domingo, 15 de abril de 2012

MANEIRAS TOMARENSES



Apesar de nado e criado aqui; apesar de residente há mais de 60 anos, continuo a ter por vezes grandes dificuldades em entender os meus conterrâneos. Defeito meu, bem entendido, visto que "O povo é quem mais ordena", segundo reza o painel na escadaria dos Paços do Concelho, e quem ordena tem sempre razão. Ou não? Seja como for, esta tarde teve lugar mais uma manifestação, tendo por palavra de ordem "O hospital é nosso, vamos todos defendê-lo". Não consigo entender. Defendê-lo de quê? De quem?
De qualquer forma, a manifestação terá congregado à volta de 400 participantes, segundo a RCT. Desfilaram da Praceta Raul Lopes até à Praça da República, onde tiveram lugar as usuais intervenções. Ficou-se então a saber que a reivindicação de base era a mesma dos anteriores ajuntamentos: "suspensão imediata da reestruturação do CHMT", entretanto já concluída. O teor da faixa verde acima reproduzida já dera para entender que o tom geral seria de confronto verbal, rancor, retaliação: "Hospital de Tomar - Se não nos ouvem agora -Nas eleições não nos apareção" (sic).
Além do povo anónimo e sincero, que ainda não entendeu o quadro em que vivemos, por ter sido educado como se a realidade fosse rígida e estática, quando pelo contrário é maleável e dinâmica, havia também vários eleitos, (entre os quais o presidente Carrão, que fez uma intervenção), decerto mais para ir marcando terreno com vista às autárquicas de 2013. Como se nessa altura a reforma do CHMT ainda pudesse  ser um bom tema.
Tenho para mim que, na futura consulta concelhia, ou vamos finalmente discutir projectos de governação, programas estruturados, listagens de problemas a solucionar, com indicação da origem dos indispensáveis fundos, ou estaremos irremediavelmente condenados à irrelevância, pois a cidade está ferida de morte. Ou a tratamos ou não vai conseguir resistir.
E não é, no meu entender, com manifestações tipo torneio de tiro aos pratos, durante as quais se insultam cidadãos que, não estando presentes, não se podem defender, não é assim que se inverte esta triste marcha para o abismo. Melhor seria parar para pensar, aproveitando o ensejo para tentar encontrar respostas para as duas questões centrais do momento: A - O Hospital de Tomar perdeu valências por não haver recursos orçamentais para as manter. Onde encontrar fontes alternativas de financiamento, sem pôr em causa o SNS? B - Admitindo que lá longe, no horizonte, já se adivinha uma nova era de vacas gordas (coisa de todo improvável, mas como o sonho comanda a vida...), qual a argumentação eficaz para fundamentar o retorno das valências agora subtraídas, tendo em atenção que a população tomarense cada vez é menos?
Um outro aspecto que me atormenta em relação aos meus concidadãos é a sua flagrante incoerência nalguns casos. Ainda recentemente, as senhoras do programa hertziano "À conversa com elas" me criticaram até mais não, por eu ter tido a ousadia de aceitar o convite que me fora feito por um médico da nossa praça, para fazer parte do Conselho de ética do CHMT. Só faltou acusarem-me de ter cometido um crime de lesa-Tomar. Mas deram a entender que me vendi e que o lugar em causa correspondia aos trinta dinheiros do Judas. Esqueceram-se, porque lhes dava jeito, que os membros do citado órgão não auferem qualquer tipo de remuneração.
Uma das senhoras em questão, a Drª Graça Costa, até comungou da ideia segundo a qual eu não teria competência para o desempenho do dito lugar e apenas me vendera ao inimigo comum. Poucos semanas volvidas, eis que a mesma senhora acaba de aceitar fazer parte do Conselho Consultivo do mesmo CHMT, em representação do executivo municipal, que a elegeu por unanimidade. Seja-me permitido opinar, sem qualquer intuito de represália, que no seu lugar eu teria recusado tal "honra". Porque falta pouco mais de ano e meio para o final do mandato e, sobretudo, porque o actual executivo está totalmente desacreditado e só oficialmente representa ainda (muito mal) os tomarenses. 
Sendo agora as coisas os que são, vou tentar apurar qual ou quais os motivos para que o Conselho de ética do CHMT seja considerado por alguns um órgão maldito e o Conselho Consultivo do dito agrupamento hospitalar seja considerado pelos mesmos um órgão abençoado. A tolerância é uma virtude que faz sempre muita falta.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ontem nas palavras do Sr Presidente da Junta de S. João Batista ouvi algo assim: "em tempos idos e para defender o Rio Nabão, todo o povo ou quase todo do conselho foi mobilizado para defender as águas", sinceramente ao ver aquelas tão poucas pessoas ontem, uma das quais EU, fiquei com a certeza que não se interessam dos problemas do conselho. Como o Sr. diz e muito bem: ENTRETANTO JA CONCLUIDA", nota-se que tudo foi feito com pressas desmedidas sem que vissem os prejuízos para os utentes. Ora vamos la ver uma coisa: o Hosp. de Abrantes tem condições necessárias para atender sem prejuízo na qualidade dos serviços de saúde os tais duzentos e tal mil cidadãos a que neste momento presta? Não seria muito melhor e muito mais obvio que fossem criadas as condições primeiro e depois viesse ela a dita reestruturação? Não seria de evitar o CAOS, sim CAOS que se vive naquele Hosp. de Abrantes, quer a nível de consultas, quer a nível da URGÊNCIA? O Hosp. de Tomar perdeu valências, todas em prejuízo dos utentes e recordo-me que não faz muito tempo passado fui a urgência do nosso Hosp. de Tomar e estando a trocar umas impressões com o clinico que me atendeu, disse-me ele: "esta unidade esta condenada a fechar, hosp sem medicina interna nao e hosp", palavras de um clinico, minhas não foram porque a minha areá e bem distinta. Por falar em áreas de trabalho! ate eu fiquei boquiaberto o seu convite para a comissão de Ética, provavelmente o Conselho de Administração necessita de um tradutor de Frances/Português, que percebe o prof de saúde? Eu ouvi o dito programa das tais Sras. na Radio Hertz quando se falou da sua nomeação e concordo em 100% do que ali foi dito e muito bem fundamentado, quando a Dra. Graça Costa diz que não lhe reconhece competência para ocupar tal lugar, deve estar coberta de mil e uma razões ao preferir tão sabias palavras e sabe o prof muito bem as razões. Sobre a eleição de tal Sra. para o Conselho Consultivo ate se compreende porque já ocupou tal lugar no tempo em que o nosso Hosp. era o único que não apresentava prejuízos e segundo sei, desempenhou tal cargo com bastante brio e mais valias. Não sei como foi feita a eleição, mas segundo diz nas suas palavras foi por unanimidade e sendo por unanimidade e sem um membro do Executivo Camarário (SEM PELOURO), fruto da maioria relativa do mesmo, (coligação PSD/PS), mas que lhe foi reconhecida mais valias para desempenhar tal cargo e estando bem dentro dos problemas do CHMT. Segundo das palavras que ouvi ontem, tal Conselho Consultivo tem as funções como qualquer outro conselho e nele a Dra. ira se inteirar e opinar sobre as questões que forem a conselho.
Por Tomar.

