quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MALHAR EM FERRO FRIO

Quanto mais penso nos membros do actual executivo, bem como nas decisões que vão tomando ou evitando, menos compreendo o que lá estarão a fazer de útil para os cidadãos todos. Incapacidade minha, sem dúvida alguma. Mas dado que os visados não se explicam, avanço com hipóteses, visando levá-los a informar o eleitorado tomarense. Sem grande esperança de que tal ocorra. Ficará para memória futura.
Começando pelo presidente -como manda a boa educação- já aqui se escreveu que é senhor de vários predicados inestimáveis, não servindo todavia para o lugar que desempenha, por manifesta falta de capacidade decisória, de dotes de gestão, ou de feitio liderante. Estará "de pedra e cal" pois pretende chegar a Julho de 2012, altura em que atinge os 65 anos e poderá solicitar a aposentação.
O vice-presidente Carrão parece ser um animador nato, é boa pessoa, honesto e simples, carecendo porém em absoluto de envergadura política para o desempenho do lugar a que aspira e que, muito provavelmente, passará a ocupar a partir do final de 2012, até às eleições seguintes. Tempo mais do que suficiente para se queimar de forma irremediável, dados os tempos tórridos que aí vêm.
O vereador Vitorino teve uma primeira experiência como autarca PSD que foi mesmo para esquecer. Agora como autarca PS tem-se mostrado discreto, trabalhador e interessado. Infelizmente para ele, tem de gerir um pelouro alvo de todas as suspeitas, pois mexe com inúmeros interesses. Dado que detém interesses importantes nessa área, está na inconfortável posição da mulher de César -Não lhe basta ser sério, tem de parecê-lo. E aqui em Tomar, ser e parecer sério...
Rosário Simões lá vai acompanhando o funeral, com o seu ar de forçada pachorra para aturar coisas que nunca imaginou. Administrativamente muito capaz e com enorme capacidade de raciocínio e de trabalho, denota o facto de estar manietada por orientações políticas que não partilha, mas que por disciplina...
Luís Ferreira está a ser vítima da teia que ele próprio teceu. Foi aqui escrito, logo aquando da celebração do bizarro convénio com o PSD, que os socialistas ficavam atados de pés e mãos com as benesses que lhes eram atribuídas. Que não senhor; de modo nenhum. Era só inveja, má língua e não aceitar a derrota. Um ano mais tarde, os factos aí estão. Humilhado publicamente o vereador do turismo e da cultura, numa manobra urdida pelos parceiros de coligação, o PS mostra-se incapaz de reagir de forma cabal . Demonstra assim, segundo a opinião pública citadina, que os seus membros estão agarrados ao tacho, não se podendo contar com eles para reerguer Tomar. É pena. Tanto mais que, na protecção civil e nos bombeiros, a relativa maioria laranja vai proceder da mesma forma que no turismo e cultura. O presidente vai colar-se a Luís Ferreira em tudo o que sejam relações públicas, acabando por retirar-lhe o pelouro, logo que o PSD/Tomar achar que o vereador rosa está a sobresssair demasiado na pálida paisagem política local. A partir de Maio próximo e da previsível queda do governo Sócrates, vamos ter o semestre de todos os perigos. Tanto a nível nacional, como local.
Finalmente os independentes. Pedro Marques continua a não o admitir. A verdade porém é que a opinião pública, conquanto não o expresse, como é habitual, considera que os seus dois mandatos na presidência (com destaque para o segundo) estiveram muito longe de ser exemplares. Com ou sem a sua colaboração activa, houve fumos de colusão e de corrupção, bem como pelo menos um caso (há até quem fale de vários) de "raposa no galinheiro", asperamente criticado na altura própria.
Passaram os anos, Pedro Marques resolveu voltar à vida política activa, associado a ex-membros/candidatos da CDU, o que semeou alguma confusão nas suas anteriores hostes. Como nunca renegou publicamente as suas práticas enquanto presidente, nunca fez o mea culpa, nem nunca apresentou qualquer programa convincente, tem ficado longe de poder vencer. Apesar dos meios consideráveis envolvidos na mais recente campanha. O que significa que, nas condições actuais, nunca mais voltará a ascender à presidência da autarquia. E quanto mais tarde, pior maré.
Neste momento, o grande serviço que poderia prestar à comunidade consistiria em "tirar o tapete" ao coligado PS. Com efeito, os socialistas locais alegam que apenas mantêm a coligação, apesar da recente humilhação, para evitar que o PSD faça o mesmo tipo de acordo com os IpT. Se estes declarassem publicamente, de forma solene, que recusam liminarmente qualquer tipo de colaboração com os laranjas, seja sob que forma for, a atmosfera política local ficaria mais desanuviada, e os socialistas bastante tremidos na fotografia. Infelizmente, Pedro Marques não parece interessado em mudar de caminho, apesar do progressivo agravamento da crise a nível local.
Resta a vereadora Graça Costa, ao que nos disseram bastante inteligente e capaz. Cometeu, no entanto, um crime imperdoável aos olhos dos directórios partidários -abandonou o PSD e apresentou-se como candidata contra ele. Até hoje e nesta terra, ainda ninguém sobreviveu politicamente a tal aventura. De resto, socióloga formada no tempo das vacas gordas, as suas propostas programáticas, apresentadas durante a última campanha eleitoral, eram todas para países ricos e com economias a crescer. Porque sem crescimento não pode haver excedente, sem o que não há riqueza para ninguém. Desgraçadamente, os países europeus em geral, e Portugal em particular, não cresceram. não crescem, nem vão crescer, pelo menos nos próximos cinco anos. Quanto a Tomar, como é sabido, em vez de crescer economicamente, tem vindo a encolher, o pior que pode acontecer a uma terra.
Nestas condições, excluindo os casos de Corvêlo e Carrão, cada um com o seu projecto pessoal, os outros cinco estão na autarquia a fazer o quê? Porque os tomarenses precisam de ser governados? Pois precisam. Mas acham que é isso que tem acontecido e está a acontecer? Se acham que sim, estão redondamente enganados, conforme o futuro virá a demonstrar.

