quarta-feira, 26 de maio de 2010

UMA LAMENTÁVEL PAROLADA

Vi ontem pela primeira vez o novo autocarro alugado pela autarquia (custo total superior a 50 mil contos) e fiquei indignado. Sobretudo porque já me tinha constado que estava muito bonito. Pois se aquilo é bonito, vou ali e volto mais logo.
Bem sei que há gostos para tudo. É até costume dizer-se que sobre gostos e cores, não adianta discutir. E nunca mais me esqueci daquele alentejano de Évora que em 1975, quando lhe disse que ia votar no PS, foi contundente na resposta -Ele até há quem goste de pão com ranho!
Seja como for, na minha fraca opinião de ignorante em matéria de design, o tal autocarro camarário é uma autêntica parolada. Com cores berrantes, fotos desproporcionadas, letras garrafais, aquilo parece mais um veículo do Circo Chen, de uma selecção de futebol do 3º mundo...ou da Eurodisney. Se a ideia era e é promover a cidade por essas estradas fora, falharam completamente o objectivo. Aquilo é medonho, desagradável e repelente. Um autêntico mostruário de mau gosto de novos-ricos exibicionistas. Desencadeia em quem vê e/ou lê o sentimento de que uma autarquia capaz de encomendar e pagar uma coisa assim, tão labrega, só pode representar uma população que não se recomenda pela seu bom gosto.
Tal foi a desagradável surpresa, e o consequente choque, que fui deambular no meu arquivo fotográfico, em busca de algo semelhante por esse mundo fora, de Lisboa a Hanga Roa (Ilha da Páscoa). Lá acabei por encontrar uma coisa parecida, ainda assim mais discreta e decente, que a atracção é de outro tipo e dimensão. Trata-se do Glaciar Perito Moreno, na Patagónia Chilena (ver foto acima). Nem de propósito! A latitude é outra, mas pategos há por todo o lado e em quantidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

não gosta? secalhar a cmt esqueceu-se de lhe perguntar se gostava ou não!

Anónimo disse...

É provável e não me admirava nada! Pois se no seu caso até se esqueceram de lhe dar educação,capacidade de encaixe e espírito de tolerância, já pode ver! Mas deram-lhe um computador e pagam-lhe um bom ordenado, só para ir levantando o braço consoante as ordens recebidas. Enquanto durar, é bem bom, não é ?

Anónimo disse...

Com pedido de desculpas,

Um aparte, bom para o ego dos ribatejanos (e tomarenses): a imprensa regional marca pontos.

É o que diz um estudo da Marketest:

"Uma análise por distritos (que se ilustra no mapa em baixo), revela como os residentes no distrito de Castelo Branco são os que mais referem ler títulos regionais (74.7%), ao que se seguem os residentes nos distritos de Santarém e Coimbra, onde 73.4% e 70.1% dos seus residentes lêem jornais regionais.

Anónimo disse...

Juntem à parolada a excepcional competência do gabinete de comunicação de Tomar que hoje, dia 26 de Maio, continua a anunciar, no site da Câmara Municipal, 5 eventos que já se realizaram. Gomo a 7 de Maio, Rão Kyao a 15 de Maio, Congresso da Sopa a 8 de Maio e o bibliotecando e o Concurso Lopes Graça, que nem tem data mas que também já se realizaram. Para quem não sabe trabalham neste gabinete umas quatro ou cinco pessoas a maioria são técnicos superiores com vencimentos acima dos 800€ e há ainda uma espécie de avença ou contrato de prestação de serviços ou lá o que seja com valores acima dos técnicos. Isto para estarem a divulgar eventos que já passaram terem cartazes nas paragens de autocarro com programações fora do prazo e outras coisas do género.

Pensamentos soltos disse...

De certo modo nunca ninguém lhe disse que, quanto mais enfadonho, mais parvo e mais estupido for a públicidade, mais atrai a atenção de quem o vê? Aí está, á sua maneira tinha que dar opinião, chamou-lhe a atenção sem duvida.