quinta-feira, 13 de maio de 2010

DE TOMBO EM TOMBO ATÉ À QUEDA FINAL


Apesar da sua linguagem pouco cativante, os dois documentos acima merecem uma leitura demorada. Não só pelo que dizem -que é importante e explica muita coisa- como pelo que permitem deduzir. Resolvemos publicá-los por isso mesmo. Não por concordarmos com as posições ou sequer com a actuação geral dos IpT. Entre outras, pelas razões aqui antes apontadas e que se mantêm.
No caso da recuperação do Palácio Alvim, para posterior instalação de serviços camarários, o escrito dos IpT permite constatar que, mais de 18 meses após a aprovação da proposta por eles apresentada, a Câmara continua a protelar a implementação das decisões por si aceites. Falta de dinheiro? Falta de ânimo? Falta de know - how? Em todo o caso, enquanto o seu executivo insiste em tão estranha inacção, o Município vai pagando mais de 60 mil euros = a + de 12 mil contos anuais, por parte do Edifício Escavação e pela loja do gaveto SilvaMagalhães/Sacadura Cabral. É o que se pode considerar escavacar dinheiros públicos escusadamente.
Quanto ao problema exposto no outro documento -o das coisas muito peculiares que têm vindo a acontecer na saga da empreitada do Centro Escolar de Casais- merece grande destaque a actuação dos gerentes da empresa adjudicatária. Indiscutivelmente pessoas acima de quaisquer suspeitas, até prova em contrário.
Num primeiro tempo, a citada empresa reclamava mais 614.446,50€ = a 122 mil 889 contos e 300 escudos, por trabalhos excedentários, provocados por erros e omissões no projecto inicial. Depois, a câmara, através do DOM, mandou verificar. Concluiu-se que afinal eram só 130mil 164 euros, com 68 cêntimos = a 26 mil e trinta contos, 936 escudos. (Estes cêntimos e/ou escudos são extremamente úteis. Visam levar os leitores a acreditar que resultam de cálculos laboriosos e rigorosos, o que geralmente nem é o caso. Adiante).
Por vias administrativamente tão sinuosas, que nem a declaração de voto dos IpT as esclarece cabalmente, a actual ASTAQ, ex-GAT, assumiu a fiscalização da empreitada e conseguiu uma conciliação com o empreiteiro, num montante total de 64.520,93€ = a 12 mil 904 contos, 186 escudos (Lá vêm as tais fracções, pretensamente resultantes do rigor dos cálculos prévios).
Perante tais factos, que são indesmentíveis, as inspecções competentes, o Tribunal de Contas e/ou o Ministério Público têm neste imbróglio pano para mangas e mais mangas.
Se a empresa adjudicatária exigia inicialmente mais de 122 mil contos, e acabou por se contentar com menos de 10% desse total, uma de duas: Ou ficou a perder mais de 100 mil contos, o que não é plausível, ou então...
Dado que, como bem diz o conhecido adágio, "Cesteiro que faz um cesto, também faz um cento", parece urgente inquirir de forma rigorosa o que se passou e passa realmente. Coisa que a autarquia ainda não resolveu fazer. Eles lá sabem porquê!
Perante mais este insólito novelo, muitos tomarenses poderão dizer, como os nossos vizinhos espanhóis costumam fazer, "Eu não acredito em bruxas; mas lá que as há, há!" Ou então vão preferir o mais suave e nacional "Regra geral, não há fumo sem fogo". E é que não há mesmo!

8 comentários:

Anónimo disse...

O MEU AMIGO DIZ MAL DE TUDO E TODOS POR ISSO SE TIVER CORAGEM E NÃO FOR MAIS PAPISTA QUE O PAPA MANIFESTE O SEU PENSAMENTO QUER EM RELAÇÃO À VERGONHOSA OSTENTAÇÃO E HIPÓCRISIA QWUE REINA NO PODEROSO ESTADO DO VATICANO E AINDA GOSTAVA QUE TIVESSE CORAGEM DE ASSUMIR QUE UM PAÍS NA BANCARROTA DÊ FERIADOS AD-HOC PARA AS PESSOAIS TEMPORARIANTE ESQUECEREM AS COISAS MÁS. ESTA POUCA VERGONHA QUE REUNE POLÍTICOS E IGREJA DEGRADA A NOSSA SOCIEDADE JÁ DE SI IGNORANTE.
ESTA VISITA POLÍTICA PAPAL QUE SERVE CAVAVO SILVA E O GOVERNO COMPARA-SE A UM BEBEDEIRA: ESQUECEM-SE OS PROBLEMAS POR ALGUM TEMPO MAS ELES NO DIA SEGUINTE ESTÃO LÁ TODOS. TENHO VERGONHA DO PAÍS E DESTA PODRIDÃO E DA IGNORÀNCIA DO REBANHO QUE ACOPMPANHA O PAPA. ESSE SENHOR QUE TENTE CURAR ALGUÉM A VER SE É CAPAZ. HIPÓCRITAS.
AMIGO REBELO TENHA CORAGEM E DISSERTE SOBRE O ASSUNTO OU TAMBÉM É PRATICANTE OU DA OPUS DEI?