20 comentários:

Anónimo disse...

O Vincennes VIII não deixa de ter a sua graça,mesmo que sempre dominada pela sua doentia obsessão de um dia vir a ser o "maire".

Com que então só o Corvêlo e o Carrão é que têm projectos pessoais?

Mas o que é hoje a política senão uma vasta montra de vaidades,desvergonhas,roubos,gigantesca feira de desmedidas ambições pessoais de poder,influência e protagonismo?

A ambição,segundo as suas palavras,chega ao ponto de se afirmar pela negativa - O PS não sai da coligação só para evitar a eventualidade dos IpT ocuparem o seu lugar. O que só parcialmente pode ser verdade.

O PS não rompe a coligação porque o seu real mandante,o tachista Ferreira, ficaria desempregado e os tempos não correm de feição para muitos "jobs for the boys".

É o projecto pessoal no seu máximo e degradante expoente.

De entre todo o executivo camarário,só a Graça Costa e a Rosário poderão estar menos motivadas por projectos pessoais de poder,influência ou traficância de interesses.

Todos os outros estão lá para se servirem e não para servir - desde o que apenas almeja uma reforma dourada até aos que perseguem objectivos bem mais espúrios.

E ainda há os outros que,não estando lá,vivem obsecados por lá chegarem,por protagonismo,massagem da vaidade,poder pelo poder,de que é exemplo paradigmático o incontornável Vincennes VIII.

ZÉ DO MALHO

Anónimo disse...

Na política nunca é conveniente responder a provocações. Fora da política a prudência recomenda toda a cautela com sádicos caluniadores.

Anónimo disse...

