sábado, 20 de novembro de 2010

MENTIR CUIDANDO DIZER VERDADES

Foto Rádio Hertz, com os nossos agradecimentos. 

A senhora vereadora Graça Costa tem responsabilidades. Não só por tersido eleita para nos representar, mas outrossim porque é um produto do ensino superior português, o que a integra, quer queira, quer não, no escol da sociedade portuguesa, apesar de tudo ainda bastante reduzido.  Para mais, é socióloga, sendo por isso a sua formação virada para os humanos, na sua vida em sociedade. Detém igualmente um boa experiência política, que inclui algumas excelentes intervenções, enquanto deputada municipal pelo PSD, que veio a abandonar, juntando-se mais tarde aos IpT de Pedro Marques, que a colocou em segundo lugar na lista para a câmara, nas mais recentes autárquicas.
Segundo o site da Rádio Hertz, usualmente bem informado, na última reunião do executivo municipal "A vereadora Graça Costa lamentou que a construção do polémico muro tenha obrigado ao abate de árvores centenárias." Trata-se de um óbvio caso em que alguém está a mentir, cuidando dizer verdades. Noutros termos, parece-nos fora de dúvidas que a senhora autarca, ao dizer o que disse, estava convencidíssima de que tinha razão e dizia a verdade. Puro engano, porém. Os três choupos abatidos não eram centenários, nem coisa parecida. Foram ali plantados em 1968, aquando da inauguração da ponte, que está devidamente datada em cada entrada. Tinham, por conseguinte, 42 anos, tal como os irmãos que -erradamente quanto a nós- sobreviveram. Isto porque os choupos são árvores de média duração, que devem sempre ser abatidas o mais tardar ao fim de 50 anos, sob pena de passarem a constituir perigo para os humanos, pois podem largar pernadas em qualquer altura. Basta, aliás, olhar atentamente para os que ficaram. Há ramos secos em abundância, a demonstrar que os senhores autarcas da maioria relativa, se fizeram mal foi em não terem mandado abatê-los todos, incluindo os da outra margem, de ambos os lados da ponte.
Afirmou também a senhora vereadora IpT que o abate das três referidas árvores foi provocado pela "construção do polémico muro". É mais uma dedução que não corresponde de modo nenhum à verdade. Se a senhora autarca se tivesse deslocado ao local, e observado atentamente, teria constatado que foi igualmente abatido o choupo que estava do lado oposto ao muro-mijatório, junto ao Edifício dos Cubos, por acaso o mais decrépito deles todos. Além de que, estando as obras de alvenaria terminadas, se fosse como disse, porque teriam decidido abater as árvores só agora? Não teria sido mais fácil fazê-lo antes da construção do maldito muro-mijatório e dos ridículos muretes, que têm todavia a vantagem de poder servir de assentos?
É claro que, no caso presente, o lapso de Graça Costa não tem qualquer importância prática. O trabalho está feito, restando agora substituir quanto antes TODAS as árvores abatidas naquela zona, incluíndo as da anterior fase das obras, do lado sul. O problema só é grave por aquilo que permite conjecturar. Por um lado, é significativo que os restantes membros do executivo se tenham mantido mudos e quedos sobre o assunto. Por ignorância dos factos? Por manifesto desdém, em relação à minoritária e sempre inofensiva oposição? Devido a uma mistura de ambos os componentes?
Por outro lado -e sobretudo- bem diz o povo que "cesteiro que faz um cesto, faz um cento". Por outras palavras: Em quantos outros assuntos os nossos autarcas mentem descaradamente, umas vezes sem disso terem consciência, como no caso presente,  outras propositadamente?
E depois lastimam-se e admiram-se que os cidadãos eleitores lhes concedam cada vez menos crédito. Sem trabalho árduo, sem espírito de devoção à causa pública, sem informação completa e verdadeira, sem respeito absoluto pela verdade, não há democracia que possa resistir muito tempo. Essa é que é essa!

12 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Rebelo também mente cuidando estar a dizer a verdade. A ponte Nova nunca foi inaugurada. Se chama inauguração a uma qualquer cerimónia produzida por meia dúzia de metecos cá do sítio, aí terá razão. Mas a ponte nunca foi inaugurada oficialmente porque o ministro Arantes e Oliveira a isso se recusou dados os crassos erros arquitectónicos que ainda hoje são evidentes...

Anónimo disse...

