terça-feira, 30 de novembro de 2010

MESMO NÃO ACREDITANDO EM BRUXAS...












A certa altura, em pleno consulado Paiva, os eleitores tomarenses souberam que ia haver um parque de estacionamento, no terreno devoluto do antigo mercado municipal, nas traseiras dos Paços do Concelho. Mais tarde, foi noticiado que a referida obra era edificada e seria depois explorada pela ParqT, uma subsidiária da Braga Parques que, em virtude do acordo assinado com o município de Tomar, ficava com o exclusivo de todo o estacionamento exterior na área urbana por 20 anos, além do já citado parque. Tudo isto decidido à revela da população e, supõe-se, com a conivência tácita da tribo dos eleitos locais, da extrema-esquerda ao PSD/Tomar, que é melhor não situar neste caso.
De surpresa em surpresa, os cidadãos que lêem a imprensa local tomaram depois conhecimento de que, em virtude de um diferendo entre as partes, tinha havido ruptura do contrato. Mais grave ainda, sem nunca se ter esclarecido qual a natureza do diferendo que levara à ruptura do acordo inicial, constatou-se a passagem à fase de tribunal arbitral, estando em causa um pedido de ressarcimento de 10 milhões de euros por parte da ParqT. Sempre à revelia dos eleitores, o executivo camarário contratou advogados de um prestigiado escritório lisboeta e exigiu igualmente uma indemnização à ParqT, com base na mesma ruptura de contrato.
Agora, após muitos meses de tribunal arbitral, com os consideráves custos daí advenientes, mas sem qualquer resultado palpável, Tomar a dianteira está em condições de avançar que a recente reunião à porta fechada do executivo tomarense, na qual nem os jornalistas habituais foram admitidos, debateu o diferendo e colheu ideias para se chegar a um acordo amigável, na base do pagamento pelo Município de um montante entre 6 e 7 milhões de euros = 1,2/1,4 milhões de contos à ParqT, mais alcavalas e despesas com causídicos, ficando a Câmara proprietária do estacionamento já em actividade. Tudo isto, como é usual, tratado à revelia dos eleitores, entre o selecto grupo social dos eleitos. Impõe-se perguntar: Que haverá de tão grave, para tanto sigilo? A população só serve para votar e pagar?
Contactos feitos entretanto por Tomar a direita,  permitem afirmar que decorrem neste momento negociações entre as partes, as quais estando já bastante avançadas, não permitem contudo, por enquanto, a obtenção de um acordo amigável. Segundo as nossas fontes, caso tal consenso se mostre impossível, regressar-se-á à fase anterior -a do Tribunal Arbitral.
Perante tudo isto, parece ser legítimo prognosticar que só depois de concluído o imbróglio, os tomarenses ficarão a saber quanto lhes terá custado. Na melhor das hipóteses?  Quanto ao já célebre diferendo causador da ruptura do contrato inicial, se calhar só com outros eleitos e daqui a alguns anos. 
Entretanto o espectáculo prossegue, obedecendo ao preceito anglo-saxónico "the show must go on!", com os cidadãos como meros espectadores e os actores da oposição, na sua totalidade, mudos que nem carpas. É claro que, como em qualquer outro circo que se preze, neste da política tomarense, também haverá pelo menos uma respeitável parelha de palhaços, ou mesmo duas, que nos abstemos de identificar, pelo respeito que nos merecem todos os escolhidos pelo povo. Será que disso se dão conta? É que um espectáculo, mesmo de longa duração, por mais de 6 milhões de euros, é obra!!!

26 comentários:

Luis Ferreira disse...

Quando pela primeira vez em 2004, chegado meses antes à liderança do PS local denunciei essa situação, acusando António Paiva de hipotecar todo o nosso futuro, acusando-o inclusivé de ser a cabeça da hidra, disseram que estava a exagerar.

Quando após a minha eleição para a Assembleia Municipal durante quatro anos perguntei, sem resposta, como iríamos pagar os quase 10 milhões de euros que, naturalmente, essa terrível decisão nos iria custar, fiquei sempre a falar sozinho.

Hoje, consciente da situação que se aproxima do desenlace final, surge-me uma pergunta: Quem tem a coragem para exigir ao Ministerio Publico o necessário e urgente apuramento de responsabilidade a quem de decidiu este runinoso negocio para o Municipio?

A culpa vai, novamente, morrer solteira?
Possa! Se isto não é um absurdo, só possível num Concelho que parece não ter respeito por si próprio, é o quê?