Uns ganham o ordenado e mordomias, com a câmara a pôr nas suas contas todos os meses (mais dois) mais de três milhares de euros, descontam para a caixa de aposentações e esses tempo e descontos serão considerados na reforma.

Outros ganham as "volumosas" verbas das senhas de presença em cada reunião (duas, no máximo três) por mês e talvez ganhem algum protagonismo, mas sobretudo xatices!!!!!!!!!.

E o Prof. Rebelo trata os sete por igual, como se recebessem o mesmo e tivessem iguais responsabilidades no mando.

Realmente, são todos iguais, lá isso (parece) verdade.

Mas que há cinco estarolas muito mais iguais que outros, isso é indesmentível!!!!!

E ainda há o legado do barão da Trofa, o paulino novo-rico, iluminado e deslumbrado!!!!!!

Com reforma do ensino e salário do Aquino (rima e é verdade!).

Viva a democracia e estes democratas do venha a imi, governo-meu!!!!

Ó Abreu....!!!!!





Enfim....!!!!!!

Anónimo disse...

Anda por aí um programa denominado "Heranças de Santa Iria".

O Convento de Santa Iria em derrocada é uma dessas heranças ?

Saíu um lvro sobre Santos, liturgia e celebrações, nele não vem a Santa Iria nem o 20 de Outubro. Será já um pronúncio do fim de Tomar?

Anónimo disse...

Que se saiba dos sete presentes no Municipio, dois estão aposentados pelo Estado, aguardando os 65 anos para fazer a acumulação com a reforma privada (Pedro e Carrão). Outro é da privada e precisa de chegar aos 65 anos (2012) para ter aposentação (Corvelo). Outro falta ainda mais alguns anos e ou fica pela câmara ou volta para a escola mais uns sete anos (Rosário) o mesmo acontecendo com outro (Vitorino) mais dez anos. Os outros, mais novos, terão ainda muitos anos de trabalho para o estado onde trabalham, vinte anos, para terem reforma (Luis e Graça).

Bravura Lusitana disse...

Os IPT são apenas uma comédia à boa moda nabantina, visto que a incompetência de todos eles (excepto Rosa Dias) já há muito que ficou demonstrada. Pedro Marques arruinou o PS local, enquanto que Graça Costa apenas procura sobressair e dar nas vistas, tal como tentou no União de Tomar. Infelizmente para a senhora, caiu no goto do povo. Mas não foi nas boas graças do mesmo, foi no ridículo.

O PS continua, como se diz aqui e muito bem, agarrado ao tacho, que começa a arrefecer mas ainda tem esparguete. E Luís Ferreira não quer ficar com fome. Já Vitorino parece um vereador fantasma. Ninguém sabe o que faz ou se chega sequer a fazer alguma coisa.

Finalmente, Corvêlo não tem estofo, não tem capacidades de liderança e acaba por ser um pau mandado da estrutura laranja. Carrão é o típico politiqueiro de aldeia, em cujas festarolas pica sempre o ponto. Duvido que tenha capacidade, sequer, para presidir a uma junta de freguesia.

Na minha humilde opinião, salva-se a Dra Rosário, pessoa íntegra e sóbria no seu trabalho, sem deixar de o efectuar com competência. Os restantes estão lá para afundar Thomar.

O que é necessário é mudar mentalidades - e, dessa forma, mudar de gente. A cidade precisa de pessoas novas, sem vícios instalados, que possam ser realmente úteis ao concelho. É aí que surge o PNR, como alternativa credível para as próximas autárquicas. Estaremos sempre presentes quando Thomar clamar por nós.

