quinta-feira, 27 de maio de 2010

NOVO RUMO NA POLÍTICA AUTÁRQUICA?


Conquanto seja voz corrente que Tomar a dianteira é só bota-abaixo, tal não corresponde à verdade. Limitamo-nos a referenciar e a tentar esclarecer o que vai acontecendo. Se chove, dizemos que chove; se há erros, noticiamos e explicamos porquê. Não temos culpa que os tomarenses sejam em geral deficientes visuais. Uns por falta de óculos intelectuais, outros por causa dos óculos partidários.
Sempre assim tem sido ao longo dos séculos. Em 1383/85 tardámos em optar; em 1581 apoiámos Filipe I (que remédio!); no século XIX estivemos com os miguelistas/absolutistas; em 1926 com o golpe militar do 28 de Maio; em 16 de Março de 74, foi o RI15 a reprimir a revolta das Caldas da Raínha; e no 25 de Abril ficámos sem saber o que fazer, para logo a seguir apoiarmos entusiasticamente o general Spínola, aquando da sua visita a Tomar.
Desta vez até vamos apoiar a mais recente orientação autárquica, porque nos parece correcta e ao arrepio do que tem sido feito até agora. Imaginem os leitores que terão resolvido meter a arrogância e o autismo no bolso, começando a atender as prementes reclamações dos munícipes. Será já consequência da visita papal? É pouco provável. Embora o ex-cardeal Ratzinger, como bom alemão que é, só use Mercedes, e por isso, mesmo quando os fiéis não gostam dele, a Mercedes Benz, convém não esquecer que pelo menos o vereador Ferreira é assumidamente republicano, laico e socialista, como o Bochechas.
De uma maneira ou de outra, certo é que a autarquia mandou proceder à reparação das mazelas mais gritantes da Corredoura, da Rua Nova e da Rua Aurora de Macedo. Dirão os leitores que já tardava. Mesmo assim, aqui vão os nossos aplausos sinceros.
Mais extraordinário ainda! Em última hora e em primeira mão, podemos anunciar que estão a arrancar os famosos projectores de solo existentes na Corredoura, que nunca ninguém percebeu para que serviam. Tarde é o que nunca acontece! Mais aplausos para os senhores autarcas!
Agora, uma excelente ideia seria mandarem instalar os ditos projectores na sala das habituais reuniões do executivo, onde teriam duas enormes utilidades. Por um lado, lembrariam constantemente que tudo o que é demais parece mal. Como por exemplo um asno de óculos. Por outro lado, poderia ser que os dignos edis ficassem com mais umas luzes sobre as novas tendências da política em tempo de crise. Aqui fica a sugestão. Gratuita e portanto sem necessidade de se assinar qualquer protocolo.

9 comentários:

Anónimo disse...

"
Não temos culpa que os tomarenses sejam em geral deficientes visuais.
"

- Há quem tenha o ego do tamanho do mundo.
O seu mundo!
R.M.

Unknown disse...

Como se ensina sempre nas escolas de jornalismo: "As opiniões são livres. Os factos são sagrados."

Anónimo disse...

Mas tal como o Bochechas, também o vereador Ferreira, republicano, laico e socialista passará um dia a andar de mercedes.
Sim, porque infelizmente nem todos poderão aspirar a Porches ou Aston Martins...

Anónimo disse...

Essa da autarquia mandar reparar as mazelas mais gritantes da Rua Nova é boa.A única coisa que fez foi repor meia duzia de seixos no sítio onde os arrancaram.
A preocupação da Autarquia na pessoa do vereador Ferreira o que quer é tranformar o centro histórico num bairro alto cheio de esplanadas e algazarra até às tantas (que alás já teve o seu ínicio no sábado com vazos partidos e desassossego para quem aqui vive).

Certamente que nós, que compraram recuperaram e escolheram como morada as casas nesta zona, os mesmos que cuidam dos canteiros de flores, os mesmos que enfeitam as ruas por altura da Festa dos Tabuleiros talvez estejam a ser convidados a ir morar para outro lado ....
Talvez o Sr Ferreira goste de centros históricos cheios à noite e vazios de dia
Gostos..

Anónimo disse...

Comigo não contem mais para colaborar na Festa dos Tabuleiros. Desde fazer tabuleiros, a dar dinheiro, até ajudar a enfeitar ruas, já fiz de tudo um pouco. Mas agora acabou-se! Depois de ver como a câmara "respeita" os já poucos moradores da zona histórica, e sobretudo depois de ver a imbecilidade tomar conta dos destinos desta terra, para mim acabou. Até digo mais: na semana da festa até tiro férias e vou para fora!

Anónimo disse...

Queremos uma Cidade com gente, a viver, a trabalhar e a divertir-se, animamdo a economia.
Isso é desenvolvimento, o resto é atrofia.
É a minha opinião e estou onde estou para lhe dar consequência, pois é também a visão do meu Partido.
Os políticos são eleitos para decidir e é isso que estamos a fazer.
Há quem fale eternamente nas coisas: nos fazemos!

Luis Ferreira disse...

O comentário da assumpção da intervenção que estamos a fazer no centro histórico é meu.
Como sabem gosto de assinar todo o que escrevo, para que não restem duvidas.

Anónimo disse...

Sua-lhe cultura pelos poros! O olhar, penetrante como poucos, revela a inteligência aprisionada por uma sociedade aprisionada no imobilismo que não o compreende e não o deixa explodir na plenitude da sua sapiência! O desgosto marca-lhe a existência porque o afã com que quer servir não encontra reconhecimento entre os seus pares!
Vai!!! O mundo espera-te! Parte desta terra descontente...o caminho espera-te!
Espraia o teu saber! Obra a contento, para que todos vejam o que perderam por não te conquistarem!
ADEUS!!!

Anónimo disse...

O homem é teimoso.. não vai embora
.. Governo Cívil já foi...
O que é que ele iria fazer???
Assim anda por aqui para chatear o pessoal.. e abrir esplanadas
Há GANDA LUIS