Para pagar os 6,7,8 ou 10 milhões de euros à parqueT, vamos tirá-lo de onde? Vendemos o quê? Despedimos quantos colaboradores do Municipio?

E com isto tudo Antonio Paiva continua a passear-se na Rua como se nada se passasse? E os seus indefectíveis seguidores continuam convencidos que não serão arrolados no processo?

Realmente... É preciso não haver vergonha na cara!

Ps: Façam o favor de não dizer que estou a exagerar. Isto é mesmo MUITO GRAVE, como sempre o PS denunciou.

Anónimo disse...

Espero que alguém tenha a decência de endereçar a factura ao grupo de eleitos, encabeçado pelo Barão de trofa, que advogou este projecto.

AA

Anónimo disse...

Se se troca o estacionamento a pagar na zona urbana durante 20 anos, mais a propriedade do parque junto à Câmara, por 6 milhões de euros, isso é um bom negócio para Tomar.
A menos que a Parque T vendo que o futuro na cidade será mais dos "papa-reformas" que dos veículos normais, queira fazer já um saldo com o negócio e ver-se livre do assunto. Torna-se claro que caminhamos mais para uma "aldeia alentejana" que para uma "cidade do litoral".
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Caro Luis Ferreira,
O que é preciso para um vereador pedir uma auditoria, por exemplo da IGT, para apurar responsabilidades sobre este MUITO GRAVE assunto?

PM

Anónimo disse...

Para Luis Ferreira:

Para começar, pode apresentar a sua demissão, que é menos uma despesa inútil que a câmara tem de suportar.

Anónimo disse...

E amanhã, onde festejamos o 1º de Dezembro ? :)

Anónimo disse...

A paternidade do monstro é, ninguém o desconhecerá, desse jovem aguço, narcísico, engenhoso e finório – abrigado em Tomar para desgraça de todos – a que alguns qualificam como Pavão da Trofa! A maternidade, esta, diz-se de uma meretriz; nómada e fugidia em Tomar, que desatenta abriu coxas, e achou-se fecundada, a revés e contragosto, entre trapos dos Templários!...
Ninguém descrerá que a luminária, se necessário a custo de urros e agravos aos seus pares na desgraça, terá levado a sua avante, contra tudo e contra todos!
Tal como nos infindáveis anos em que deteve o poder: de resto, sacrificou, estragou, esbanjou, descaracterizou, estoirou com uma cidade; só próprio de alguém, sem o mínimo de sensibilidade cultural, sem o mínimo de sensibilidade humana, sem o mínimo de sensibilidade material, sem o mínimo de sensibilidade política, sem o mínimo de sensibilidade social, sem o mínimo de nada…Uma vergonha, crendo-se, contudo, delirante e lunático, qual Duarte Pacheco do século XXI….
A democracia também tem destas coisas!
Assim, Sr. Vereador Luís Ferreira, o Sr. pergunta quem manda ou propõe averiguar das responsabilidades de tal actor! Pois, fácil, meu caro, eu sugiro-lhe: por direito e dever o Senhor, Vereador mandatado pelo povo, ciente de tudo o que diz, ACTUE, que é como quem diz responsabilize e, faça com que, quem de direito, accione os mecanismos legais e institucionais que mais não sejam para defesa da respeitabilidade de todos nós, tratados como mentecaptos, por tão infausto figurante!
Ficamos à espera!

Anónimo disse...

Este ferreira das farturas é um verdadeiro artista.

Está à espera de quê? para exigir ao Ministerio Publico o necessário e urgente apuramento de responsabilidade a quem de decidiu este runinoso negocio para o Municipio

É o agarra-me, se não eu bato-lhe!

Que avance com a mesma pujança com que ataca o seu hiper-inimigo de estimação Pedro Marques!

E já agora e também que entregue o tempo inteiro, mais o secretário, carro e mordomias.

Sempre se poupa algum para pagar ao ParqueT.

Realmente... É preciso não haver vergonha na cara!

A bem de Tomar!!!!!!

Anónimo disse...

De facto esta questão é muito grave para o concelho de Tomar.

A possibilidade (real) de um pagamento aproximado de 10.000.000 (dez milhoes) de euros por parte da autarquia no conflito que a opõe à empresa Bragaparques, merece séria reflexão por parte dos tomarenses.

Não é só o António Paiva que deve ser responsabilizado, é toda a vereação que o acompanhou neste negócio e, como não podia deixar de ser, o presidente da Assembleia Municipal pelo menos ao nível político. Haja coragem!

