentro dos IpT mas sem a coragem de o assinar. Os IpT andam nervosos à espera da oportunidade de se meterem no galinheiro. Disparam em todas as frentes sem qualquer nexo e sem qualquer estratégia clara para o concelho. Apenas querem o poder. Para quê? O poder para quê?
É a esta questão que os IpT deveriam responder para que os tomarenses pudessem ficar esclarecidos. Quanto ao PSD e PS é verdade que já deveriam ter sido postos na rua. Porque é que os IpT e o Pedro Marques e seus acólitos não dizem isso às claras e com assinatura? Essa é uma outra questão. Gostam de dizer mal mas sob o anonimato. É a primeira vez que participo neste blog apesar de o acompanhar na leitura que o Rebelo muito eficazmente vem proporcionando aos tomarenses. Será que eles são merecedores? Agora uma coisa é certa, os IpT ao dizerem que estão a subir nas intenções de voto não é mais do que MEL ou AÇUCAR para adoçar os tolos e distraídos. O que eles (apenas 2 ou 3) querem é pressionarem as direcções partidárias e em particular o PSD para chegarem ao poder. Isso só acontecerá se os partidos forem muito estúpidos.
Os IpT deveriam apresentar a sondagem que lhes dá o crescimento que aqui dizem. Isso é que era obra. Agora estarem sempre a dizer mal do Rebelo sem darem a cara é uma característica dos IpT. Tenham juízo que já são grandinhos.

Anónimo disse...

Comentário do anónimo 8 de Novembro de 2010 22:54 é de alguém do interior do PS que, muito curiosamente, também não quer dar a cara, embora o exija aos outros!!!!!

Pimenta no cú do parceiro é refresco, não é xuxa?!

Anónimo disse...

..."EM ÚLTIMO CASO terei de avançar eu"...

Mas porquê em último caso?

Não tem confiança em si próprio?

Apenas aceita ser um "remendo"?


VOX POPULI

Unknown disse...

Para Vox populi:

EM ÚLTIMO CASO, porque ou muito me engano ou o que aí vem é muito mais grave do que aquilo que geralmente se pensa. De tal forma que em 2013 a situação da autarquia será de tal forma catastrófica que dificilmente haverá candidatos à sua gestão tendo em vista a ultrapassagem da crise. Se assim vier a acontecer, que remédio terei eu senão honrar o meu dever de cidadania. E só por isso mesmo. Ou acha que um cartel eleitoral encabeçado por Carlos Carrão, José Vitorino (ou Luís Ferreira), Pedro Marques, Ivo Santos e Bruno Graça, mais um ou outro figurante, cada um com o seu tipo de programa do costume, é uma perspectiva aliciante?

Anónimo disse...

Mas você reduz-se a um cidadão para a catástrofe?

O seu dever de cidadania só é accionado perante o caos e a tragédia?

E qual é o seu programa?

Existe?

É um mistério só desvendável no pós-terramoto?

Explique-se para eu o perceber e,eventualmente,o apoiar.

Nem eu nem ninguém lhe vai passar um cheque em branco.

Aqui nas aldeias e mesmo na cidade,quem é que o conhece?

Que conhecimentos,que qualidades,que experiência você tem?

Sendo já idoso,quem garante que você tem estaleca para comandar a nau em naufrágio?

Em que é que se notabilizou até hoje - ao nível da sua profissão,actividade social e associativa,actividade política ou outras?

No fundo,qual é o seu curriculum de vida?

Precisamos de ter resposta a isto tudo e a outras coisas sobre si e o seu passado.

Não é só chegar aqui e dizer EU SOU O MAIOR!

Percebe?

Anónimo disse...

Dr. Rebelo,

A sua iniciativa de higienizar o seu espaço, bloqueando alguns cometários é de aplaudir e só peca por tardia.

Mas não se percebem bem os critérios com que o faz, porque claramente continuam a passar comentários que nada acrescentam a não ser mostrar como alguns só entendem de insultos e mau português.

Unknown disse...