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

"A partir de Maio próximo e da previsível queda do governo Sócrates". Caro professor, acho esta sua previsão interessante. Também já concluiu que o Primeiro Ministro está a mais. Ele e aqueles que o seguem cegamente, agarrados ao poder. É verdade que houve uma crise internacional. Mas o que poderia ter sido feito internamente - e não foi - para não chegarmos ao estado em que nos encontramos? Acabo de ouvir o Engº Sócrates fazer o elogio da intervenção de Manuela Ferreira Leite esta manhã no Parlamento. Quem havia de dizer? Ele sabe quem (des)governou o país nos últimos 15anos...
Caro Professor, o que se passa em Tomar é o exemplo do que se passa no País inteiro, salvo uma ou outra excepção.
Português inconfornmado

Anónimo disse...

UMA GERAÇÃO QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR INCOMPETENTES É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RESMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

ABAIXO A GERAÇÃO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

Anónimo disse...

A propósito, ou não, do tema em questão:”malhar em ferro frio”
– para mim, prefiro quente, ao sabor da ocasião….

De fantástico, a sempre presente cisma, motivada vá lá saber-se porquê, por aqueles que, bem ou mal, mas democraticamente estão nos lugares a que têm direito! Foram votados!
Será confrangedor, aflitivo, pobre de ideias, vazio de conteúdo, pálido na forma?! miserável (de miséria franciscana, de pobreza) na mensagem!... será isto o que se poderá concluir deste espaço?!...

Onde, invariavelmente, o tema corre, recorre e é sempre o mesmo: a inveja, a cobiça, o ciúme, a cupidez, a ambição, a ganância, a dor de corno destes, e por aqueles, que, como sabem, vão desenvolvendo e bem as tarefas para que foram eleitos; o resto, o resto é o que se lê!

Seria qualquer golpe palaciano, a gosto de metade de meia dúzia, que iria por em causa a sua acção? Só se eles fossem tolos, totós, papalvos, e já demonstraram não ser!..essa é que é essa!

Desiluda-se insigne, ilustre, distinto, explicito, celebérrimo Provedor da Urbe, agora também proclamado Visconde de Vincennes e, também, os seus restritos seguidores virtuais!

Olhe, a propósito, eu se fosse a si faria o seguinte: traria aqui ao postigo umas mulheres e homens, boas e bons, em fotos de pose (nus ou não), uns links como se vê por aí, para outros carnais janelos, para distracção do pagode, e veria, que se outras e outros com gostos assim por aqui poisassem, o amigo, um dia destes, iria virar, parar e valorizar com certeza, o que e de melhor ainda possa possuir em si para coisas que, enquanto tempo for e tempo para houver, essas sim, vale a pena enlaçar!
Siga os bons conselhos! (E olhe que eu sei do que estou a falar; como diz a outra…)!


affffrodite

Anónimo disse...

Para o gameleiro(a) das 19,13h :

Mas quem é que pode nutrir (pelo teu amado tachista) outro sentimento que não seja repulsa,nojo ???

Só os da laia dele, e mesmo assim por avultada estupidez, o podem invejar.

ABAIXO A CHULAGEM DO ERÁRIO PÚBLICO !!!

Anónimo disse...

"Os IPT são apenas uma comédia à boa moda nabantina, visto que a incompetência de todos eles (excepto Rosa Dias) já há muito que ficou demonstrada."

Coitados dos fachos do PNR, o que é que fizeram por Tomar? NADA!

Quem é que se julgam para vir julgar os outros? NÃO SÃO NINGUÉM!

Venham a votos e vão ver a resposta dos cidadãos votantes!!!!!

Cambada de fachos, reaccionários!!!!!

Os 40 anos que os vossos ídolos - Salazar, Tomaz, Caetano, Sacchetti - mandaram ditatorialmente em Portugal já não chegam?!!!

Vão mas é trabalhar e produzir, a bem da Nação, parasitas!!!!!

ABAIXO A REACÇÃO!

25 de ABRIL SEMPRE! FASCISMO NUNCA MAIS!!!!!!

Não elegem ninguém para nenhum cargo!

Bravura Lusitana disse...

A intolerância desta gente perante os apoiantes da pátria mostra bem o que é o verdadeiro fascismo, um vibrante grito de ódio contra aqueles que têm a coragem de pensar de forma diferente das massas.

