sábado, 28 de novembro de 2009

ESTOU ANGUSTIADO E INDECISO



Perante estas três fotografias, de monumentos do país de nuestros hermanos, estou angustiado e indeciso. Angustiado, dado que não gosto mesmo nada de ser injusto, ou de faltar à verdade factual. Indeciso, ao não conseguir optar entre duas hipóteses comportamentais dos eleitos espanhóis. Tenho muito fortes suspeitas de que haverá aqui algo que não bate certo, que não joga.
Em Tomar, cujo Convento de Cristo é Património da Humanidade desde 1982, há indícios importantes de que o IGESPAR, que tutela o monumento, se prepara para mandar lavar a jacto de areia a Janela do Capítulo e toda a parte exterior do coro manuelino. Excepto talvez, mas falta ainda confirmar, o Portal da Virgem.Preocupado com as previsíveis consequências irremediáveis de tal acto, para mim bárbaro e desnecesário, fui indagar alhures.
Como o método de lavagem com jacto de areia foi desenvolvido em França, nos anos 60 do século passado, para corresponder à encomenda do então ministro da cultura, André Malraux, deduzi que em Espanha, dada a vizinhança e os muitos contactos, também já utilizariam essa técnica para tornar os monumentos mais apresentáveis, em conformidade com a visão pseudo-higiénica de alguns responsáveis.
Pois não senhor ! Em Córdoba, (Foto de cima -Vista exterior de um trecho da fachada da antiga mesquita, agora catedral), em Salamanca (Foto do meio -Portal plateresco da Universidade) e em Santiago de Compostela (Foto de baixo - A catedral vista de frente), os monumentos mais importantes, que são igualmente Património da Humanidade, tal como o nosso Convento, continuam a ostentar a pátina que lhes corresponde. Ainda não foram lavados a jacto de areia, de acordo com as fotos, que são actuais. Donde a minha indecisão e a minha angústia. Será que os nossos vizinhos ibéricos são tão "tapados" que nem sequer conseguem sacar fundos em Bruxelas para limpar os monumentos ? Ou, pelo contrário, logram na verdade obter fundos bem superiores aos nossos, mas decidem aplicá-los em obras mais úteis e prioritárias para toda a população ? Haveria igualmente a hipótese de delapidação das comparticipações comunitárias. Todavia, se tal fosse o caso, já se saberia, tratando-se de milhões e milhões de euros.
Em conclusão -Na ausência de adequadas informações oficiais, tudo aponta neste momento para mais uma empreitada em Tomar com demasiadas zonas de sombra. Haverá coragem para esclarecer cabalmente os cidadãos ? Pela minha parte, não tenciono calar-me. Irei até onde a legalidade permitir. E estou persuadido de que muitos outros eleitores me apoiarão. A partir de quarta-feira à noite logo veremos.

Sem comentários: