quinta-feira, 26 de novembro de 2009

BOAS NOTÍCIAS DO CONVENTO - 1

Há por aí conterrâneos bem intencionados que não se cansam de repetir que Tomar a dianteira "só diz mal, é só má-língua". Têm razão, se esquecermos que não seria nada honesto afirmar que está um sol radioso, quando toda a gente vê que chove a cântaros. Ou não será assim ? Acham melhor tentar adormecer os eleitores com notícias falsas, ou com silêncios cúmplices e comprados ?
Hoje, só para contrariar tais arautos, resolvemos dizer bem do Convento de Cristo. Assim, a magnífica Sala dos Cavaleiros, no ex-Hospital Militar Regional 3 (1927/199o), de finais do século XVII (1688), fechada ao público há décadas, está de boa saúde. Aqui temos um aspecto do tecto octogonal de madeira policromada, ainda em bom estado de conservação, apesar da notória falta de manutenção adequada. E até temos tido muita sorte -ainda não roubaram a lanterna. Ao preço a que estão as antiguidades, vá lá, vá lá ! Continuamos a ser um país de brandos costumes. Oxalá por muito mais tempo !


Outro aspecto da antiga enfermaria conventual, mais tarde adaptada a hospital militar. Diga-se em abono da verdade que os militares, apesar de terem alterado bastante, também se esforçaram na conservação das instalações. A dada altura até fizeram escavações na fachada norte, tendo encontrado vestígios importantes da parte desaparecida da cerca de muralhas templárias, do século XII.




Finalmente, uma outra boa notícia, que constitui simultaneamente um esclarecimento importante. Aqui há meses, foram os tomarenses defensores do património sacudidos com uma notícia alarmista do semanário EXPRESSO. Titulava aquele conceituado hebdomadário "O Convento de Cristo está a caír", ilustrando a notícia a duas colunas com uma fotografia de dois artesãos (arcos de abóbada) do Claustro da Hospedaria. Escrevemos na altura que não havia matéria factual para tanto alarme, no que fomos apoiados pela directora do monumento. Era apenas um detalhe, normal num claustro com mais de quatrocentos anos. A demonstrar que tínhamos razão, aqui está o aspecto actual da mesma arcaria de abóbada, já devidamente restaurada. E que bem que ficou ! Quem não tenha acompanhado o referido incidente, nem repara que houve restauro. Para usar uma linguagem jovem, muito ao gosto de certo vereador local -Boa !



2 comentários:

Maria disse...

Ora até que enfim, há boas notícias.
Venham mais.

Pensamentos soltos disse...

No meio de tanta coisa negativa, haja incentivo positivo.
O José Hermano Saraiva tá muito eorgulhoso , boa.