alexandre leal disse...

Caro Professor

Acho certíssimas,de grande candura e quase comovedoras as considerações do comentador "por Tomar". Realmente não há como comparar: uma coisa é a pérfida nomeação de que foi alvo para a Comissão de Ética e que vergonhosamente aceitou, o senhor ,velho e incoerente cidadão! Outra bem diferente e com grande interesse para a saúde da população é a nomeação da senhora vereadora Graça ,modelo de virtudes e de coerência política para o conselho geral. Só me faz
confusão poder pensar que a dita Senhora já sabia,antes de ter vindo a público,quem era o indigitado presidente,como julgo ter afirmado naquele divertido programa das sextas na Hertz.Ou referia-se a outra pessoa?
Aqui deixo pois o meu fervoroso testemunho ,esperando que outros se sigam,sempre na linha de uma fogueira purificadora para o terrível professor Rebelo em contraponto com entusiásticos encómios à independente, perita e coerente Dama.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Aqui a grande diferença entre os dois, (Prof. Rebelo e Dra. Graça), foi que, o primeiro e indigitado por um ilustre Dr cá do nosso burgo, a saber: "O DOIS EM UM", comentador oficial deste blogue, o caso da ilustre dama e sra., aquela que trata os bois pelos nomes no programa das sextas-feiras na Radio Hertz, diga-se de passagem, que estes dois compinchas se sentem incomodados, foi simplesmente nomeada com MAIORIA ABSOLUTA e sera uma sombra a este "DOIS EM UM" no Conselho Consultivo. Enxerguem-se Srs Rebelo e "dois em um", talvez daqui para a frente nada ficara por dizer, o antes de o ser já o era acabou, ou seja, agora havera uma voz a dizer "basta" e vira a publico os erros, as camuflagens que o actual conselho de administração do CHMT faz, torna publico as decisões que vão tomar quando já foram tomadas e feitas, etc. Isso acabou, se calhar vai ver a influencia deste "dois em um" que exerce sobre o c. a., enfim uma panóplia de situações que ate aqui não se sabia e agora vai ter alguém que vai saber, vai defender e tem a coragem de chamar os bois pelo seu verdadeiro nome. Parabéns Dra. Graça pela sua nomeação, pena tem o conselho de Tomar, que uma pessoa tão valida não tenha pelouro nas suas funções autárquicas, porque de certeza absoluta nas áreas que lhe fossem destinadas haveria obra feita com qualidade e transparência. Ja agora, deixo aqui um desafio: Que apontem algo de mau a esta autarca durante o seu mandato de vereadora. Não sou advogado de defesa nem tampouco defensor seja de quem for, simplesmente um cidadão que quer o melhor para este conselho e dar o valor a quem o tem, porque politica do BOTA ABAIXO estamos fartos, queremos obra e soluções, porque de retorica destes dois senhores estamos cheios.
Cumprimentos a todos os leitores.

