sábado, 8 de maio de 2010

CONTORCIONISMO POLÍTICO E MALABARISMO ADJECTIVAL

No seu texto "Tudo tem um limite", que antes reproduzimos com o devido destaque, o senhor vereador Ferreira mostrou-se agastado, qual donzela ultrajada, porque aqui escrevemos, numa análise política, que fora da política não conseguiria auferir nem o vencimento nem as mordomias proporcionadas pelo intempestivo acordo de coligação. É natural. Habituados a uma actuação praticamente sem críticas, graças a uma informação local habilmente condicionada, estranham a nossa frontalidade. Apesar de respeitarmos todas a regras da boa cidadania -direito à vida privada, ao bom nome, a informar e ser informado, a ser considerado inocente até prova em contrário, produzida em julgamento imparcial, etc.etc.
Em vez de responder no mesmo estilo directo, informando, esclarecendo, mostrando, justificando, o respeitável autarca resolveu afinal usar uma táctica quase tão velha como o mundo: Como a mensagem lhe desagradou, atacou quem julga ser o mensageiro. E não o tentou agredir, ou até matar, porque esse tempo já lá vai há muito. Mas a técnica de tentar desqualificar o mensageiro já não será a melhor, nesta época de auto-estradas da informação.
Dirá o nosso edil que "quem não se sente, não é filho de boa gente". Conquanto aqui no Tomar a dianteira prefiramos "Quem não 60 (à mesa do orçamento municipal), não 70 (amanhar), sempre lhe diremos que tal desculpa, na nossa fosca óptica, foi chão que já deu uvas. Agora já nem cepas tem.
Se realmente o digno vereador da cultura e do turismo pretende evitar que voltemos a apelidar a coligação 3+2 de meramente circunstancial e alimentar, fará o favor de nos informar quais os objectivos políticos contidos no acordo assinado entre ambos os partidos. E se estiver em condições de nos indicar que planos tem a coligação, tanto para a cidade como para o concelho, para além de umas vagas obras a financiar com dinheiros de Bruxelas, e cuja utilidade real não é nada evidente, (como de resto já aconteceu com a rotunda, o paredão, o campo de treinos, o Mouchão, etc. etc.), ficaríamos muito agradecidos. Porque realmente, o que até agora se sabe é extremamente pouco: 2 vereadores a tempo inteiro, automóvel para cada um, telemóvel para cada um, ajudas de custo para cada um, secretária/o para cada um, pelouros para cada um, um secretário na AM. Quanto a opções políticas, planos, projectos, ideias com futuro, nicles. Se o PSD não tem qualquer plano estruturado e previamente debatido para todo o mandato, o PS está exactamente na mesma. Ou estaremos enganados ? Quais foram afinal as bases reais do acordo de coligação, para além das benesses pessoais ?
E depois ficam muito ofendidos, quando se escreve que se tratou apenas de assegurar um confortável ganha-pão para cada um dos eleitos intervenientes? Nestas coisas, como em tudo, em vez de insistir no malabarismo adjectival, o melhor mesmo é explicar a situação, de maneira simples e concisa. Porque o que aí vem vai ser muito pior do que aquilo que já passou. E os eleitores são cada vez mais difíceis de intrujar. Mesmo com falinhas mansas, ou exaltadas mensagens de gente ofendida. "Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele", pois é certo e sabido que a liberdade tem os seus custos. Sábio como sempre, o povo até aconselha: "Quem tem calos, não se deve meter em apertos".

13 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceu-se de uma amanuense no Conselho de Administração dos SMAS (650€/mês)!

Anónimo disse...

PERA LÁ O DUPLO QUEIXO NA TEM CARRO PRÓPRIO? NEM TELEMÓVEL PRÓPRIO?
JÁ PERCEBI REBELO JÁ PERCEBI COMO SE ENRIQUESSE.
JÁ AGORA COMO GANHA A VIDA O ARROGANTE DO HUGO CRISTOVÃO? AINDA É AGENTE DE ENSINO A TEMPO INTEIRO?
ESTAS PERGUNTAS É QUE ESSES DÉSPOTAS DEVERIAM RESPONDER E NÃO FAZENDO TRAPALHADAS NA CÂMARA COMO FINANCIAR LIVRINHOS DE FOTOGRAFIA DE AMIGOS E GRUPOS DE TEATRO COMO OS FATIAS DE CÁ.

Anónimo disse...

Lamentavelmente o senhor vereador luís ferreira copia rigorosamente o tipo de politica que o governo faz no seu pior. Qual Rui Pedro Barroso Soares.

E lamentavelmente a imprensa local vende-se por tuta e meia. O vereador da "cultura" e "turismo" tem vindo a distribuir benesses por algumas associações de "acções" de interesse muito duvidoso.

Os jornais locais bem podem começar a publicar uns livritos da treta que o senhor vereador assegura-lhe apoio quanto baste. O senhor vereador está a investir no seu futuro...???...!!!

Anónimo disse...