Não conheço a história dos choupos tomarenses nem as suas características morfológicas mas, a ter razão no que diz, é mais uma evidência da incompetência dos dirigentes nacionais (políticos e não só). Mandam "bocas" e os que são convencidos têm sempre razão.
E quando são executivos, mandam as ditas "bocas" e fazem asneira.Não é por acaso que estamos onde chegámos...
Exemplos: OTA,MARL,Foz Côa,SCUT,novo Estoril-Sol, gestão autárquica tomarense desde 1989...
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Só por falta de assunto ou de inspiração,alguém pode perder o seu tempo a escrever um post destes - "lana caprina" no seu máximo esplendor - e rematar com uma conclusão final tão estúpida e insensata.

Só quem está obcecado com o "piolho" e não enxerga os grandes répteis e elefantes que o rodeiam e a quem,afanosamente,não regateia justificações,desculpas e encapotado apoio.


Enfim. É António Rebelo "no seu melhor".

É a vida!

Unknown disse...

Para 12:55

Devem estar inscritas no código genético de pelo menos alguns IpT uma alergia à crítica e uma clara aversão ao exercício da cidadania.Para eles, enquanto se criticam as outras formações, está tudo muito certo, é uma beleza. Quando porém se trata de gente dos IpT, alto lá! Tudo não passa de animosidade doentia, sectarismo, perseguição, falta de inspiração, lana caprina, e tutti quanti. Realmente lamentável! E a justificar esta pergunta: Para uma formação poítica que, apesar da onerosa campanha eleitoral, perdeu quase 400 votos em relação a 2005, pretendem iludir quem?

Anónimo disse...

Prof. Rebelo:~
Não sei bem a idade dos choupos, mas estou em crer que afinal não terão sequer 4o anos!!!
Ora recuemos no tempo da colocação do busto de Manuel Mendes Godinho (anos 80) e o choupo pouco mais era do que um arbusto.....(tenho fotografias)
A vereadora Graça Costa é nova...dez anos para ela é uma eternidade....mas o Prof. Rebelo não..tem mais uns anitos. O assunto não vale o tempo perdido com ele, mas já agora não continuemos a mentir uns aos outros...

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

Ontem,como julgo ser meu direito,respondi ao seu comentário das 16:33,defendendo-me de acusações e rótulos falsos que dele constam.

Acabo de verificar que não o publicou.

Mas afinal quais são os seus valores?

O Sr. tem liberdade de dizer o que quer e eu nem tenho direito de me defender das suas acusações sem fundamento?

Mas quem é o Sr. para me conotar com os IpT?

É inadmissível o que o Sr. fez e que,a não ser rectificado,deve ser elucidativo sobre o seu conceito de democracia e de liberdade de pensamento,de expressão e de defesa.

Anónimo disse...

Agora discute-se a idade dos choupos!!! Isto é que vai uma crise!!!

Unknown disse...

Para anónimo em 11:23

Muito bom dia! Obrigado pelo seu comentário. Em menos de um quarto de um quarto de hora, aterraram aqui 5. Mas não devem ser do mesmo autor, penso eu de que...Apesar do estilo...
Escolhi este, que me pareceu o mais cordato, ainda que algo abespinhado, na minha tosca opinião.
Quanto ao seu grande tema, vou repetir-me, agora já sem qualquer esperança de convencer. Publicarei tudo o que fizer o favor de enviar para este blogue, desde que identificado pelo menos com o email ou o URL do remetente. Não sendo assim, irão para o lixo todos os comentários que eu entender. Sem ter de dar qualquer explicação a quem quer que seja, uma vez que tomar a dianteira é um blogue privado, alojado em Cupertino, na Califórnia, e não carece de qualquer autorização ou licença para funcionar.
Quem nos escreve sujeita-se automaticamente às regras da casa.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

É interessante ver V. Senhoria ser extremamente duro e intolerante para a Drª Graça, o que nunca fez em relação aos seus protegidos ferreira e hugo, mostrando o preconceito e se lhe fazem comentários que não agradam vem com a estafada exigência de "enviar para este blogue, desde que identificado pelo menos com o email ou o URL do remetente. Não sendo assim, irão para o lixo todos os comentários que eu entender. Sem ter de dar qualquer explicação a quem quer que seja, uma vez que tomar a dianteira é um blogue privado, alojado em Cupertino, na Califórnia, e não carece de qualquer autorização ou licença para funcionar."

É a democracia dos seus amigos do poder aqui e em lisboa!

Atira e não aceita que lhe devolvam o tiro!!!!

Anónimo disse...

Os choupos são centenários porque são do século passado.
Tal como o dono do blog e o autor deste comentário.

P.M.

Anónimo disse...

Graça quê???? Quem é?
Quem??????

Anónimo disse...

Mas a questão fundamental não é a de que tudo aquilo foi aprovado pelo PSD, quando Graça Costa ainda era do PSD?
Não era Graça Costa a principal defensora de António Paiva na Assembleia Municipal?