Unknown disse...

Pois! Mas se em vez de se esconder atrás da partícula dos IpT, e uma vez que gosta tanto de quem chama os bois pelos nomes, se identificasse com nome cristão e foto, então sim estaria a contribuir para a defesa de Tomar. Assim,apesar da habitual lengalenga, só com o "Por Tomar" há apenas quatro possibilidades: 1 - O chefe Imself; 2 - O bigodes de serviço à saúde; 3 - O secretário ex-CDU; 4 - Alguém do serralho dos três anteriores. O que, convenhamos, retira qualquer credibilidade ao que escreve. Apenas revela os seus recalcamentos e outros traumas. E olhe que hospital de Tomar continua a ter uma valência de psiquiatria!

Anónimo disse...

Como disse anteriormente, não estou aqui para defender os IpT nem qualquer força politica do nosso burgo, sou simplesmente um cidadão anonimo que mal sabe escrever, mas que tem a visão de tudo que se passa no conselho e principalmente dentro do Hospital. Levanto um pouco o véu: Sou mais do que o Prof pensa que sou, politica da actual não obrigada, não me comparo a tão baixo. Conheço bem o que pretende e o que pretende o seu comentador oficial, a unica valência que ha no Hospital de Tomar na verdade e a de Psiquiatria, não digo que estarei eu ou qualquer um de nos livre de ir la parar, na conjuntura actual ha mesmo fortes probabilidades de cair la com o custado, mas cuidado, com tal raiva, como tanto escreve e da forma que o faz, mais parece que em breve o Prof e o seu comentador oficial poderão la cair, parece que ronda uma depressãozita-bi-polar por ai, mas mais no seu comentador oficial porque parece querer saber o que sei sobre o Hospital. Voltando a quem eu sou, como dizia, sou mais do que pensa que sou, politica não, ensino também não, comercio não, industria não, resta a saúde... sera????????? Para saber tanto do seu comentador oficial se calhar estou na área da saúde, quem sabe? Azar, não tenho bigodes! e agora? Quem serei eu? So lhe digo que estive ao lado do seu comentador aquando esteve a tirar medidas la no hospital, que mais parecia um mestre de obras do que um radiologista... Opa e esta! Quem sabe um dia saberá quem sou, mas de uma certeza pode ficar ciente, lutarei por Tomar ate ao limite das minhas forças. Cumprimentos.
P.S. Os meus comentários não são para atingir a vida pessoal dos protagonistas, mas dentro das politiquices.

alexandre leal disse...

Sr.por Tomar

Tenho a maior pena mas devo dizer-lhe que das duas uma: ou é mentiroso ou não me conhece. Essa de afirmar ter estado ao meu lado no piso 6 a tirar medidas mostra o seu perfil cobarde(porque anónimo) e esquizóide.Só para tranquilizar a sua alminha aflita devo confessar que a última vez que estive no tal piso 6 do Hospital foi em Janeiro de 2011.Com que cara ficarão as luminárias boateiras ,com o tempo a passar sem nada do que vomitam acontecer?
Vá lá tente ser um homenzinho e não se esconder; vai ver que se sente melhor.
Quanto à insinuação de poder trabalhar na área da saúde, custa-me a acreditar: o nível estará a baixar mas não a esse ponto. Mais uma frustração talvez...

Anónimo disse...

Ta a ver como se apanha mais depressa um mentiroso do que um coxo? Onde digo eu que estive a seu lado no piso 6? Sabe bem do que falo porque esteve la e eu estava a ver. "Essa de afirmar ter estado ao meu lado no piso 6 a tirar medidas", estas palavras não são minhas. No meu texto não menciono o andar, porque não me recordava se tinha sido no 5 ou 6. Trabalho na saúde, ou não, fica a duvida, mas não seja tão mentiroso, porque a verdade vem sempre ao de cima.

alexandre leal disse...

Amigo você é mesmo fraquinho , cobarde e "xico esperto".
O boato que corre há meses falava no piso 6 . Mas tanto faz: do subsolo ao telhado ninguém com um pingo de honestidade intelectual me pode referenciar . Mas óbviamente não é o seu caso.

O tempo demonstrará que tipos como você são meros sapadores inconsequentes . Desculpem os leitores a expressão mais rude, mas não passam de pêgas da política.
Com o devido respeito pelas outras , muito mais sérias!