domingo, 15 de novembro de 2009

A CONTINUIDADE EVITA NOTÍCIAS DESTAS


Após a leitura desta notícia, d'O PÚBLICO de ontem, os costumeiros conformistas crónicos, da alto da sua evidente mumificação raciocinal, limitar-se-ão a constatar e proclamar que afinal isto é tudo a mesma ..... por todo o lado. Erro o deles. Tomar tem mais habitantes que Beja e menos cerca de 250 funcionários municipais, o que vem confirmar que certas formações políticas quando ganham autarquias...
Em contrapartida, também tem o mau hábito de pagar aos fornecedores nove meses mais tarde, em média. E as dívidas à banca, a sociedades de leasing e a terceiros, são bem mais gordas. Diz-se por aí, ao ouvido de alguns, que já ultrapassam os 45 milhões de euros, com pagamentos mensais obrigatórios (juros + amortizações) superiores a 110 mil euros (22 mil contos). É de respeito !
A vitória tangencial do PSD, e sobretudo o casamento de conveniência com os candidatos do PS, não vão permitir que se venha a conhecer tão cedo a real situação da autarquia, despida do manto diáfano das conveniências. A continuidade, mesmo ajudada pelas muletas do PS, tem destas vantagens -é muda e totalmente respeitadora das convenções circunstanciais.
Seria num entanto um erro considerar, a partir deste exemplo de Beja, que a situação de descalabro é a mesma por todo o lado. Sendo certo que as causas serão similares, devemos levar em linha de conta que a capital administrativa do Baixo Alentejo não tem o Nabão, nem a Festa dos Tabuleiros, nem o Convento, nem a Albufeira, nem os Pegões... nem sobretudo a mentalidade das gentes do norte, que de tudo conseguem gerar riqueza. Repare-se que Évora, logo mais acima, mas Património da Humanidade, está um bocadinho melhor, apesar de também carecer da mentalidade nortenha. A qual sobressai até no futebol. Porque afinal, quem ganha campeonatos ? Onde está a maioria dos clubes dos escalões principais ? Será simples acaso ? Ou a aplicação prática do conhecido preceito cristão "Ajuda-te e Deus ajudar-te-á ?
Aqui fica, à consideração de VExas.

Sem comentários: