segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dar o corpo à curva...






Quando há três anos comecei a dizer nestas páginas que tínhamos crise para muito tempo, houve quem dissesse a meu respeito o que nem Maomé disse do toucinho. Entretanto caiu um presidente, a crise é cada vez mais agreste, mas apesar disso o novo presidente, Carlos Carrão, continua a achar-se capaz de pilotar a velha e rota barca tomarense até final do mandato. Ou pelo menos assim pensava ainda a semana passada. 
Posteriormente, quiçá também acossado pela incómoda realidade local, pelo menos no que às receitas autárquicas diz respeito, parece ter mudado a espingarda de ombro. Em vez da sua tradicional postura de eleito atento, venerador e obrigado, saiu-se com uma catilinária anti-governamental em plena reunião do executivo, que terá deixado alguns dos presentes boquiabertos.
Sem argumentos próprios consistentes, resolveu recorrer aos da ANMP, e de que maneira. Como se pode ler aqui, ousou questionar o governo do seu partido, no sentido de apurar aquilo que pretende realmente: ajudar as autarquias ou pelo contrário enforcá-las? Trata-se, como decerto quem lê já terá notado, de generalizar abusivamente a penúria municipal tomarense, uma vez que há muitas câmaras praticamente sem dívidas e com menor quebra de receitas. Tal como acontece com o desemprego na Europa.
A infografia abaixo fornece um quadro comparativo com dois grupos de países bem diferenciados. Por um lado, os do Sul (Portugal, Espanha, Itália e Grécia) com elevadas taxas de desemprego (colunas cinzentas) e elevadíssimas percentagens de desemprego jovem (colunas pretas). Por outro lado, os da Europa Central e do Norte (Alemanha, Áustria e Holanda), com taxas de desemprego inferiores a 10%, tanto globais como de jovens. Tal é a situação presente, quer nos agrade ou não. Num caso os países cristãos, onde a Reforma nunca conseguiu singrar; no outro aqueles em que, inversamente, os protestantes representam mais de metade da população. Cada qual fará o favor de sacar as conclusões que entender.

 Le Monde, 14/04/2012, página 11

Quanto ao presidente Carrão, tudo indica que esta sua atitude resultou do desespero que lhe vai na alma, ao concluir finalmente que não tem qualquer hipótese de terminar em boas condições o seu mandato. Começa até a haver dúvidas entre os "laranjas" acerca das suas reais capacidades de governação em época de penúria. De qualquer modo, ao cabo de quase 15 anos de farturas, é mais um autarca com tarimba que se vê forçado a dar o corpo à curva. Agora só lhe falta interiorizar a recente e feliz fórmula sucinta de Miguel Relvas, para todos os autarcas do país: Aprender a gerar valor acrescentado, em vez de gerir riqueza. A vida é dura! E quanto mais para a frente, pior!

2 comentários:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

E vejam só!... O actual presidente da CMTomar, Sr. C. Carrão, mal abre a boca...

Até me faz lembrar o que fizeram ao Dr. Pedro Marques na imprensa local há uns bons anos atrás, quando estava em marcha um golpe para colocar o Sr. Paiva do PSD na presidência - e já lá vão 15 anos! Se a memória não me falha, já por aí andava o Dr. Relvas. Quem houvera de ser?

E bumba! Mais uma referência a um pensamento do sapiente MRelvas, daquelas a merecer fazer parte do património cultural da pátria, para educar as gerações de hoje e futuras.

Pelo que me apercebo, o Sr. Carrão é da linha de Relvas, o Sr. Tenreiro é da linha de Relvas (aposto!), o Sr. Paiva era da linha de Relvas, o Sr. Curvêlo de Sousa era da linha de Relvas, o Sr. Pedro Marques gostava de ser da linha de Relvas,

e..., obviamente, o Sr. A. Rebelo é da linha de Relvas!

Mas há mais:existe por aí gente que também é da linha do Dr. Relvas, mas mete o rabinho entre as pernas, na expetativa..., a fingir que não lhe lambe as baínhas das calças todos os dias, por portas e travessas...(há muito tempo!).

Está visto: a concorrência é da Lamarosa ao redor do Dr. Relvas.

Não há por aí quem desafie, na praça pública, este oportunismo mesquinho e cínico?

alexandre leal disse...

Amigo Cantoneiro

Acho o seu texto redutor porque injusto face a outros protagonistas e principalmente para os seus admiradores que esperavam ficar mais esclarecidos.
Então quais as linhas(para usar o seu inspirado termo) do Sr. Luis Ferreira,Arq.Vitorino , Dona Graça,etc
Não têm ?!?

Cumprimentos.