Anónimo disse...

Tomar continua a cair, um centro histórico em que o centrão que lidera a Câmara Municipal permite que na parte baixo da Rua Joaquim Jacinto estejam abertas esplanadas até às tantas da noite e com pessoas idosas a dormir.

Modernismos destes como eu prefiro ser dos antigos, é tão fácil mandar quando se utiliza as ruas dos outros.

Anónimo disse...

A norma na câmara de Tomar é aprovar, aprovar, aprovar mas nada fazer.

Alguém ainda tem dúvidas da Incompetência do Corvelo e companhia? Deixemo-nos de tretas e assumamos de uma vez por todas com realismo a tragédia que há muito se vem abatendo sobre Tomar.

Deixemo-nos do "politicamente correcto" e chamemos os bois pelo nome.

O país está como está e isso deve-se em grande parte a dois partidos que têm tido o monopólio do poder: PSD e PS.

As grandes negociatas e riquezas pessoais associadas estão ligadas a indivíduos desses dois partidos.

Uma curiosidade apenas:

Que é feito da empresa de comunicação que a câmara (leia-se Relvas) contratou na altura das eleições?
Quais os benefícios para Tomar do esbanjamento do dinheiro entregue a essa empresa?
Será essa empresa de comunicação, paga pelo nosso dinheiro, que tem por finalidade colocar o Relvas nos ecrás da televisão e nos jornais?
Onde chegamos?!

Leiam o Correio da Manhã de 12 de Maio de 2010. Centro Hospitalar do Médio Teja (Abrantes, Tomar e Torres Novas) duplica o défice em apenas um ano, de 13 milhões de euros em 2008 para 25 milhões em 2009.
A administração do Centro Hospitalar contratou um licenciado em filosofia e outro em conservação e restauro para assessores (É verdade!), com vencimentos acima dos praticados.

É roubar vilanagem. É roubar.

O que é preciso é ter catão do partido.
Aconselho que troquem já de cartão rosa para o laranja, pois o tempo está de mudança (segundo a meteorologia).

Vão-se preparando...para roubar. É roubar! É roubar! Depois, se for necessário, é rumar para África ou América Latina. Também pode ser para o Brasil.

Unknown disse...

Para 14:01

Como deve saber, Tomar a dianteira não trata de problemas nacionais senão muito raramente; e só quando têm implicações a nível local. Não nos parece ser o caso da visita papal. Daí o nosso silêncio.
Perante a sua insistência, sempre diremos que não há por aqui nenhum papista, nem membros da opus dei. O que não quer dizer que sejamos obrigados a dizer mal do papa, só por dizer.
Que se não goste da bebida oferecida pelos católicos -o bem conhecido SUMO Pontífice- não implica que dele se diga mal, quando afinal, não sendo praticantes, em nada nos afecta.
Em tempos, numa visita a um conjunto residencial sueco, o guia explicou-nos que o templo local em que estávamos, servia para celebrações de todos os cultos -católicos, protestantes, ortodoxos, budistas, taoistas, induístas, muçulmanos... Alguém perguntou aonde iam arranjar ministros de culto para tanta tendência religiosa. -O governo paga-lhes, foi a resposta seca. -Mas a coroa sueca, o estado, não são ateus? -São sim senhor, e daí? -Se são ateus, porque é que pagam a sacerdotes e outros religisosos, para celebrarem cultos? -Porque se chegou à conclusão de que fica muito mais barato do que pagar aos psiquiatras!
E esta hein?!

Anónimo disse...

DE FACTO O POVO INCULTO SE NÃO TIVESSE A MALFADADA FEZINHA EM QUE SE REFUGIAVAM? NO CONHECIMENTO? NA LEITURA?
GENTE IGNORANTE.

Anónimo disse...

O sr Luis Ferreira ao mandar encher a rua da Rata(a parte de baixo da rua Joaquim Jacinto) com cadeiras e mesas mais não pretende do que infernizar a vida de quem aqui vive.
Vamos ter barulho até às tantas, paredes pintadas, pancadaria etc.
Talvez não fosse má ideia o sr Luis Ferreira fazer o mesmo na sua rua.
Cá estaremos para na Festa dos Tabuleiros a rua lhe prestar homenagem pelo inferno que nos trouxe.
Que tenha um sono pesado...

Anónimo disse...

O que o Sr.Luis Ferreira está a tentar, como outros antes dele, é que haja alguma vida e animação no Centro Historico. Mas Tomar vai caminhando cada vez mais é para Asilo. E ainda querem que o Turismo funcione.

Anónimo disse...

A continuar assim servindo a República com uma ética acima do comum o ilustre vereador da cultura ainda se arrisca a que o Prof. Dr. Cavaco Silva lhe coloque uma medalha na lapela pelo 10 de Junho, ou mesmo pelo 5 de Outubro.

Pena é que o amigo (dele) Sócrates lhe vá retirar 5% do seu vencimento.

Uma injustiça desmotivadora.

Mas não esmoreça intrépido vereador que o TóZé Seguro ainda vai tomar o poder e também lhe arRELVA(s) a posição.

Vá por mim, que o seu futuro é radioso!!!!!