domingo, 22 de abril de 2012

Mais uma visita às obras malditas da Estrada do Convento - 3

 Foto 1 - Estrada do Convento, cruzamento com a Calçada de S. Tiago, 21H30 de ontem.

 Foto 2 - Estrada do Convento, 20 metros mais acima.

 Foto 3 - O já célebre parque de estacionamento para duas dúzias de automóveis, estilo piscina Las Vegas.

 Foto 4 - O candeeiro no meio da ramagem.

 Foto 5 - Outro aspecto do mesmo candeeiro, com o castelo em fundo.

 Foto 6 - A Estrada do Prado vista da Calçada de S. Tiago.

 Foto 7 - A cidade antiga, a partir da Calçada de S. Tiago.

 Foto 8 - Um troço da Calçada de S. Tiago.

Foto 9 - Valeu a pena destruir o passeio do lado esquerdo no sentido ascendente, bem como a rede de esgotos, que eram do tempo de António Paiva. Agora temos esgotos novos e um passeio do lado direito, além da versão tomarense das conhecidas "Voltinhas do Marão". Salta à vista que dois autocarros de 55 lugares se poderão ali cruzar sem qualquer dificuldade... A estrada será de sentido único, vão garantir os chefes. Pois! E enquanto durarem as obras na estrada entre o Convento e o Casal do Láparo, os autocarros passam por onde?

É esbanjar enquanto houver, vilanagem!
Topa-se à légua que as obras junto ao Convento foram projectadas ainda no tempo das farturas, das vacas gordas e das excursões comezaina/tintol à custa dos contribuintes. Basta reparar na densidade de candeeiros, comparável à da Estrada do Prado (foto 6), outra empreitada para gastar quanto mais melhor, que a Europa paga tudo. Se isso não bastar, atente-se na estranha situação. Com a conclusão da obra ainda muito longe, o que terá levado os responsáveis a mandar colocar já os candeeiros e a ligá-los à rede de iluminação pública? Ontem circulei por ali durante cerca de uma hora e não encontrei vivalma. Nem um   notívago para amostra!
Claro que os candeeiros - led, o último grito em tecnologia luminotécnica, são de baixo consumo. Contudo, dada a sua profusão, acabam por consumir ainda mais que os anteriores, muito mais esparsos. E para iluminar o caminho a quem?

Esclarecimento final:
Todas as fotos foram obtidas sem recorrer ao "flash" da máquina. Apenas e só à luz dos novos candeeiros, excepto no caso da "piscina Las Vegas", cuja luz de cor diferente no primeiro plano é proveniente de um BIP (braço de iluminação pública, no paleio técnico da EDP) do antigo modelo A. L. (antes dos led).

Sem comentários: