quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UMA HIPÓTESE ABSURDA


Como sempre sucede durante as crises, avolumam-se as dúvidas, a ansiedade, o temor perante o futuro, enquanto se vão procurando soluções mais ou menos miraculosas para ultrapassar as crescentes dificuldades. Em Tomar, onde a crise local começa a sobrepôr-se à nacional, devido à agora evidente carência de planos coerentes, adequados e profícuos, os cidadãos buscam com denodo hipotéticos salvadores. Ainda não interiorizaram que o problema não é de pessoas, mas de projectos. O último achado que circula por aí, sobretudo entre os funcionários públicos, é o eventual regresso de António Paiva à política autárquica. Uma hipótese estapafúrdia e absurda. Eis porquê:
1 - Paiva já fez dois mandatos + três quartos do terceiro. O seu evenual regresso não poderia portanto ultrapassar um ano. 2 - Com a nova lei, o ex-presidente não poderia acumular a sua pensão de aposentação com o vencimento. Qual seria então o seu interesse? Dedicar-se ao bem comum? Auferir as senhas de presença e outras modormias? Demonstrar aos seus detractores que continua a vencer eleições? 3 - António Paiva é um autoritário inteligente. Sabe muito bem que os tempos são outros. Mudaram radicalmente. Governou em período de farturas. Agora há cada vez mais miséria e fome. 4 - Sabe igualmente que as suas orientações tácticas e estratégicas continuam a ser seguidas religiosamente, revelando-se pouco, nada, ou mesmo escandalosamente inadequadas aos novos tempos. 5 - Tem hipóteses e preferirá certamente um lugarzito em Lisboa, como membro do governo. 6 - Se ainda assim se deixar tentar por uma espécie de "revanche" social, pode vir a prejudicar-se e a prejudicar o PSD, pois não é nada certo que consiga ganhar com maioria absoluta, e sem ela nada feito. Não é nem gosta de ser homem de negociação, pelo que em caso de maioria relativa, como agora... 7 - Estamos por conseguinte confrontados com uma hipótese absurda.
A hipótese Paiva, como a de um tal Américo, tem no entanto uma utilidade para o PSD e outra para quem goste de analisar a política local. Para o partido laranja, permite desviar as atenções do cada vez maior desgaste político da actual maioria relativa e da infeliz coligação. Para os analistas, confirma que os políticos locais ligados ao executivo já se aperceberam da necessidade de encontrar caras novas, uma vez que os actuais eleitos estão irremediavelmente queimados perante a opinião pública. E ainda só estamos em 2010. A mais de 30 meses da futura consulta eleitoral, salvo percalço imprevisto.
Mas mesmo com eventuais caras novas, não será nada fácil convencer os eleitores. Sobretudo o eleitorado urbano, que representa mais de 50% do total. Muitos já perceberam, finalmente, que o problema não é de pessoas. É de ideias, de planos e de capacidade de realização, adequados aos tempos que correm e aos que aí vêm. As obras financiadas com fundos europeus já serão coisa do passado na próxima campanha eleitoral autárquica.
Tudo aspectos que os actuais autarcas do executivo demonstram a cada passo não ter nem entender. Infelizmente para eles e para nós. Resta-nos desejar que assumam a sua irrelevância daqui até lá, e que tenham a coragem de agir em consequência. Oxalá! 

16 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Rebelo,

Faltou-lhe a conclusão a que nos pretende induzir :

CHEGOU A MINHA HORA!
E TENHO IDEIAS E PROJECTO!
E TENHO CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO!

Chegue-se à frente,não se encolha.

Assuma-se como candidato sem medo,nem do Paiva,nem dos outros.

Lance a candidatura e vai ver que apoios não lhe vão faltar.

REBELO EM FRENTE,TENS AQUI A TUA GENTE!

Unknown disse...

Para anónimo em 22:03

Bem haja pela sua boa vontade. Ainda é muito cedo. Sabe-se lá o que ainda vai acontecer e acontecer-nos. Quando chegar a hora se verá.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Sr. Prof. Rebelo
Um tal Américo!!!!!

Então o homem tem curriculum, é conhecido, foi membro da Assembleia Municipal de 2006 a 2009, ganhou a Junta de Freguesia da Junceira sem espinhas, voltou à Assembleia Municipal, onde tem tido oportunas e bem fundamentadas intervenções.

E o Sr. Prof. trata-o por um tal Américo, assim a modos que um desprezível cidadão.

Realmente o Sr. Prof. tem um grande preconceito em relação ao grupo dos Independentes e aproveita tudo para os diminuir!

Será algum problema mal resolvido com o Pedro Marques?

Enfim ... é uma pena verificar a sua reverência amigável e fraternal perante o ferreira das farturas, que denota uma tendenciosa protecção justificativa de tudo o que ele faz de errado. Contratando com uma subtil desvalorização/subalternização de tudo o que fazem os independentes.

Mude as lentes por favor e tente ser imparcial!!!!!