A questão é bem mais profunda. Os tomarenses têm aquilo que sempre quizeram. Agora não se queixem. Ainda não ouvi nenhum político eleito em exercício dizer com clareza, aos tomarenses, qual é o ponto da situação deste caso que pode virar tragédia nas contabilidade autárquica.

Onde pára a seriedade dos eleitos para com os eleitores? Não prestam contas durante o mandato? É só no fim e depois de bem servidos?

A coligação, todos os seus membros, são co-responsáveis pela péssima governação que por aí vai reinando. Não é honesto às segundas e quartas estarem solidários e às terças e quintas dizerem que não é nada com eles, quando a maioria dos actores responsáveis pelo negócio com a Bragaparques estarem no actual executivo, como bem sabem aqueles que agora vêm atirar as culpas apenas para o António Paiva.

Afinal o que estiveram a fazer no executivo o Corvelo, o Carrão e a Rosário? Pelos vistos a dormir!!!

Haja paciência para tanta fraude política.

Ainda não vi nenhum dos actuais eleitos, poder e oposição, responder ao desafio do António Rebelo sobre a dita reunião "privada" a propósito desta questão. Estaremos perante para quem a verdade e o prestar de contas aos eleitores é uma questão menor?

Aguardemos pelos próximos episódios.

José Soares

Anónimo disse...

O sr. Paiva (e o PSD) errou em quase tudo o que decidiu para a cidade (salvam-se a limpeza do rio e a reformulação das condutas de escoamento subterrâneas).
O sr. Ferreira e o PS erraram em tudo o que fizeram ou pensaram para a cidade. Estamos como estamos não por acaso.
Um pouco de vergonha, tentar que se esqueçam os últimos anos de política nabantina e preparar algo de consistente para o futuro era o mínimo que se esperava destas luminárias locais que quase conseguiram destruir em 25 anos uma cidade de referência durante 8 séculos!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

PALHAÇOS!

Anónimo disse...

O consulado do Paulino, o Paiva da Trofa, continua a fazer-se sentir! Aqui está um exemplo de gestão danosa continuada, razão, quanto a mim, para procedimento criminal.

Estou completamente de acordo com a ideia já avançada algures na comunicação social de criminalização dos detentores de cargos públicos quando se verifiquem, e provem, danos graves à comunidade resultantes de má gestão.

Anónimo disse...

O infiltrado maçon no seu melhor estilo...de farsante.

Armado em campeão do combate ao Paivismo/Relvismo com quem fez espúrias alianças - lei da rolha na A.M.,golpe final no parque de campismo e "abertura" na Machuca e,por último, o assalto ao tacho de vereador a tempo inteiro e a todas as mordomias daí decorrentes.

E agora ainda tem o desplante de dizer :

"Hoje, consciente da situação que se aproxima do desenlace final, surge-me uma pergunta: Quem tem a coragem para exigir ao Ministerio Publico o necessário e urgente apuramento de responsabilidade a quem de decidiu este runinoso negocio para o Municipio?"

A QUE SÓ HÁ UMA RESPOSTA A DAR :

Tu, meu grande e descarado pulha!
Tu,meu desvegonhado,que estás há mais de um ano a mamar compulsivamente do orçamento camarário.
Tu,meu tachista militante,que tens uma bela vida há muitos anos,vivendo sempre à custa dos nossos impostos.
Tu,rosa podre e fétida,travestida de maçon e de falso opositor da Opus.
TU,que serás tudo o que for preciso para te manteres à tona,em posição das beiças alcançarem uma qualquer teta.

TU,Luís Ferreira,amanhã 5ª feira,02/12/2010,às 9,00 horas da manhã,à porta do Ministério Público de Tomar.

Com todos os dados e documentação que tens ou podes ter na tua mão.

Termino,parafraseando-te :

"Realmente... É preciso não haver vergonha na cara!"

Anónimo disse...

“Afinal o que estiveram a fazer no executivo o Corvelo, o Carrão e a Rosário? Pelos vistos a dormir!!!”


Tem dúvidas senhor, a dormir não digo, mas a gingar com a cabeça no mesmo sentido, dizendo Ámen a tudo, sempre terá sido! (e é natural que assim tenha sido; uma não terá tomatinhos, os dois não os terão no sítio!)! Portanto!

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

O ANÓNIMO... DAS 11H05....

Que grande tomarense, cidadão mais corajoso não haverá por esta terra Templária! Assim é que é falar! É preciso tê-los... Ainda há gente corajosa nesta terra...

