sábado, 7 de abril de 2012

TOMAR A DIANTEIRA MUDA DE RITMO

L'Express, 28/03/2012, página 67

Em quatrocentas páginas, um historiador indiano, professor de História na Universidade de Los Ângeles - USA, explica o descobrimento do caminho marítimo para a Índia, visto pelos indianos da época.
Légende et tribulations du vice-roi des Indes, Sanjay Subrahmanyam, Alma éditeur, Paris, Abril 2012, 25 euros.

Tomar a dianteira tem já três anos de existência, 2.411 textos publicados e 438.187 visitas de página, de acordo com os dados fornecidos pelo motor de busca Google. Até agora, o ritmo de publicação tem sido de dois textos diários, um matinal outro vespertino. Poderia continuar com essa passada, apesar da pasmaceira local, onde avultam os dois semanários, que não por mero acaso se abstêm de incluir quaisquer editoriais, artigos de fundo ou textos de índole política...
A ilustração supra forneceria matéria para mais uma série de intervenções, com alguns génios nabões a perguntar "Mas o que é que aquilo tem "a haver" (em vez do correcto "tem a ver") com Tomar?" E eu matreiramente a responder que "Pois, realmente...mas aquela cruz que o Vasco da Gama ostenta no peito, assim a modos que como marca de fábrica e bilhete de identidade de um povo e de uma terra, que outrora..."
Tudo bem pensado, decidi não ir por aí. Doravante, Tomar a dianteira abranda, não só para poupar combustível, mas também e sobretudo para pensar, para ler, para ouvir e para constranger outros a darem o peito às balas.
Os tempos estão perigosos. Basta dizer que, seguindo o exemplo dos Estados Unidos, o BCE começou há pouco a praticar também a política do senhor Ponzi, o tal da pirâmide... O que significa que o colapso económico europeu pode estar mais próximo do que geralmente se imagina. E se assim for...
A partir de agora Tomar a dianteira só publicará novos textos ou ilustrações quando haja acontecimentos com implicações locais que se considerem significativos em matéria de devir colectivo. Ou se verifique alguma evolução na pestilenta situação política tomarista.

Sem comentários: