segunda-feira, 3 de maio de 2010

PARA ONDE VÃO OS NOSSOS IMPOSTOS - 3

"Cidade de Tomar" noticiou o caso com algum relevo: Alguém anda a danificar e/ou a roubar os varões dos gradeamentos laterais da Ponte Pedonal. Após cuidada observação no local, parecem-nos lógicas e inevitáveis algumas deduções. Antes de mais, ressalta que os projectistas não tiveram em conta o contexto humano naquela zona, tendo consentido a aplicação de material que está longe de ser assaz sólido para resistir aos vândalos. O que lá estava antes, pelo contrário, resistiu durante anos, até ser agora substituído, sem se saber bem porquê. Se calhar, porque os dinheiros de Bruxelas desnorteiam muito boa gente. A tal ponto que até o empresário conservador Ferraz da Costa desabafou um dia destes que "O país é demasiado pequeno para se roubar tanto!" Se até a direita dura já se queixa...
Pode também alegar-se que os ditos cidadãos mal formados apenas se aproveitam da garantida impunidade, dado que nunca por ali se vê a PSP. É um facto, tal como a conhecida falta de efectivos daquela força de segurança. Os dinheiros, tanto públicos como privados, não são elásticos e o recurso ao crédito tem limites impostos pela prudência.
Mudando para um registo irónico, pode dizer-se que os energúmenos predadores até podem ter uma boa desculpa. Como os dois novos gradeamentos da ponte custaram a bagatela de 7251€ = a 1.450 contos, devem estar convencidos de que os varões roubados valem pequenas fortunas. Até podem ser de algum metal precioso. De prata, por exemplo. Nunca se sabe !

4 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente não gamaram os varões/espigões que ficaram no final de cada corrimão, quer na ponte pedonal, quer nos gradeamentos do deck, da Casa dos Cubos, que tão perigosos podem ser para os utentes.

Isso sim seria um favor à burrice dos projectistas!

Anónimo disse...

Os meus impostos vão um pouco direitos a "quinta da marinha" situada no flecheiro

Anónimo disse...

Tomar já é vista por muita gente, mesmo por gente de fora, como uma "cidade cigana". Isso mesmo me foi dito por amigos que vivem noutras localidades aqui próximas e me afirmam que essa começa a ser a imagem que transparece da vida que se vive em Tomar. Desde os desmandos em plena luz do dia, até à violência nocturna que passa por constantes agressões a pessoas às portas dos bares, acidentes de viação que passam impunes, assaltos a jovens estudantes a caminho das escolas, vandalismo sobre bens de equipamento colocados na via pública e já há algum tempo referenciados no jornal Expresso que considerava Tomar como uma das urbes de pequena dimensão na linha da frente do vandalismo nocturno, a vida do dia-a-dia em Tomar está a drgradar-se a olhos vistos perante a passividade das autoridades. A Câmara nada faz para invester esta situação. O contrário é que seriq de estranhar. A polícia, através do seu comandante, insiste em afirmar que está tudo bem, tudo controlado...
Há alguns dias passei por acaso na ponte pedonal do Flecheiro e vi realmente a destruição de que tem sido alvo. Aquilo não é apenas vandalismo puro. Muitos dos varões foram sistematicamente serrados simetricamente dum lado e doutro pqara aproveitar o tubo. está bom de ver!!!

É só qualidade em Tomar...

Anónimo disse...

corrigenda: onde se lê "quinta da marinha" devia ler-se "quinta do pascoal - flecheiro/nabão resort " .