domingo, 9 de maio de 2010

FAZEM TANTA FALTA !!!




MÉTODOS, PLANOS, CORAGEM, IDEIAS CLARAS, ESPÍRITO DE MISSÃO, DEVOÇÃO À CAUSA PÚBLICA, CAPACIDADE DE LIDERANÇA - PRECISAM-SE COM URGÊNCIA, PARA TENTAR EVITAR O DESCALABRO

(Nunca é demais insistir, pois como é sabido, não há pior cego do que aquele que não quer ver, pior surdo do que aquele que não ouvir, nem pior lorpa do que aquele que não quer perceber, porque não lhes convém. Tomar a dianteira respeita e considera iguais todos os cidadãos, que são para nós boas pessoas e tratadas fraternalmente, até prova em contrário. Limitamo-nos a criticar ideias, actuações, decisões, declarações, e por aí adiante, sempre que delas discordamos. Procuramos assim cumprir o que julgamos ser o nosso dever de cidadania -criticar o que nos parece estar mal, para que o melhorem. Quem não perceber isto, ou é...ou faz-se, o que vem a dar no mesmo.)

As três primeiras fotografias supra mostram o triste espectáculo do largo do mercado, sobretudo às sextas-feiras. E era tão fácil remediar a questão. Bastava que houvesse empenhamento, espírito de missão (ou de devoção à causa pública, se preferem) e uma organização à altura. Mas não há.
A doença começa logo no topo. Na distribuição de pelouros e nas respectivas atribuições e competências. Daí alarga-se aos chefes de divisão, até chegar aos encarregados e aos executantes. Neste caso, quando se trata de trabalhar, cada qual procura simplificar a sua tarefa. Daqui resulta que quando as coisas não são feitas com prontidão e eficácia, dizem logo que correu mal porque... E o colega da outra secção é que "paga as favas". Objectivamente: Quem tem a responsabilidade de limpar, rapidamente e de forma capaz, o terreiro do mercado ? Os serviços de Higiene e Limpeza ? Os de Feiras e Mercados ? A secção de pessoal ? Os SMAS - Saneamento? Os Bombeiros? A divisão administrativa e financeira? Os serviços de ambiente?
Nesta confusão de designações e de tarefas, conviria antes de mais estabelecer, determinar e mandar publicar "quem faz o quê, quando e porquê, bem como a indispensável cadeia hierárquica". Depois é só fazer um protocolo, levá-lo para debate, eventual modificação e subsequente aprovação, nos locais próprios. Feito isto, distribuir sacos para os detritos em quantidade suficiente, fazendo saber que, quando aparecer lixo pelo chão, o ou os comerciantes responsáveis arcarão com a respectiva coima, nunca inferior a 50 euritos, que é conta certa. Acessoriamente, convidar os inspectores competentes a verificarem como é que cidadãos que deitam tanto lixo para o chão, pagam tão pouco IRC (quando pagam!), alegando que não vendem quase nada... Afinal estamos sempre na mesma estaca -falta de projectos, de planos, de método, de coragem, de ideias claras, de capacidade de liderança, de empenhamento em prol dos outros. Somos como somos!

###################################################################

Numa situação destas, com nítida tendência para piorar (Já se sabe que este ano e no próximo (pelo menos...) não vai haver crescimento económico, ao contrário do que diz e espera José Sócrates), aparecem por aí uns sinais que até nos deixam algo atordoados. É o caso do preçário documentado na 4ª fotografia. 250 euros de consumo mínimo obrigatório? Não será engano ? 250 euros nem no Moulin Rouge, no Lido, no Crazy Horse ou no Maxim's. Apesar de por aquelas bandas uma meloa custar, em qualquer supermercado, 8 euros e um quilo de uvas 13. Bem sabemos que os tomarenses sempre foram e são um bocado megalómanos. Basta consultar, por exemplo, o Orçamento Municipal... ou apreciar o novo paredão-urinol, entre a moagem e a rotunda, que evitava de ser tão "monumental". Mas mesmo assim é um preço de Tóquio, a cidade mais cara do Mundo. Onde até os cidadãos são empurrados (à paulada, se necessário) para dentro das carruagens do metro, por competentes arrumadores, devidamente equipados e artilhados... Outras paragens!

8 comentários:

Anónimo disse...