Infelizmente os 40 anos de Salazar parece que não chegaram. Com ele, o dinheiro era contado e não usado ao desbarato.

Se vamos a votos ou não, é uma decisão NOSSA, entende ? Não é vossa excelência que nos ordena o que fazer.

Quanto a mandar os outros trabalhar, gostava de saber o que é que a excelência faz. Eu trabalho e tenho orgulho nisso. Não sou daqueles que tem um emprego - não, eu tenho TRABALHO, mesmo. Parasitas são aqueles que, à medida do seu limitado vocabulário, se desonram vivendo à custa dos impostos dos que suam a camisola pelo país.

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Oh Dr. Rebelo, não haja dúvida que o senhor é uma sumidade. Fala de tudo, sabe de tudo e fala das pessoas com uma certeza e facilidade que não deixa dúvidas.
É um espanto. Não deixa dúvidas e é um espanto de mediocridade e hipócrisia.
Tal como fala dos outros, permita que também lhe diga o que muitos pensam de si, pois V.Exa. não passa de um convencido e frustrado com o facto de nunca ter sido eleito, nunca ter tido capacidade para isso, não merecer a confiança de quem ao longo dos anos teve que tomar essas decisões, para que tal fosse possível.
Ninguém se lembra de alguma vez o senhor ter participado em qualquer instituição onde lhe tenha sido reconhecido capacidade e mérito em se ter dedicado de forma empenhada e desinteressada à causa pública.
Que moral tem para falar desta maneira dos outros?
Porque fala?
Por mediocridade e inveja!
Talvez?
Mas uma coisa é certa, ninguém se lembra de si ou o há-de recordar, pois nunca fez nada para isso.
Mas, alguns de nós lembramo-nos bem do pouco tempo que exerceu funções no Gabinete de Cultura onde a sua passagem não deixou nada de positivo e foi um autentico fiasco.
Os visados neste seu post não precisam de quem os defenda, mas compreenda que constatar diáriamente tanta basófia e pretensiosismo da sua parte é demais e leva-nos a dizer o que sentimos: BASTA.
Devia ter alguma vergonha e fazer algo de útil, bem diferente da verborreia com que nos vai brindando e que muitas vezes só dá vontade de vomitar.
E já agora, V.Exa. não é sequer reciclável, está completamente fora de uso e de tempo, pelo que seria enviado para o seu devido lugar, para a lixeira.
Enxergue-se, seja humilde e respeite os outros.

Unknown disse...

Para anónimo em 01:23

Muito bom dia e que a paz interior esteja consigo. Não acredito, mas nada custa desejar, e fica sempre bem, numa sociedade conformista e de palavreado.
O seu comentário é uma autêntica obra-prima da verrina tomarista. Fala do que não sabe, atraiçoa a verdade,não respeita a realidade. Sobre tudo isso, ergue uma composição do tipo donzela ofendida. Que Deus lhe perdoe, coisa que eu fiz logo no fim da leitura. Só é pena não ter tido a coragem de assinar, mas como é costume nesta terra de gente valente e frontal...
Se esperava que lhe fosse responder tim-tim por tim-tim, equivocou-se. Tenho mais que fazer. Afinal o melhor castigo para a sua prosa serão as conclusões que tirarão os que a lerem e que realmente me conhecem desde há mais de 50 anos, o que não é certamente o seu caso. Um derradeiro reparo: Numa sociedade livre e aberta, é feio procurar de alguma maneira cercear a liberdade de expressão de outra pessoa. Cheira a sacristia e a inquisição.

Respeitosos cumprimentos,

António Rebelo

Anónimo disse...

CAMBADA DE CHULOS MISERÁVEIS QUE DESCEM AO POVOADO E ENGANAM O POVO E RECEBEM OS VOTOS POR NÃO HAVER MUITO POR ONDE ESCOLHER.

