sábado, 1 de maio de 2010

CLIMA DE TRAGICOMÉDIA

Virá talvez a ser a notícia do mês, e até do ano. Nunca se sabe. Quando há alguns dias aqui se escreveu que membros do executivo são incapazes de ler projectos, o que os leva a votar coisas sem saberem muito bem o que estão a fazer, os senhores integrantes do actual executivo ficaram enchicharados. Naturalmente por espírito de casta, mas também, e sobretudo, porque a uns a carapuça adapta-se perfeitamente, enquanto que outros começam a sentir-se incomodados em semelhante companhia. Adiante...
Houve até quem tivesse o descaramento de enviar-nos um comentário, no qual se fazia uma estapafúrdia comparação entre quem aqui escreve e um menino birrento, a quem a mãe recusa o chocolate que ele pede. O escrito tinha tanta propriedade que até perguntava se tínhamos entendido a metáfora, quando afinal se tratava de uma comparação. Avancemos...
A notícia d'O TEMPLÁRIO ON LINE, que acima se reproduz, confirma inteiramente tudo quanto aqui se escreveu sobre o assunto. E vai mais longe. Divulga que, no fim de contas, nenhum dos 7 membros do actual executivo sabe na verdade o que vai ser feito entre a rotunda e a moagem. Situação muito bizarra, quando se sabe que o projecto agora em execução já foi apreciado e votado favoravelmente pela câmara. Surge então a pergunta inquietante: Se até no executivo, onde há dois advogados, um arquitecto, uma professora e uma socióloga, ninguém se mostra capaz de explicar um projecto em execução em plena cidade antiga, que havemos de pensar dos outros vereadores e da maior parte dos elementos da Assembleia Municipal ? Saberão mesmo de verdade o que andam a fazer na política local ?
Resolveram convocar os arquitectos responsáveis, para virem explicar a sua obra. É uma decisão prudente, mas incompleta e atrasada. Prudente, pois permitir-lhes-á (pelo menos a alguns deles) sacudir a água do capote, agora que a borrasca se anuncia forte. Incompleta, dado que os ora convocados para explicações complementares e forçadas, decerto se limitaram a fazer o que lhes foi pedido. Sendo assim, o mais proveitoso será chamarem igualmente o "pai da criança" e actual treinador da relativa maioria PSD, o ex-presidente António Paiva. Atrasada enfim, posto que tanto os integrantes da circunstancial maioria, como os oposicionistas, já deviam ter assumido a sua ignorância na matéria há muito tempo. Agora é bem capaz de ser demasiado tarde. E os eleitores vão sentir-se intrujados uma vez mais.
Crescentemente agrestes, estes tempos que não poupam ninguém na política activa tomarense...

8 comentários:

Anónimo disse...

Ó Sr. Dr. Rebelo

A muralha pertence ao projecto do Polis, que foi sempre "escondido" o mais possível da oposição no Executivo e na Assembleia Municipal.

Por tais razões há inúmeros projectos que só o Barão da Trofa, o Corvelo e o Carrão conhecem (mais o Barão, como é óbvio, que os outros dois estarolas).

Aliás, parece que nem estes dois sabem sequer do que se trata.

O Barão conseguiu comandar a ilha (Polis) sem lá deixar entrar os outros, era uma sociedade quase secreta.

E sabe que mais, houve as eleições de 2005 (sim dois mil e cinco) e os dirigentes do Polis ficaram os mesmos (Manso Marques - PS e Tó Madureira - PSD, Barão/Carrão e Corvelo -PSD) até ter acabado agora há um mês!

Os vereadores da oposição (Carlos Silva, Pedro e Rosa Dias) nunca foram chamados e o que souberam do Polis foi o mínimo dos máximos e algumas coisas a saca rolhas. Os da assembleia idem, idem.
Actualmente o Pedro e a Graça são mantidos totalmente à parte. Os da Assembleia idem.

Os outros dois rosas, como são da casa, devem saber mais umas coisitas que o Silva sabia.Os rosas da Assembleia idem.

Ainda ontem na Assembleia um deputado picou o Corvelo e o Monteiro com o Polis, que nada disseram. Mudos e quedos.

O segredo é a alma do negócio e o Município paga a factura (uns valentes trinta milhões!!!!!!!!!!)

Viva o regabofe!!!!!

Anónimo disse...

Já a compararam ao Muro das Lamentações. Não é, porque em Tomar ninguém se lamenta, vivem todos contentes.
Compararam-na ao Muro de Berlim. Não é, porque em Tomar não há maus rapazes nem más raparigas, todos se comportam bem, até comem as sopas todas.
Esqueceram-se da Muralha da China. A muralha em construção serve para travar a invasão das empresas, de outros organismos e de pessoas que possam trazer desenvolvimento a Tomar, um bicho maldito. A muralha será construída em anel à volta da cidade, com portagens nas portas de entrada, o que vai resolver o problema financeiro da CMT. Para lá da muralha ficam os Bárbaros capitalistas.
O chinês que andava por aí não vos deu esta informção?
Tomar vai seguir a minha doutrina e construir o socialismo numa só cidade, daí precisar da muralha.
Estaline, o Pai dos Povos e dos patos do Nabão

Anónimo disse...

Alguns já começam a ver alguma coisa. Mas é bem pior do que se pode imaginar. Tomar está dividida em dois blocos os inteligentes da câmara e os burros, que somos todos os outros 40.000 é muita gente a deixar uma meia duzia estragar Todo um concelho e uma cidade. A vida é assim pelo menos aqui e por agora.

Anónimo disse...

Também andas aqui zezinho vasconcelos? Bem vindo!

Anónimo disse...

Não é só Lisboa.
Tomar também vai ter uma muralha fernandina.
A do Curvelo, claro...

Anónimo disse...

Olha que rico sítio para urinar, agora que o Noite e Sol reabriu!!! E também um verdadeiro "éden" para os rapazinhos pinta-paredes deixarem "escorrer" a sua veia artística!!!
Hum, grafittis e cheiro a urina...bela combinação! Não dou 2 semanas depois da inauguração para aquilo ficar com um aspecto nojento...aliás como está a ficar toda a cidade.
E se quase sempre condeno a acção dos grafiteiros cá do burgo, desta vez até sou rapazinho para lhes oferecer umas latitas de tinta, damais chata de remover, na condição de me garantirem que esborratam aquilo tudo!!!
Quanto à parte líquida tratarei de contribuir generosamente...dentro das minhas possibilidades.

Anónimo disse...

O zezinho começa a ter mais tempo para estas coisas. Agora com o novo código de execução de penas começa a perder clientela no emprego.

Anónimo disse...

Paredão no Flecheiro, paredão na Moagem! Não seria melhor mudar o nome deste povoado para Paredes do Nabão?