É a cidade lixeira, cidade cigana, cidade templeira, orgulho de alguns grunhos que cá vivem, cá mandam, mas que não a conhecem! São autistas que moram nas trazeiras do Gualdim Paes que vivem num mundo virtual para quem tudo está bem, pois então, não viesse o ordenadinho pingado todos os meses de Lisboa, sem ter de "dar ao dedo" e mostrar serviço que justifique o pré! É para isto que serve a política! Para arranjar tachos para os próprios e seus apaniguados, cúmplices, enteados e outros afiliados.
É por isso, como muito bem diz, que o mal escorre de cima para baixo na cadeia de comando, mas são os desgraçados que estão na base da pirâmide que ficam sujeitos às críticas de rua porque são eles a parte visível, são eles que sujam as mãos a limpar a imundice provocada pelo festival semanal de roupas e diversos a que ninguém pensar pôr ordem.
E é isto a tal aldeia turística...

Anónimo disse...

Tinhamos a rotunda da merda, agora vamos passar a ter o muro do mijo, concordo, para que mais servirá o dito. Já temos estradas para o jogo do berlinde...uma recuperação "coltural" do jogo dos nossos avós, para juntar aos campeonatos do copo e dos minuins. Temos caixotes do lixo circundados de porcaria e avenidas que só são limpas quando os moradores telefonam para os serviços de limpeza...é só competência e amor à coisa pública.

Anónimo disse...

Como seria de esperar nesta terra cigana, os festejos dos benfiquistas pela conquista do campeonato na rotunda paulina ficaram manchados por um atropelamento feroz - não estou a exagerar na adjectivação - que um cigano praticou na pessoa de um transeunte, fora da rotunda, mais precisamente em frente à sapataria da rua Torres Pinheiro. Tudo decorria normalmente com carros a circundar a rotunda em velocidade normal, buzinando e acenando bandeiras, quando de repente surgem 3 ou 4 carros conduzidos por ciganos em marcha desenfreada. Foi no que deu. A polícia foi chamada ao mesmo tempo que a ambulância. Esta chegou passados 5 minutos. Ao fim de 30 minutos a polícia ainda nem do outro lado da ponte Nova se avistava.
É a terra que temos! Porque é que estes acontecimentos não me surpreendem?
Tomar está entregue a esse energúmenos do Flecheiro que fazem o que querem impunemente.
Neste atropelamento, o cigano seguiu naturalmente em frente e desapareceu! Sabe-se que o carro é de cor preta sem marca à vista. A matrícula pouco importa porque certamente é falsa.
E ainda está na minha memória a entrevista que um anterior chefe da PSP deu a um semanário tomarense em que afirmou que nós, sim, nós é que deviamos habituar-nos a viver e conviver com os ciganos!!!
Publicitar Tomar lá fora nunca! esta terra mertece ir ao fundo!!!

Anónimo disse...

APELO
Acabo de assistir ao atropelamento de um cidadão tomarense, por um carro cheio de ciganos da família Pascoal...espero que a polícia não faça vista grossa com é hábito e os culpados sejam devidamente punidos. Já chega assistirmos à tomada da cidade por esta gente que tem dinheiro para estoirar em carros, gasolina, droga e álcool, mas vive do dinheiro dos impostos de quem trabalha. Fazem de Tomar uma pista de rali e ainda se gabam da polícia ter medo deles e os tratarem por tu...andam sem carta, sem seguro, sem inspecção de veículos e estacionam onde querem. Se, por cada vez que não cumprem as elementares regras de convivência social lhes cortassem os subsídios podia ser que este clima de impunidade acabasse.

Anónimo disse...

Já havia o Velho do Restelo e agora passamos a ter o velho do Rebelo...

Anónimo disse...

Estou com o anonimo das, 9 de Maio de 2010 21:17, realmente o povo é muito sereno nesta terra, até quando ?

Anónimo disse...

Basta a descrição do carro para a polícia saber quem é e actuar...se quisesse! Mas como de há muito tempo existe um pacto entre as duas quadrilhas (a da polícia e a dos ciganos), os tomarenses vão continuar a assistir aos desmandos desses assassinos que agem impunemente, à vista de todos, sem que quem manda nesta lixeira faça seja o que for para pôr cobro a este estado de coisas. Ontem foi um adulto, amanhã poderá ser uma criança ou um idoso com dificuldades de mobilidade.

É isto a tal Tomar a quem chamam turística? Isto mais parece a Palestina com ciganada a fazer ralis a qualquer hora do dia ou da noite, a traficar droga à luz do dia na Alameda Um de Março, no Flecheiro e ao pé do Intermarché.

Anónimo disse...

A polícia só está presente para operações Stop para lixar quem trabalha. Nunca se viram ciganos a ser apanhados. Até se diz que os PSP's os avisam quando e onde vão haver as operações de caça à multa.