sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AS ACÇÕES, AS INTENÇÕES E AS CONSEQUÊNCIAS

Semanário SOL de 27/11/09

Nunca fiz parte do maioritário grupo de eleitores para os quais os eleitos agem sempre e deliberadamente no sentido de prejudicar os cidadãos, apenas pensando em manter o poder a todo o custo. Conheço um pouco alguns dos nossos autarcas. Sei que são pessoas sérias, educadas, atentas e bem intencionadas. Concedo que alguns possam agir mais em função da futura reeleição do que para prestar serviço aos munícipes. Em contrapartida, recuso liminarmente que possam alimentar sequer a ideia de ir de propósito contra os interesses do eleitorado local.
O que desde o início desta nossa democracia, que nos foi ofertada de bandeja, me parece estar a ocorrer com frequência, é que, ou os nossos representantes não conseguem alinhavar consequentes modelos de desenvolvimento, nitidamente por falta de ideias; ou vão tomando decisões sem se dar conta das suas previsíveis consequências nefastas.
Tomar constitui de resto, desde há anos a esta parte, um excelente exemplo de planos com sectores antagónicos uns em relação aos outros, sem que o membros do executivo ou da assembleia municipal disso se dêem conta. Pelo menos aparentemente. Para não recuar demasiado, o que tornaria este texto excessivamente longo, temos neste momento dois casos paradigmáticos -os arranjos junto ao convento e os moínhos da Levada.
Reconhecendo desde há tempos que um dos problemas do nosso comércio reside no facto de os turistas que vão ao convento não descerem à cidade em grande parte dos casos, fará algum sentido melhorar as condições de acolhimento e estacionamento lá em cima, sem cuidar previamente de arranjar soluções cá em baixo ? Na mesma linha, num período em que a autarquia vai ter de reduzir despesas e/ou aumentar receitas, como justificar um investimento de vários milhões de euros, que obviamente apenas vai originar ainda mais despesas futuras ?
Andava nestas considerações, buscando em vão uma resposta satisfatória para tais incoerências, quando me deparei com a ilustração acima. Afinal a nosso problema, e o de muitas outras terras por esse país fora, provém de uma das zonas do nosso cérebro, chamada "Giro cíngulo" (texto inferior do lado esquerdo). a área que processa a capacidade do ser humano de ter flexibilidade e adaptar-se às mudanças, influenciando o pensamento orientado para o futuro." Ora aí está ! Somos nitidamente sudesenvolvidos nessa área. Com pouca ou nenhuma flexibilidade, muito escassa adaptação às mudanças e nada orientados para o futuro. Pelo contrário. Estamos sempre convencidos de que o passado é que era bom.
Dirão os habituais cépticos que poderá não ser verdade, uma vez que consumimos, havendo por conseguinte um uso razoável dessa área cerebral. Trata-se de uma visão demasiado superficial. Se aprofundarmos um pouco, constatamos que se trata quase exclusivamente da trilogia alimentação/vestuário/calçado, o chamado consumo primário. Olhando ainda mais atentamente, chegaremos facilmente à conclusão que em termos de alimentação até estamos a consumir demasiado. Basta anotar a cada vez maior percentagem de obesos, satisfeitos ou não.
Sobre consumos mais elaborados, designadamente na área cultural, o melhor é ficarmos por aqui. Num país em que os jornais de maior circulação são os desportivos; num país onde todos os jornais de informação geral têm um suplemento desportivo, ou pelo menos uma secção; num país onde, em contrapartida, os jornais desportivos não incluem qualquer secção ou suplemento de informação geral; num país, enfim, em que as televisões... espantará assim tanto que os eleitos não tenham ideias operativas, que sejamos como somos e que estejamos como estamos ? A mim não ! Só não sei é quanto tempo vamos poder continuar a viver assim. E gostava tanto de saber !

1 comentário:

Sebastião Barros disse...

Amigo Caiano:
A minha ignorância na área informática (e nas outras, mas não vêm agora ao caso)está na origem da publicação prematura do apelo que vamos fazer conjuntamente com a imprensa e rádio, mas só a partir da próxima quarta-feira à noite.Por isso já foi retirado Em todo o caso, muito obrigado pelo seu apoio, que fica já em reserva para esse dia, como subscritor inicial.