TOMAR FOI AO FUNDO DESDE QUE CARRÃO FOI BUSCAR O DA TROFA

PASSÁMOS A SER GOVERNANDOS POR UM "PUTO" COM ASPIRAÇÕES A MINISTRO, POR UM RELVAS QUE DAQUI FEZ TRAMPOLIM E POR UM GAGO QUE NEM PARA PRESIDENTE DA JUNTA DARIA

RESULTADO Á VISTA

TUDO EM TOMAR ESTÁ CONTROLADO

A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA... COM JESUSES E UM SARGENTO PROMOVIDO A TEN CORONEL QUE SE VÃO GOVERNANDO E MAIS UNS QUANTOS MALANDROS, OS SMAS... O POLITÉCNICO... TUDO O QUE CHEIRE A TACHO E TRABALHO FÁCIL

ANTES OS SOCIALISTAS COMEÇARAM ESTES ACABARAM

AGORA COMO LHE MORDEM AS VERDADES NÃO QUEREM QUE O ILUSTRE PROFESSOR NO SEU BLOG OS MOLESTE

BEM BASTA TEREM OS JRONAIS CONTROLADOS E AINDA QUEREM CALAR O POVO

MORRA O DANTAS... MORRA MIM ABAIXO A COLIGAÇÃO PUM!

Anónimo disse...

A Misericórdia está a mexer. Serenamente. Há grandes iniciativas em construção. Os trabalhadores da Santa Casa têm de dizer se querem o caminho para a crise, ou o da salvação.
Dia 12 há assembleia. Aguardemos.
POR TOMAR

Anónimo disse...

O Trincão anda a dar no álcool?

É que este ultimo texto de abaixo a coligação PUM é exactamente na linha do excelente texto que escreveu para o Paulo do BE ler na Assembelia Municipal.

Mas realmente, esperava melhor do professor primário da esquerda caviar.

Anónimo disse...

MISERICÓRDIA

Candidatos para suceder ao Fernandinho vai ao Vinho:

Sérgio Martins,
António Alexandre,
Garcia Esparteiro,
juntos ou cada um por si.

A luta continua, por amor de Deus!!!!!!

Anónimo disse...

Porque razão se fala na Misericórdia? Será por se falar em malhar em ferro frio?
Não sei, mas uma coisa é certa, todos esperam que quando houver eleições o novo Provedor se comprometa a acabar com a situação inaceitável, para uma instituição como esta, que é a de receber vencimento.
Não acredito em qualquer dos candidatos já aqui referidos, pois quem irá suceder a Fernando Jesus será quem este escolher,depois de o Bispo dar a sua aceitação, tanto mais que depois do falecimento de Ruben Furtado e de Pena Monteiro deixou de haver uma séria alternativa.
Resta saber se a hipótese Pedro Marques, do agrado e defendida à época por Pena Monteiro e pelo seu grupo, que equacionaram há alguns anos atrás e que, ao que se sabe, não avançou porque ele não aceitou concorrer contra Fernando Jesus, irá ser de novo ponderada.
Fernando Jesus está de saida e são precisas novas ideias e uma outra postura face à crise social que se vive, pelo que se espera a eleição de uma equipa empenhada e solidária, com uma forte liderança, que permita uma maior e mais eficaz intervenção social desta instituição no concelho.
Para bem de Tomar espera-se que haja união entre todos na procura da melhor solução e que as benesses, tais como o vencimento do Provedor e a avença do cunhado do Relvas acabem, pois quem pretender dar o seu contributo à Misericórdia deve fazê-lo de forma desinteressada e gratuita.
Assim o espero.

Paulo Mendes disse...

É só para deixar bem claro que o manifesto anti-coligação que li na Assembleia Municipal foi escrito por mim e é por isso da minha inteira responsabilidade.
Morra a coligação, morra pim!

Paulo Mendes
Membro da Assembleia Municipal de Tomar