terça-feira, 2 de novembro de 2010

FINALMENTE COMO NA EUROPA DO NORTE!!!

Aproveitando o feriado, após a ida ao cemitério lá fomos rumo às nossas origens enquanto comunidade com personalidade própria. Se a multicentenária Calçada de S. Tiago continua a aguardar melhores dias (ao que parece por pouco mais tempo), após anos e anos de abandono, a vegetação envolvente lá acabou por ser limpa. 
Um detalhe curioso, comum a todas as limpezas feitas por pessoal ligado à autarquia, é que os troncos e as pernadas que servem para fazer cavacas, desaparecem imediatamente. A rama fica à espera que haja transporte...e vagar para a transportar.
Indo pelo centenário caminho de pé posto existente na encosta agora limpa, chegámos aos sanitários da Cerrada dos Cães. Como continuam fechados, com as portas soldadas, há quem aflito se avie à porta, apesar de existirem no terreiro de estacionamento WCs portáteis, que custam aos contribuintes 1000 euros mensais. Ao que parece, vão ser retirados amanhã, por razões de poupança, só devendo voltar lá para Abril, se as previstas obras consentirem.
A partir do parque de estacionamento é agora possível apreciar o panorama da cidade, graças à  mais que oportuna limpeza, que era aguardada há anos e anos.
Ultrapassadas as portas de S. Tiago e do Sol, bem como o jardim, já na escadaria de acesso ao  monumento, chamou-nos a atenção este dístico, cujo enquadramento nos levou a pensar que se tratava de sanitários para o pessaol das obras, que parecem as de Santa Engrácia (onde estava colocada a actual directora do Convento, a tomarense Iria Caetano, antes de vir para o seu berço natal). Nunca mais acabam.
Afinal, ao contrário do esperado, tivemos uma muito agradável surpresa, coisa bastante rara nestas paragens.  Temos finalmente em Tomar pelo menos uns sanitários "à europeia" -os da entrada do Convento de Cristo. Espelhos, sabão, secador, tudo limpo, tudo impecável. Assim é que devia ser sempre.
Sanita moderna, recipiente para o PH, apetrecho para limpar a sanita, papel higiénico, tudo "comme il faut", incluindo a limpeza. É calro que sempre haverá quem discorde dos azulejos escolhidos, que são da cor da dita. Mas também se não aproveitssem para os colocar nos sanitários, iam pô-los onde?
Um outro óbice susceptível de apoquentar os cidadãos-contribuintes mais poupados, são as luzes que estão sempre acesas. Dois sensores/interruptores resolvem o problema. Não são caros, nem difíceis de instalar. Aqui fica o reparo, por sabermos que o tempo da "Ordem é rica e os frades são pouco", já lá vai há muitos anos.

5 comentários:

Anónimo disse...

A limpeza da encosta foi inaugurada com pompa pelo presidente da Autarquia e do vereador da Protecção civil em julho e contou com a actividade da equipa de Sapadores Florestais dos templários e apoio dos serviços de higiene da autarquia.

O trabalho realizado tem sido visível, mês a mês.
Espetemos que para a festa dos tabuleiros, aquela encosta tenha o aspecto necessário a dignificar Tomar.

Anónimo disse...

As casas de banho do castelo estão em funcionamento desde Junho. O Rebelo já não ia lá há uns tempos.

Anónimo disse...

Anônimo 2 de Novembro de 2010 10:22
falta acrescentar:

Serviço de Informação e Propaganda do ferreira das farturas.

Anónimo disse...

Mas o vereador Luis Ferreira também tomou a inciativa de limpar as encostas do Castelo e Mata?

Não tarda ainda lhe tiram também esse pelouro, uma vez que parece ser uma boa iniciativa.

Anónimo disse...

Limem-se...arranjem-se...e desferreirem-se!!!

JÁ!!!!!!!!!!!!!!