sexta-feira, 14 de maio de 2010

É SÓ BOAS NOTÍCIAS

Segundo O RIBATEJO, na sua edição de hoje, páginas 6 e 7, os SMAS de Tomar ocupam um "honroso" 2º lugar a nível nacional, em termos de défice. Mais de meio milhão de euros, exactamente 569.045€ = 113 mil 809 contos. Aí valentes! Causticam os consumidores com preços a escaldar e taxas altamente abrasivas, para depois ainda apresentarem um buraquito orçamental desta envergadura! Vão certamnente alegar que Santarém, que sempre é a capital do distrito, ainda está pior, uma vez que ocupa isolada o primeiro lugar do ranking das nódoas, com um buraco orçamental de 598.787€. Pois! É verdade! Mas Santarém tem mais de 50 mil eleitores/consumidores, e Tomar não chega sequer aos 40 mil. E mesmo assim, acautelando o futuro, o município escalabitano já aderiu a uma outra empersa municipal da especialidade, enquanto que por estas bandas continua tudo na mesma. Até quando?
Estes dados referem-se a 2008, mas é muito pouco provável que as coisas tenham melhorado desde então nas margens do Nabão. Situação a melhorar, em Tomar ?! Era bom era!

Entretanto, os fornecedores e outros credores do município nabantino terão de ir arranjando bancos para esperarem sentados. Apesar dos empréstimos contraídos, justamente para pagar atempadamente aos fornecedores, estes aguardam em média 132 dias, mais de quatro meses, para receberem os seus créditos. Em tempo de crise, é preciso realmente muita coragem para vender ao município tomarense seja o que for. Ou praticar taxas de lucro muito para lá do comum...

8 comentários:

Anónimo disse...

Li com alguma atenção a crónica desta semana de Eduardo Serraventoso e sem surpresa constactei que o autor é um dos tomarenses visceralmente contra a presença de autocaravanas na cidade. Se estiver a pecar que me perdoe o autor, mas creio também foi um dos apoiantes do encerramento do parque de campismo.
Como bom tomarense que é, mostra-se atávico, debitando ideias sem substância e muito menos sem suporte legal, sobretudo neste caso!

Supondo que o sr. Eduardo era um edil desta cidade, como dsecalçaria a bota se eu, tomarense a viver nesta terra, fosse proprietário duma autocaravana sem garagem própria?
Multava-me por não a parquear no parque municipal de campismo? Mandava procerder ao seu arresto mesmo que eu a estacionasse nas condições que a lei admite? Acaso alguma vez leu no Código da Estrada a legislação referente à circulação e parqueamento desse tipo de viaturas?
Decididamente, não!!! E como bom tomarense que é, vai de debitar gratuitamente, o que bem lhe apetece, numa atitude de pequeno cacique que gostava de ser mas que não consegue ser...

Anónimo disse...

Sr. Prof. Rebelo
Uma questão:
o título adequado não será antes "SÃO só boas notícias"?

Assim se escreve em bom português!!!!!!

Anónimo disse...

Ai está o Rebelo a sofrer de stress hídrico.

Quando determinar o real valor do bem "água" venha explicar-nos se os tomarenses pagam muito ou pouco na factura do SMAS.
Em alternativa poderá sempre fazer uma comparação com uma factura de Paris...

Unknown disse...

Para 18:12
À primeira vista, tem toda a razão. Se, porém, avançar mais um bocadinho, até aos níveis de língua, por exemplo, constatará sem dificuldade, julgo eu, que se trata de linguagem oral/português popular. Coloquial, se gostar mais. Uma vez aí, deduzirá que realmente o mais usual, e portanto adequado e correcto, visto que é o povo que faz a língua, usando-a, e não os senhores filólogos e outros especialistas, deduzirá, dizia eu, que "virando" a frase, teremos "Boas notícias, é só o que há!". Pelo que...o português, como qualquer outro idioma, é aquilo que se usa REALMENTE para comunicar. Não o que está codificado nas várias gramáticas.
Tenho muita pena, mas já não estou submetido ao espartilho do Ministério da Educação, que tão bons resultados tem granjeado. E continua a granjear!

Anónimo disse...

Para 19:19

Lá vem a ladaínha do costume, que já não convence ninguém. Nem mesmo as vítimas de stress vínico! Desta vez o que está em causa nem sequer é a água mas o buraquito de mais de meio milhão de euros = mais de 100 mil contos! O segundo maior a nível nacional, como demonstra O RIBATEJO, apesar dos preços praticados.

Anónimo disse...

Grande lição Prof. Rebelo.
Uma dissertação à advogado (ou à líder parlamentar do partido do Governo, o S. Francisco de Assis)!!!!!!!!
Sim senhor!
Tem aprendido bem retórica jurídica, será por influência familiar?!
Ah! Valente!
Continue homem, está a agradar!

Anónimo disse...

É o mal de Tomar! Tem carolas de qualidade mas não as utiliza...

Anónimo disse...

É o mal de Tomar! Tem carolas de qualidade mas não as utiliza...