Para anónimo das 18:32

Minha cara senhora/Meu caro senhor (ler só o que convier)

Estamos numa terra onde as pessoas em geral ainda não conseguiram habituar-se a falar de igual para igual. Continuam como antes de 74 -ou falam de cima para baixo (o seu caso), ou o inverso. É lamentável.
"Nem eu nem ninguém lhe vai passar um cheque em branco", escreveu você. Podendo ser verdade, quem lhe disse ou o autorizou a falar em nome dos potenciais 38 mil eleitores? Não lhe parece um exagero despropositado? Numa democracia funciona o princípio um eleitor=um voto, pelo que cada qual deve falar ou escrever unicamente em nome próprio. Agir como o fez denota algo que a boa convivência me impede de mencionar.
Para não alongar, passo já ao que me parece ser o essencial do seu comentário.
Sobre o programa, fique descansado que quando e se for oportuno, ele aparecerá. Nunca me meti em coisas para as quais não tivesse capacidade.
Quanto ao seu "Não basta chegar aqui e dizer EU SOU O MAIOR! Percebe?", permita-me que lhe diga o seguinte: Antes de mais, nunca me ouviu nem ouvirá dizer semelhante disparate. Depois, nunca usei nem uso maiúsculas naquilo que escrevo. A seguir,julgo que nunca se deve dizer a um interlocutor "Percebe?" Denota certas coisas que não são mesmo nada agradáveis para nenhuma das partes. Finalmente, saiba que não cheguei agora aqui. Estou nesta terra dos meus antepassados há mais de 60 anos. E você?

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Eu nasci,cresci e vivo na freguesia da Beselga,trabalho na zona industrial e tenho 39 anos.

Você não me respondeu a nada do que lhe perguntei.

Enrolou-se em paleio que,espremido,não larga pinga de sumo.

Desculpe mas é o que você fez.

Lá por ser mais letrado do que eu,não julgue que cala com três balelas e com jogos de palavras.

Unknown disse...

Para anónimo em 22:05

Respondi-lhe conforme entendi e podia. Compreendo que não esteja satisfeito com as respostas. Concordará, porém, que as suas perguntas eram tantas e tão amplas, que para responder cabalmente a elas todas precisaria de pelo menos dois dias.
Se quiser fazer o favor de mandar as suas perguntas via email para a.frrebelo@gmail.com terei todo o gosto em lhe responder, uma a uma, pela mesma via. Concorda?

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Não posso concordar.

A sua resposta não passa de conversa da trêta,igual à dos politiqueiros que critica.

Mas pior do que isso é levantar as questões que quer no blog e,quando foge a dar respostas às nossas perguntas,vem-me com um blá,blá,de que só tem vagar e disponibilidade para responder em privado.

Mas olhe que as pessoas apercebem-se bem desta sua incoerência e destas habilidades.

Estou a ver que consigo também se aplica o ditado:

"Olha para o que eu digo,mas não olhes para o que eu faço"

Eu até pensava que você era um tipo diferente da maioria dessa tropa que para aí anda a enganar-nos e agora acabo por ver que não passa de conversa fiada.

Só lhe digo mais uma coisa:

Isto é tudo uma tristeza.

Unknown disse...

Para anónimo em 10:18

Eu, no seu lugar, para ficar tranquilo com a consciência, para ter a certeza de que as afirmações feitas são justas e correspondem à realidade, formulava as perguntas e indicava o email pessoal. Pode ficar descansado que se assim fizer, o mesmo não será revelado ou de qualquer forma publicado.
Qualquer que venha a ser a sua decisão, permita-me alguns esclarecimentos suplementares: 1 - Nunca referi que não tenho disponibilidade; 2 - O facto de optar por lhe responder privadamente deriva de dois factores, a saber -o meu natural recato e os 35 meses que ainda nos separam da próxima campanha eleitoral autárquica. A menos que haja sérios acidentes de percurso, o que é pouco provável.
Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Você tem muito paleio mas não me convence ou,como diz a malta:

Cantas muito mas não me alegras.

Andei poucos anos na escola porque os meus pais não tinham posses para mais,mas não sou estúpido.

Eu percebo-o bem,oi se percebo.

Parece uma enguia a fugir de dar respostas públicas para perguntas públicas.

Tenho a certeza que o que eu lhe perguntei interessará à maioria dos seus leitores.

E você também sabe disso.

Para não querer responder aqui é porque deve haver alguma "racha na assadura".

Mas como as acções ficam com quem as pratica,cada um que tire as conclusões que quiser.

Que eu também vou tirando as minhas.

Anónimo disse...

O bom povo, que uma experiência de vida milenar, costuma dizer que "Quem desconfia não é certo." Mais comentários para quê?

Anónimo disse...

Pois...pois...