quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FALTA DE RESPEITO PELOS OUTROS






Estas três fotografias valem por muitas palavras. Ainda assim, numa terra pouco dada a meditações, o melhor é explicar. Na obra frente ao antigo hospital, estarão seguramente a ser respeitadas todas a condições de segurança, que a inspecção do trabalho não é para brincadeiras. Mas não estão a ser respeitados nem os direitos dos cidadãos pedestres, nem as suas condições de segurança.
A foto 1 mostra bem que as passagens para peões, tanto a da esquerda como a da direita, só têm saída pelas faixas de rodagem. O que, convenhamos, poderá ser tudo menos prudente. Se um condutor menos atento atropelar alguém, dirá logo "Eu ia na minha faixa; a pessoa é que se meteu à frente..."
Tudo isto já aqui foi dito há mais de um ano, logo quando começou a obra. Dado, porém, que os empreiteiros e construtores já são suficientemente causticados pelos competentes serviços da autarquia, e tendo em conta igualmente que havia necessidade efectiva de todo o espaço da via pública que foi ocupado, com a grua e outros engenhos, lá nos remetemos ao silêncio e o hábito instalou-se. Que uma pessoa habitua-se a tudo, com maior ou menor facilidade...
Aconteceu então que um nosso leitor nos veio lembrar o problema, argumentando que os nossos reparos dão frutos. Raras vezes, caro concidadão. Raras vezes ! Adiante...
Sem pretender de modo algum hostilizar o construtor, e muito menos prejudicá-lo, decidimos voltar ao assunto, e com alguma esperança numa solução, baseados num detalhe que faz toda a diferença (penso eu de que...): mudou o vereador responsável pela defesa civil. Melhor ainda -pela primeira vez na história local, um mesmo vereador acumula os pelouros dos bombeiros, defesa civil e cultura. Ora como cultura deve ser, antes de mais, a arte de saber viver, pode ser que haja agora disponibilidade para estabelecer um corredor para peões, em cada uma das duas fachadas da fotografia, com grades metálicas, ou simples estacas de ferro, ligadas entre si de maneira sólida. Tudo bem sinalizado, claro está.
Ficamos aguardando, que apesar do nosso vereador também ser músico, não deverá querer limitar-se a dar música ao pessoal, como tem sido hábito da autarquia em variadas ciscunstâncias. Aqui fica o apelo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

Constato com imensa satisfação que deu ouvidos à minha chamada de atenção para a situação que se verifica em frente ao hospital da Misericórdia. Agradeço ter feito as diligências devidas e exposto o assunto.
Sinto-me bem! Ambos cumprimos o nosso dever de cidadania!