terça-feira, 17 de abril de 2012

As linhas com que cada um se cose...

O comentário do conterrâneo e amigo Cantoneiro da Borda da Estrada, que pode ser lido no post anterior, é afinal uma hábil provocação. Daquelas que gostam de arquitectar os tarimbeiros políticos, para não perderem a mão. O caso dele, que esteve na fundação do MRPumPum com esse outro conhecido maoista, de seu nome J.M. Durão Barroso, presentemente a presidir à Comissão Europeia, de resto com muito mérito, diga-se de passagem. Pois o amigo Cantoneiro, aproveitando a boleia das considerações sobre a recente guinada táctica de Carlos Carrão, soube urdir de forma bastante inteligente uma provocação multidireccional, que os militares de África apelidariam de "todos os azimutes".
Se bem percebi, o astuto contraditor, marcado pela querela interna entre a "Linha preta" e a "Linha Vermelha" (Onde isso já vai!!!), pregou o falso com o fito de procurar apurar o verdadeiro. Pois bem, nada a opor. Vamos a isso.
Nunca fui de linhas demasiado constrangentes. Tive e tenho as minhas opções políticas, mas sem baias partidárias, demasiado castradoras para o meu gosto. Já assim era nos idos de 60, após o Maio de 68, quando na sala E113 da Universidade de Paris 8 (onde era então estudante e monitor), safei o Dr. Mário Soares de uma carga de pancada, que lhe queriam dar o Palma Inácio e sus muchachos. O mesmo Palma Inácio que poucos anos depois veio a aderir ao PS. De forma que...
No caso presente e para não alongar demasiado, cada um responderá por si, como sempre deve ser entre gente livre. No que me concerne, nada me choca classificarem-me agora como "da linha Relvas" ou "da linha PS". No Outono da minha vida, já não acalento grandiosos projectos de carreira. Política ou outra. Apenas procuro fazer o possível para ajudar a minha terra. Por isso não me canso de repetir que tenho um projecto realista e fecundo, susceptível de nos safar do atoleiro, no qual nos estamos a afundar de dia para dia.
Acontece que para implementar esse projecto, que não implica qualquer esforço extraordinário da parte do governo, haverá como sempre necessidade de poder contar com uma "mãozinha" em Lisboa, sem a qual...
O costume, no fundo. Ora, considerando-se Miguel Relvas tomarense pelo coração e sendo ele actualmente o nosso único conterrâneo com influência em Lisboa, seria pura palermice política estar contra ele, só porque não concordamos com um ou outro aspecto da actual política governamental, para qual, convém frisar, ainda ninguém apresentou qualquer alternativa coerente.
De maneira que, resumindo e concluindo: Estou e estarei ao lado de Miguel Relvas, do PSD e do PS, e de todos aqueles que eu entenda estarem a fazer o melhor possível pelo país e por Tomar. Continuarei a zurzir os políticos, eleitos ou não, que pelo contrário apenas procuram governar-se  o melhor possível, não olhando a meios nem a fins. Como acontece com boa parte dos integrantes do actual executivo e não só. Infelizmente!

4 comentários:

Anónimo disse...

Como e possível estar ao lado de um politico tão fraco e sem rumo? Estar ao lado de Miguel Relvas e o mesmo que assinar uma sentença sem julgamento. Para este politico inteligente e sempre a olhar para dentro de ele e nunca em redor dele, vejamos isto: A famigerada palavra que tão apregoada foi aquando das auto-estradas SCUTS, UTILIZADOR/PAGADOR, que por acaso ate concordo em casos extremos, nunca nos moldes atuais, este mesmo politico de "meia-tijela", apressou-se a portajar uma estrada, antigo IC3, hoje A13, sendo que ate ha pouco tempo era a auto-estrada mais pequena do mundo e a mais cara, hoje como em Portugal esta a frente de tudo e a mais cara, porque a mais pequena se não me falha a memoria esta na Bélgica. Era crucial e prioritário portajar a dita cuja antes de qualquer outra deste pacote que teve inicio em Novembro passado. Pergunto eu... Porque? Porque teve de ser a primeira, onde se gastou imenso dinheiro a renovar e a A23, A22, A25 etc, ficaram para Dezembro? Iria encher os cofres da Ascendi estes valores da A13? Sera um Ministro do nosso burgo, que se diz orgulhoso da tua terra natal e a prejudica assim desta maneira? Tirem o cavalinho da chuva, aqueles que ainda pensam contar com a ajuda deste ministro que só tem um objectivo, "não esperem que o revele", (objectivo politico) mas sei muito bem qual. Tirei textualmente estas palavras do texto de "As linhas com que cada um se cose", Continuarei a zurzir os políticos, eleitos ou não, que pelo contrário apenas procuram governar-se o melhor possível, não olhando a meios nem a fins. Como acontece com boa parte dos integrantes do actual executivo e não só. Infelizmente! Por estas palavras o autor deve ter trunfos na manga que não os utiliza, isso e contra a Constituição, temos a obrigação de dizer e denunciar todos os actos ilícitos que prejudiquem o pais. Pelos vistos este Sr. fala e fala e não faz nada, como pode ter um projecto para nos governar (Camara de Tomar)? Se calhar o que deve querer e tacho também e assim levar por diante os favores de que os amigos precisam.

alexandre leal disse...

Este camarada comentador é tão previsível e monótono como alguns de "etiologia" semelhante mas menos divertido.É mais um exemplo cinzento do fenómeno do espelho.
O sr.cantoneiro e o saudoso Virgílio ,por exemplo , são mais agradáveis de ler,mais rudes mas muito menos maçadores.

E uma sugestão se me permite: fale do CHMT! É o que está na moda e ainda mexe. E ainda empolga 3 ou 4 centenas de pessoas.

Onde andaria este ilustre até meados de 2011?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Sr "dois em um", a minha monotonia esta virada no sentido contrario do fenômeno cinzento do espelho, porque ha uma coisa que nunca farei, ver-me ao espelho e poder comparar-me a si, não seria cinzento, mas de um negro mais negro da profunda Africa, por isso tal comparação seria uma desagradável decepção. Falar do CHMT, falarei sempre e nunca me calarei ate desmascarar os mascarados que se escondem nas cortinas dos bastidores e não são homens capazes de dar a cara como este "dois em um". O tempo não para e eu cá estarei para no dia certo dizer de minha justiça.

alexandre leal disse...

Boa! Parece um bocadinho mais agressivo ,irritadiço.
Só não percebi o dois em um...se conseguir explicar agradeço.
Também isso de "desmascarar os mascarados " e não sei que mais etc não dar a cara me passou ao lado mas,face ao seu brilho, o defeito será meu.
Desculpe mas não acredito que quem o registou lhe tenha chamado por Tomar(embora haja pessoas com nomes estranhos e/ou desapropriados),portanto em matéria de dar a cara versus cobardia estamos conversados.
Espero ainda pertencer ao número dos vivos quando concretizar a bravata de dizer de sua justiça no dia certo... É o que se chama arrotar postas de pescada!
Talvez ainda tenha idade para evoluir um bocadinho e conseguir perceber a minha generosidade ao perder tempo com anónimos tão corajosos.
As melhoras.