domingo, 22 de novembro de 2009

NUMA MANHÃ DE NEVOEIRO...

Neste domingo tipicamente outonal, que acordou baço, como é próprio da estação, Tomar a dianteira resolveu subir uma vez mais a velhinha Calçada de S. Tiago (ou Santiago, na versão espanhola). Rumo ao Castelo e ao Convento. Como mostram as duas fotos, é um espectáculo diferente. Mostra exactamente aquilo que os nossos políticos, tanto locais como nacionais, não querem que saibamos. A maneira como vêem não só a velha Casa da Ordem, mas igualmente tudo o resto, incluindo a actual crise. Tão escondido no nevoeiro mental/conceptual, que nem sequer lhe adivinham os contornos, quanto mais agora a solução.


Daí a grande moda actual em Tomar. Ir proclamando que o nosso futuro está no turismo. Naturalmente com o Convento à cabeça. Pois bem; tal como os sebastianistas, e outros arautos do 5º império, que aguardam a chegada do nosso Salvador, montado num cavalo branco e numa manhã de nevoeiro, aqui temos o maior e melhor património tomarense coberto de nevoeiro. E agora ? Quais são as vossas verdadeiras intenções ? Começar finalmente a ser dignos daquilo que herdaram ? Iniciar agora a nossa cavalgada rumo ao progresso ? Ou continuar a simular o real exercício do poder ? Avançar, inovar, empreender ? Ou aguardar, retardar, dificultar, desculpar, emperrar ? Dormir com a história e engravidá-la ? Ou sair desse leito e dar lugar a outros ? Os tempos não estão para feitios de caracol, ou de tartaruga. Se é que alguma vez estiveram.
Os eleitores nada dizem publicamente, mas sente-se que aguardam obras, pois estão fartos de palavras. E não vão continuar a esperar durante muito mais tempo. Infelizmente, para quem vive da ocupação estática do poder.

3 comentários:

Pensamentos soltos disse...

Viram por aí D. Sebastão?

Rébelesco disse...

Segundo a Wikipédia, D. Sebastião I de Portugal ficou conhecido como O Desejado. É também memorado como o Encoberto ou O Adormecido, devido à lenda que se refere ao seu regresso numa manhã de nevoeiro, para salvar a Nação.
Também por terras de Tomar é desejado que alguém apareça a nível político, que não esteja encoberto ou adormecido, porque desses já há muito o povo tomarense vai tendo, quer com ou sem nevoeiro.
E um D. Sebastião não há meio de voltar para salvar Tomar na batalha dos oportunistas e enquistados no poder.
Volta D. Sebastião para ajudares Tomar, não nas aberrantes coligações pós eleições, mas nas suas muitas horas sombrias.

Anónimo disse...

É bom saber que o D.Sebastião nos vai livrar das "aberrantes coligações pós-eleitorais"...

Pena é que os outros - os excluídos da "mama" - não tenham um pingo de vergonha, nem de decoro ao confundir - sempre -, a árvore com a floresta e a misturarem o trigo com o joio.