sábado, 20 de novembro de 2010

DESESPERO E UMA QUESTÃO DE LIDERANÇA

Por os considerar particularmente significativos e podendo ser adaptados ao contexto tomarense, passo a transcrever dois comentários publicados no EXPRESSO - ECONOMIA de hoje. Um é do economista e antigo ministro Daniel Bessa, tendo por título DESESPERO. O outro é de Nicolau Santos, economista e jornalista, intitulado UMA QUESTÃO DE LIDERANÇA.

DESESPERO

"Portugal tem vários problemas. Falo de Economia. O mais importante de todos eles é o da riqueza que teremos de criar, para poder ser distribuída. Só ela poderá dar-nos emprego, rendimento, nível e qualidade de vida.
O nosso quotidiano tornou-se desesperante. Só se fala de défice as contas públicas, de taxas de juro passivas que sobem, de financiamento que receamos não obter. Sucesso, e motivo de satisfação, hoje, em Portugal, é podermos endividar-nos um pouco mais junto do BCE, do Banco Central da China, ou do Fundo Petrolífero de Timor-Leste. Eu sei que, sem estes expedientes, amanhã o Estado Português não cumpriria algumas das suas obrigações, fazendo sofrer muita gente. E no entanto, , mesmo assim, interrogo-me se será a melhor solução. Porque de cada vez que alguma destas entidades nos financia, é como se pudéssemos continuar a negar o problema da insustentabilidade das nossas contas públicas, como se tudo pudesse continuar como está. E não pode.
Um dia Hernâni Lopes, que disto sabe muito, disse que o que tem de ser resolvido deve resolver-se, quanto mais depressa melhor, na medida em que se torne necessário. É a única forma de podermos começar de novo, de saírmos deste "pântano", de começarmos a falar do que é importante, de recuperarmos a esperança. Senhores, por favor..."

Daniel Bessa, Expresso/Economia de 19/11/10, página 1

UMA QUESTÃO DE LIDERANÇA

"Sim, o jogo era a feijões. Mas ganhar por 4-0 aos campeões da Europa e do Mundo, mesmo num jogo a feijões, não é normal. Portugal conseguiu-o, através de uma exibição brilhante e com um empenho fora do normal dos seus jogadores num jogo particular. Ora como foi possível transformar a selecção abúlica e medrosa, que vegetou no campeonato do Mundo na África do Sul, nesta selecção, que volta a praticar um excelente futebol, a ser temida pelos adversários e a melhorar a nossa auto-estima?
A resposta chama-se liderança. Paulo Bento é o responsável por esta extraordinária mudança da selecção nacional. E prova, mais uma vez, que é o fraco rei que faz fraca a forte gente."

Nicolau Santos, Expresso/Economia de 19/11/10, página 5

Todos ficaremos a ganhar se os leitores de Tomar a dianteira quiserem fazer o favor de meditar um bocadinho naquilo que estes dois textos podem contribuir para aclarar a realidade local.

3 comentários:

Anónimo disse...

O comportamento do eleitorado local mostra que, liderança quer dizer ser teimoso e arrogante como o sr. Paiva, ou ser porreiraço como o sr. Corvelo, ou festeiro como o sr. Carrão ou o sr. António da Junta; e todos os passeantes recentes a Vigo. Ou seja, tem havido pouca exigência para o pessoal político.
Sobre liderança, a nível nacional, ela tem sido desde o dr. Cavaco, inclusivé, entendida como capacidade de passar cheques com dinheiro vindo da Europa.
Muita da nossa crise de hoje tem a ver com esses cheques de ontem e com a ilusão de ser-se rico.
Sobre a crise financeira, dos EUA à Europa (salva-se a Alemanha porque tem muita industria e os alemães são comedidos- 60% vive em casas arrendadas), o problema está muito nas loucuras dos jovens quadros, administradores e gestores bancários neo-liberais (não confundir com os "velhos" srs. banqueiros).
Acrescente-se as fábricas que migraram para a China, India e Singapura.
Ou a crise na Irlanda e na GB também é do despesismo, como diria o sr. Relvas?
Milagres, só em Fátima.
Emprestar dinheiro a 7% é óptimo negócio, sim, para quem empresta!Mal é de quem vai ter que pagar tal juro!
Ainda no Expresso-Economia:"100 autarquias em asfixia e 50 em risco de falência"...
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Sim!? E depois?
Ganhe juízo homem!
Aqueça os pés e mantenha-se no seu lugar!
já viu que ninguém lhe pede nada!...

Anónimo disse...

Se eu tivesse sido convidado para a ezxcursão de Vigo não dizia mal, mas como não fui só me apetece deitar abaixo e rasgar papel...