domingo, 1 de abril de 2012

Somos agora cidadãos tomarenses e cidadãos do Mundo!





Pois é! Já lá vai o tempo em que por aqui se vivia na paz do Senhor, pouco ou nada se sabendo do que ia por esse Mundo fora. Os tempos mudaram! Agora é possível ir rapidamente ao outro lado do Globo, em busca de uma imagem, uma notícia ou uma informação. Foi o que fez Tomar a dianteira, para esclarecer umas dúvidas...
As ilustrações supra são de panfletos da CGT, recolhidos no passado dia 28, à saída do metro, no 20º Bairro de Paris. São portanto actuais. Para os menos versados nestas coisas da política, convém esclarecer que a CGT é a central sindical comunista francesa, que nos idos anos 70 serviu de matriz à CGTP. Nesses documentos podemos ler nomeadamente que a CGT - Paris "afirma se necessário: (1) - Aumento geral dos salários, das reformas, das pensões sociais e do salário mínimo nacional; (2) - impor uma verdadeira política de emprego, proibir os despedimentos, desenvolver os serviços e os empregos públicos; (3) - Restabelecer a reforma aos 60 anos, com antecipação para as profissões mais duras e anulação de todas as alterações legislativas posteriores a 1993;  (4) Suspensão imediata do desmantelamento dos hospitais públicos..."
Vejam lá e vejam bem! Num ápice, os trabalhadores da CGT francesa adoptaram exactamente a mesma reivindicação dos manifestantes apartidários tomarenses! Como estas coisas acontecem! Ou terá sido o inverso?
O outro panfleto sobre a reforma hospitalar parisiense é ainda mais significativo: "No nosso bairro, o Hospital Tenon sofre uma reestruturação profunda: Faz parte de um centro hospitalar que inclui os hospitais de Saint Antoine, Tenon, Trousseau e Rothschild [todos hospitais universitários] (5) - O serviço de urgência de Tenon passará a urgência básica, sendo os casos graves dirigidos para o Hospital de Saint Antoine, que passa a ser a principal urgência do grupo! (6) - A ortopedia é transferida de Tenon para Saint Antoine e a cardiologia para a Pitié Salpêtrière. A neurologia poderá ir para Sainte Antoine, etc. (7) - A maternidade de Saint Antoine, modernizada há alguns anos, acaba de ser encerrada. As parturientes são agora dirigidas para as maternidades de Trousseau, Pitié e Tenon! Donde vai resultar uma sobre-actividade que colocará estes hospitais em grande dificuldade, com todas as consequências nefastas tanto para as parturientes como para os nasciturnos! (8) - Fusão do serviço de pneumologia de Saint Antoine (por conseguinte o seu desaparecimento), com o serviço de pneumologia de Tenon, com o consequente aumento de actividade...e 14 lugares de pessoal não médico a menos, bem como alguns lugares de médicos!
Há matéria para prosseguir, mas para quê? Três conclusões são para já possíveis e indesmentíveis: A - Se até a França, uma grande potência europeia e mundial, se vê forçada a efectuar profundas reformas hospitalares na sua própria capital, demonstra que a crise é mesmo grave e a sua resolução continua por encontrar. B - A CGT - PARIS, controlada pelos comunistas, tem toda a razão! Conforme se lê no autocolante "O capitalismo é mau para a saúde" Infelizmente, o comunismo é bom para a saúde mas péssimo para a alimentação e para as liberdades fundamentais. Pelo menos nas suas versões conhecidas até agora... C - Tinham e têm razão os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Tomar: as manifestações foram espontâneas e nelas não houve qualquer influência da CDU. Ele há coisas!!! Certos políticos tomarenses não há meio de concordarem com o velho preceito de Lavoisier: "As mesmas causas, nas mesmas condições exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos." Noutros termos mais acessíveis: Podem continuar a bater com a cabeça nas paredes. Porém, quanto mais caroladas deram, com mais "galos" ficam. É a vida!

4 comentários:

jccorreia disse...

Amigo Rebelo

Sabe que acredito mesmo que a maioria dos membros ilustres da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Tomar estão mesmo convencidos que agem livremente e de acordo com imperativos das suas consciências! A ânsia de mostrar serviço e a falta de cultura política e de literácia básica faz destas coisas. Acham genuinamente que estão a representar um grande papel nem se apercebendo que fazem de muleta.
Outro tanto não direi claro está dos representantes da CDU e BE....Têm a cartilha bem decorada e de cabo a
rabo!

jccorreia disse...

Pois Professor ,somos um País rico e inteligente.Com múltiplos recursos!
Só comissões de utentes temos pelo menos 2: a do sr. Soares, a fazer de correia há uma data de anos(é a tal em que há nomeações em vez de eleições!) que até já indicou os seus representantes para o conselho geral do CHMT(obviamente também o ubíquo sr.Soares) e uma nova mas muito determinada! Desconheço os fundadores(parece um segredo bem guardado...) mas já atinaram com mais uma fantástica manifestação a favor do Hospital( mas alguém está contra?). Como será de supor é mais do mesmo: alternativas zero,demagogia muita.
Abençoado Hospital que tantos amigos tem!

alexandre leal disse...

Caro Professor

Julgo que depois do que ontem o País assistiu na RTP programa Prós e Contras,só por teimosia ,cegueira ou estupidez vão algumas luminárias continuar em bicos dos pés a tentar perturbar o curso inevitável e imparável da restruturação do CHMT.
Ouviram-se elogios ao vilipendiado CA vindos dos diversos quadrantes: Govêrno, personalidades de dimensão nacional do PS,por muito que isso custe à concelhia, presidentes de câmara socialistas,etc., especialistas na matéria,etc.
Bem sei que ninguém ligou nenhuma à nossa inefável comissão de saúde ,que não teve oportunidade de abrir o bico,apesar de pedirem insistentemente uma abébia... Assim se perdeu certamente um momento inesquecível de televisão, com a jovem promessa e a Dona Rosa a explicarem ao País como tudo se deveria passar.
Para terminar,espero que tenha entrado nestas cabecinhas que estava previsto no plano nacional existente desde Correia de Campos , o encerramento
da Urgência em Tomar e foi a actual administração que optou ,arriscando,pela Urgência básica. Torçamos para que se aguentem!
A verdade é como o azeite por muito que custe a alguns.

alexandre leal disse...

Nem de propósito! Estava convicto que tinham aprendido alguma coisa com o programa de ontem quando me informaram que o perene líder tinha ido à Rádio Hertz fazer terríveis e tonitroantes acusações ao Presidente da Câmara,cliente do costume.
Como é habitual saiu-lhe tudo embrulhado e parece poder deduzir-se que o arguto e persistente político poderá ter passado pelas brasas durante o programa,uma vez refere não ter ouvido o que todos ouviram e ouvido o que mais ninguém ouviu!

O costume.

Boa Páscoa!