Anónimo disse...

Então não posso dizer o que me vai na alma?
Porque é que não publicou a minha ideia,aquilo que lhe escrevi?

Anónimo disse...

É lamentável que a sua resposta se refira a um comentário não publicado. Que verdade quer que saibamos?

Unknown disse...

Para anónimo em 22:41

Todos os que me conhecem sabem que sempre fui e sou frontal e sincero. Digo o penso, pensando bem o que digo. Neste caso, o cidadão Américo pode ser a pessoa mais extraordinária e mais conhecida do concelho e até do país, mas a verdade é que não o conheço. Não sei se é gordo ou magro, alto ou baixo, jovem ou menos jovem, bom orador ou nem tanto. Tal como também ignorava até agora que é dos IpT e que, pelos vistos, ganhou as eleições na Junceira sem espinhas. Nestas condições, como queria que o referisse?
Quanto à minha relação com Pedro Marques, é exactamente a mesma que tenho com os outros eleitos: estima e consideração como cidadãos, crítica frontal e sem piedade como políticos. Procurando sempre nunca misturar uma coisa com a outra.
Não agrado? Paciência...

Anónimo disse...

Rebelo,


És um analista da politica local, mas desculpa que te diga . É perfeitamente imperdoável não conheceres quem é e o perfil do Américo. Talvez seja dos politicos locais no activo com maior nível e dos poucos que entrou ma politica para servir a causa pública.
São pessoas deste tipo que o concelho precisa. Aliás acho que haverá condições para formar uma grande coligação das pessoas válidas indo buscá-las a todos os quadrantes. E felizmente que ainda as há . Não te esqueças que os presidentes de Junta do PSD e do PS quase todos vão ter que sair nas próximas eleições . Vai haver espaço para aparecer outras pessoas . Há que trabalhar nesse movimento de pessoas válidas( da CDU, do PS, do PSD ).
E não necessáriamente só pessoas das freguesias urbanas .
Acho que deves abrir os teus horizontes.

Américo á Presidência.

Anónimo disse...

Pronto, fica "decretado" quem o Sr. Prof. Rebelo não conhecer é logo tratado por um tal!

Mas é importante que se diga, para uma pessoa sempre tão informada do que se passa no Concelho e na autarquia é uma lacuna imensa não conhecer os autarcas e, sobretudo, nem atentar no que escrevem os jornais sobre eles.

Aqui o Sr. Prof. Rebelo pretendeu limpar-se de forma enviezada, mas ficou pior.

É pena, o preconceito sectário é o pior que há!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"...E ainda só estamos em 2010. A mais de 30 meses da futura consulta eleitoral, salvo percalço imprevisto...." sic.

Não o entendo, caro e eterno dependurado do penacho autárquico!
Que os actuais VÃO Trambolhar, grita o Sr. a pés juntos, quê não, agora já os mantém até 2013?!...
Em que ficamos, homem? Veja lá qual o melhor cenário para as suas
imaginosas soluções que aqui o manelzito, naquilo que puder, dará um empurrão... para trambolhar ou cimentar!
Sempre às ordens, submisso e cumpridor,

maneldaesquina

Unknown disse...

Para anónimo em 11:50

Tem toda a razão o "preconceito sectário" é do pior que há em política. Exactamente como a obstinação e a paranóia que, como decerto sabe, se manifestam por ideias fixas uma, pela mania da perseguição a outra. Dito isto, há um outro raciocínio eventualmente mais consensual: Se quem está bem informado sobre a política local ainda não conhece o cidadão Américo, é bem provável que ele seja muito menos conhecido fora da tribo política local do que você imagina. Ou não ?
Há ainda uma outra questão básica que é o triângulo PSD/PS/IpT. Uma espécie de triângulo das Bermudas, com sede em Tomar. A seu tempo lá iremos com bastante mais detalhe.

Anónimo disse...

Queres que te dê uma meia dúzia de nomes de pessoas para servir a causa pública numa grande coligação :

Américo (IPT) - Junceira
Bruno Graça (CDU) - Tomar
Rui Subtil (?) - Sabacheira
João Vital (?) - Tomar
Joaquim Góis (CDU) - Pedreira
José Lagarto (PSD) - Paialvo


Américo á Presidência !

Anónimo disse...

Este Rebelo identifica-se mais do outro Américo...

...vocês sabem de quem eu estou a falar!

Anónimo disse...

Eleições já !

Anónimo disse...

Não há corte sem BOBO,nem o dito sem corte.

E ainda bem.

Eu adoro o nosso BOBO DA CORTE!

É de porte fino,altivo,com enciclopédica sabedoria,muito educadinho,prenhe de boas maneiras.

E diverte-nos muito,muito!


Podíamos viver sem o BOBO?

Podíamos!

Mas não era a mesma COISA!...

Anónimo disse...

O bobo é o Rebelo?

Só pode ser.

Não acham?

Tá muuiiitttaaa boa!