quinta-feira, 27 de maio de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO, LDA

Numa semana de manifesto marasmo político, com o pessoal quase todo na retranca, enquanto não consegue perceber bem o que se está a passar, a imprensa hebdomadária só pode ser algo chocha. A excepção é O TEMPLÁRIO, que conseguiu um furo jornalístico. O arquitecto autor do projecto da Levada e arredores diz não saber de nada em relação ao mijatório monumental. Até agora, tinha havido aquele estranho caso do "Prédio de Vidro", no Porto, que acabou por ser demolido, dado ninguém saber para que servia, apesar de acabado pouco antes. Agora temos o Paredão-mijatório, que antes de concluído já está a ser enjeitado pelo arquitecto da área. Bonito!
Outro tema de interesse no semanário dirigido por José Gaio é a "Miss Facebook: uma tomarense na semi-final". Caso não venha a ser a vencedora é porque terá havido injustiça. Basta atentar na foto, para perceber que se trata de alguém cheio de talento. E ainda por cima é uma finalista de "Turismo Cultural"... Que ricas férias!

Por falar em turismo cultural, CIDADE DE TOMAR faz manchete com uma acção militante do Bloco de Esquerda, durante a qual os bloquistas locais denunciaram aquilo que em Tomar a dianteira tem sido dito e redito: falta de sinalização, falta de informação, falta de qualidade, falta de manutenção, falta de respeito pelos locais e por quem ainda vai tendo a coragem de nos visitar, ou vem ao engano.
A novidade é que o BE local propõe esplanadas e um projecto cultural para a Levada, supõe-se que em vez do projectado Museu Polinucleado, o nosso próximo elefante branco, que teremos de alimentar, quer queiramos quer não, por causa da protecção das espécies em vias de extinção e dos autarcas com afigurações.
Quem porventura ainda tenha dúvidas em relação ao pantanoso marasmo nabantino, fará o favor de ler a habitual Crónica de Campanha, na página 26 do semanário de António Madureira. Aí se fica a saber, assim pela calada, que se calhar a ocasional coligação 3+2 não vai sobreviver até ao Natal de 2011...

Esta edição de O MIRANTE é um perfeito retrato da zona. De Tomar só inclui duas notícias -A nova Escola Nun'Álvares Pereira estará pronta para funcionar no próximo ano lectivo, e ainda a bronca das taxas. O resto é mais do tipo jornalismo patusco: PSP louva mulher da limpeza por 32 anos de serviço, noivos vãso para o casamento de autocarro, GNR apresenta duas versões do mesmo acidente, Jornalistas têm um sindicato para "facilitar descontos em camionetas" e "Os políticos servem-se da justiça para a luta política". Ainda ninguém tinha dado por nada...

Fonte: Banco Mundial, citado pelo Prof. Nogueira Leite, copiado de O jumento

Só para esclarecer um bocadinho mais o pessoal nabantino, que insiste em andar distraído, publica-se este gráfico, copiado do blogue O jumento, a quem agradecemos. Trata-se da dívida externa grega, a azul, comparada com a portuguesa, a vermelho, ambas em percentagem do PIB (Produto Interno Bruto = tudo o que se produz no país em questão durante um ano).
Começando pela esquerda, as duas primeiras colunas comparam a dívida pública, ou dívida soberana. A do Estado, para resumir. Com o equivalente de 76,1% do PIB, os gregos estão um bocado pior do que nós, que devemos "apenas" 60%. Por enquanto. Nas colunas seguintes, a dívida do Banco da Grécia em relação à do Banco de Portugal, também temos uma pequena vantagem de 3,4%. O desatre está mesmo nas duas colunas seguintes, que retratam a banca privada. Os bancos gregos ficam-se pelo equivalente a 40% do PIB, enquanto que os portugueses já vão em 114%. É o resultado da ganância. A chamada intermediação. Pede-se emprestado no estrangeiro a 3/4 % e empresta-se em Portugal a mais do dobro. Uma verdadeira mina. De tal forma que até outros privados não banqueiros já vão em 34% do PIB. No total, neste momento devemos ao estrangeiro o equivalente a mais de 233% do PIB, contra apenas 143,2% dos gregos.
E depois ainda há quem se venha queixar dos especuladores internacionais, garantindo a pés juntos que a nossa situação é muito melhor do que a grega. Só se for para emigar...por causa do alfabeto!

5 comentários:

Anónimo disse...

O Bloco de Esquerda acha que a receita para o espaço das antigas instalações da mendes Godinho e da Fundição Tomarense é a criação dum espaço cultural e esplanadas!
Porreiro, pa!!!
Então e quem é que sustenta aquilo tudo? E onde é que se ganha o dinheirito para gastar nas esplanadas? Ou será que são esplanadas sem bar para a gente sentar o esqueleto e descansar? Ou será que serão propriedade da câmara e de consumo gratuito, assim a modos que oferta da casa em gesto de gratidão por as pessoas fazerem o favor de visitar as ruínas da indústria tomarense?

Unknown disse...

As suas interrogações são excelentes e de uma precisão cirúrgica. Resta saber se a rapaziada do BE achará que vale a pena responder.
Assim à primeira vista, entre o projectado elefante branco e a ideia dos bloquistas, venha o diabo e escolha. Trata-se de enterrar dinheiros públicos em ambos os casos. A ideia dos louçanistas só teria uma vantagem: Os presidentes de junta já não precisariam de levar os seus eleitores a encher o bandulho longe daqui. Bastava instalá-los nas tais esplanadas e guarnecer as mesas com as habituais iguarias a saber a pato. Sempre era dinheiro que por cá ficava.

Anónimo disse...

Alguém sabe quantos países da União Europeia têm, neste momento, governo socialista?

Para ajudar, recordo que a Hungria e o Reino Unido tiveram eleições muito recentemente, pelo que devem ter em atenção possíveis mudanças que tenham ocorrido.

Não lhes vem à memória assim de repente?

Volto a ajudar – são só 3 (três!).

Agora talvez seja mais fácil responder à questão principal: sabem quais são esses países?

Não?



Eu esclareço: GRÉCIA, PORTUGAL e ESPANHA!

Ele há coincidências do diabo!!! Logo serem os “mais avançados” da Europa (pelo menos em dívidas, descontrolo das contas públicas e atraso)!

Haja saúde, que a esperança é a última a morrer!

Anónimo disse...

Para o anónimo de 28 de Maio de 2010 22:41, acho que deve de sofrer de partidarite aguda. Então como explica os problemas orçamentais dos restantes paises da UE? Não será que a crise internacional afectou toda a UE? Por isso não se trata de Governos de esquerda ou de direita. Por conseguinte o governo grego anterior a este era de direita, o qual contribui quase na totalidade para o descalabro das contas daquele Estado. Sejamos realistas e analisemos as origens dos problemas.

Anónimo disse...

Factos são factos!
É verdade que a crise económica internacional afectou toda a UE, mas três dos 4 PIGS são governados pelos socialistas europeus.
Isto é apenas um facto. Talvez não queira dizer nada. Eu também tenho conhecido muitos asnos que viram doutores...