Anónimo disse...

queixa crime contra Paiva, Carrão e a senhora vereadora. Jà!

O PRIMEIRO CULPADO E O CARRÃO QUE PARA ARRANJAR TACHO ARRANJOU ISTO TUDO

Anónimo disse...

QUEM FALA ASSIN NÃO É GAGO!

Luis Ferreira disse...

Estimados

Fora a baixeza habitual dos desordeiros costumeiros, naturalmente que o Ministério Público irá ser chamado, a seu tempo, para apurar das responsabilidades sobre a decisão do ruinoso contrato do estacionamento tarifado de Tomar.

Quando o Municipio for chamado a pagar, alguem vai ter de pagar a sua parte, nem que tenha de ser o único autarca a requerê-lo.

Este contrato, fruto de uma insane atitude promovida pela primeira maioria PSD que nos deesgovernou durante anos, não pode ser apagado porque hipoteca de forma quase definitiva toda a capacidade de investimento do Municipio durante anos.

E querem que me cale?
É o calas!

Tomar merece.

Anónimo disse...

desordeiros costumeiros !!!!! eh! eh! eh!

Já agora podem ficar contentes de não serem também designados de opus, reacionários, arruaceiros, paneleiros, caloteiros, etc.


E já agora ó ferreira das farturas, como votaram os vereadores socialistas (Alexandre e Carlos Sousa, Mendes e Fernando Santos, Carlos Silva/Becerra Victorino) as várias propostas do estacionamento atrás da Câmara?

É bom não esquecer as posições dos da casa, porque quem tem telhados de vidro......!

Agora que o cagão a Trofa deve ser responsabilizado, isso só o próprio contesta!!!!!!

Anónimo disse...

Cada tiro...cada melro...

Anónimo disse...

Ó Ferreira maçon!

A gente quer é que cales essa matraca da desvergonha e da cobardia política.

Vai ao Ministério Público amanhã!

É o vais...

Lá se te ia o tacho ao ar,imediatamente!...

Tenho todas as dúvidas de que,mesmo depois de apeado,dês um passo no sentido que propagandeias.

Tu encarnas tudo o que de pior se pode imaginar num político.

A coberto do PS e da Maçonaria que conspurcas.


Miguel Vicente

Luis Ferreira disse...

Vamos lá ver se nos entendemos de vez com a trapalhada do contrato de estacionamento assinado em 2000 com a ParqT: foi um contrato que hipotecou o futuro de Tomar.

Quem o assinou irá ser responsabilizado pelo facto, como é mais do que natural.

António Paiva fez demais para destruir Tomar e isso não pode passar impune. Nem os seus mais insanes defensores podem negar a evidência.

A coberto do anonimato podem continuar a "mandar postais" porque o facto é que as verdades pouco a pouco se irão saber, no final se farão as contas e se verá.

Um abraço solidário do vereador socialista, até 2013 que depois logo se verá

Anónimo disse...

Um abraço solidário do vereador socialista, até 2013 que depois logo se verá...

Só faltou escrever candidato a Presidente da Câmara Municipal de Tomar!!!!!!!

E fugiu ao assumir a denúncia ao Mº Pº como o diabo foge da cruz!

Atira a pedra e foge de seguida.

Típico do político carreirista, calculista, oportunista!!!!!

Tem pai que é cego?!

Anónimo disse...

Cada cavadela...cada minhoca...

Anónimo disse...

Perante esta gravidade, onde páram os vereadores "Independentes"?

"Independentes" só se for na sigla.

Já alguém ouviu um único comentário sobre casos concretos da política, e de polícia, por parte da vereadora Graça Costa?

Porque é que o Pedro Marques está calado? Não é de suspeitar?

Onde é que está o perfil político dos vereadores IpT? Está na mesmo proporção dos do PSD e do PS: 0 + 0 + 0 = 0

O resto são cantigas e pequena intriga para entreter o pagode.

Na verdade Tomar não tem nenhum Político com mérito no actual executivo. Essa é a verdade e esta é indesmentível.

Luis Ferreira disse...

Meus estimados amigos, incluindo os nervosos dirigentes laranjas locais

Para que não restem duvidas sobre qual é a posição do PS sobre o assunto do contrato de estacionamento tarifado de Tomar, bem como do desejo de apurar as respectivas responsabilidades, aconselha-se a leitura seguinte:

Posição do PS em 2004 sobre o contrato de estacionamento tarifado de Tomar

Com os meus melhores cumprimentos e oferta de uns Alka -Seltzer® para os estômagos mais sensiveis