Você é um chato agora deu para dizer para ai umas verdades e ir a fundo à questão, levantado a utilidade e as vantagens para Tomar no ajuntamento do psd e do ps. Mas tinha duvidas sobre o assunto, demorou a ir lá, tal como a ver do que massa são feitos alguns dos protagonistas, se lhes derem espaço e tempo vão ver do que são capazes.
Então agora é que pergunta qual o contributo dos ps dá no município, para além das suas vantagens pessoais, isso é pergunta que se faça, não é evidente, são quatro mais outros quatro no mínimo na mesa do orçamento, que agora apoiam o que antes criticavam, bonito. E o psd em troca de nada mais que não seja a paz podre, paga essa conta do município com o nosso dinheiro, sem mais qualquer outra valia para Tomar, assim vamos andando. Á é verdade você levanta a questão da imprensa também, ainda fica admirado em Tomar, historicamente também é assim, uns tempos falam muito e demais, dizendo muitas parvoíces outros tempos calam-se muito, não vai pretender que eu lhe diga por quê? Será pelas mesmas razões dos ps?

Anónimo disse...

E a procissão ainda vai no adro.

O Vereador Ferreira deve estar aí a anunciar mais uma brilhante iniciativa da Camara: três meses de festas e animação no centro histórico, com o nosso dinheiro para alimentar as associações do Concelho.

Como se o que o Concelho precisasse fosse de festas e animação.

Anónimo disse...

Coisa pouca o que estes edis amancebados recebem, se tivermos em conta a mais valia da sua acção no concelho. Vejamos a cultura e o turismo. Numa cidade, agora apelidada de "cidade templária de Tomar" não sabendo eu quando e por quem foi autorizada a alteração da denominação, talvez numa qualquer reunião camarária, sem consulta dos tomarenses. Mas, avançando, numa cidade que já se diferenciou culturalmente com um Festival de Cinema para a Infância e Juventude, mundialmente reconhecido, por um FRINGE, que nos deu a conhecer o que de melhor se faz no mundo da dança; um festival de JAZZ, organizado por um dos melhores contrabaixistas da actualidade...está reduzida a umas "amostras" da pequenês que se faz por cá. Era cultura demais para o burgo, não fossem os eleitores ficar espertos demais e tramar as apirações políticas dos "coltos" políticos que nos governam. Construir mamarrachos e destruir o património sempre foi o máximo que estes personagens conseguiram almejar e a cidade chegou ao nível de degradação, sujidade e desnorte a que assitimos, reduzida à cultura do copo,dos amendoíns, da sopa e da gamela para a família e amigos. Mas convém atirar uns trocos para as associações com o único critério de acertar nas que menos votaram no partido, ou pagar favores aos amigos...comprar votos é fácil, sobretudo se o dinheiro não é do próprio. Que alguém se sinta orgulhoso, vaidoso ou satisfeito com o serviço que presta ao concelho é que me preocupa...como diz Fernando Pessoa "uma zebra é impossível, para quem não conhece mais que um burro" e Tomar precisa urgentemente de se libertar da canga.

Anónimo disse...

Luís Ferreira promove na RCT o Festival Bons Sons de Cem Soldos, a decorrer nos dias 20, 21 e 22 de Agosto de 2010, no «Programa da Manhã».

Anónimo disse...

E já ninguém se lembra das esperanças depositadas no recente "number one" do PSD cá do sítio? Então ele não vinha por tudo em pratos limpos?
Ah, agora já todos perceberam que afinal não é mais do que um cachorro da mesma ninhada, não é? Que afinal a sucessão não foi mais que uma manobra de "evolução na continuidade" como se dizia no tempo de Salazar!!!

Anónimo disse...

LF promove o festival Bons Sons, deixem-me rir. Devia antes dizer, LF serve-se do Festival para se promover...ele há cada uma.

Anónimo disse...

É verdade que o vereador LF se põe a jeito para levar "pancada". Fala muito! Mas parece que todos já se esqueceram que o presidente da câmara tem nome e responsabilidades. Ou não é o pacífico Corvêlo que comanda a autarquia?!
E quanto à informação local "condicionada", apelide-a antes de "incapaz" de um lado e "interesseira" do outro, que acerta mais.

Unknown disse...

Para 15:28

Pois! Realmente o Corvêlo é que devia mandar. Mas todos sabemos muito bem que não manda nada. Nem nos funcionários, quanto mais agora nos vereadores e na câmara ! É o que o salva! Após o desastre que não tarda, bastar-lhe-à dizer que foi sendo arrastado pela maioria, e que como é um democrata genuíno...e muito bem educado...limitar-se-á a pedir desculpa aos eleitores do concelho. Valha-nos ao menos isso !

Anónimo disse...

"Evolução na continuidade" era lema do Marcello Caetano e não do Salazar.

Anónimo disse...

E qual foi a diferença entyre o tempo de Salazar e de Caetano? Se quiser apresento-lhe uma mãe que perdeu um filho na guerra colonial em Angola, já durante o reinado de Marcelo, e ela explica-lhe melhor que eu...