sábado, 14 de novembro de 2009

LÁ COMO CÁ - MEXAM-SE PORRA !

D'O PÚBLICO de hoje, naturalmente com os nossos agradecimentos e a devida vénia ao irmão maior, esta local sobre Veneza e alguns dos males que atingem a antiga Sereníssima República. Lá como cá, os habitantes, descontentes com as elevadas taxas e outras alcavalas, vão votando com os pés.
Curiosa a posição dos defensores de Veneza - "Agora já não é uma cidade, é uma adeiazita." Apesar dos seus actuais 60 mil residentes. Inversamente, como quase sempre em relação à Europa, os políticos locais, sobretudo os apoiantes e ou discípulos de António Paiva, persistem em designar Tomar como uma cidade média. Apesar dos seus menos de 30 mil habitantes. Em bazófia e afigurações, somos realmente os maiores.



Nesta outra perspectiva da Praça de S. Marcos, agora já sem a maré alta anual, e à tardinha, quando os turistas já se foram, rumo a paragens mais em conta, um dos muitos vendedores ambulantes arruma o seu estabelecimento. Em Tomar pouco ou nada há especificamente para consumo dos turistas. Os tomarenses e outros residentes não ousam dizê-lo, mas deduz-se do seu comportamento que ainda continuam a julgar que "Deus Nosso Senhor tem lá muito para nos dar." Para eles, aqui fica o secular dito popular: "Fia-te Nele e não corras; logo verás o trambolhão que apanhas."
Uma outra comparação pertinente e importante é que, se com mais de 50 mil turistas por dia, a população residente de Veneza continua a reduzir-se drasticamente, em Tomar certamente que o turismo de passagem ou turismo cultural, por si só, não nos ajudará muito a ultrapassar a nossa actual crise. Qualquer que venha a ser o seu desenvolvimento. Pelo menos o Lavoisier já há um ror de anos que proclamou - "As mesmas causas, nas mesmas condições de envolvência, produzem sempre os mesmos efeitos." Em qualquer cidade ou país, acrescento eu que não percebo grande coisa destes assuntos...

Sem comentários: