sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Finalmente o regresso ao tradicional



 

Já não é sem tempo! Com a crise a apertar cada vez mais, os tomarenses lá se resolvem finalmente a retomar consagradas práticas laborais locais, quase extintas porque vítimas da ilusão do progresso e da mania de acreditar que se pode viver sem actividades produtivas.
A primeira foto documenta o retorno à pesca, ideia excelente, agora que carpas, bogas e barbos estão muito mais elegantes, uma vez que os esgotos citadinos já não correm para o Nabão. E ao que se vê, há por aí cada enguia!
A outra foto mostra que, após inúmeras hesitações, autarquia e ACITOFEBA resolveram enfim começar a implementar as famosas hortas urbanas, uma excelente ideia dos militantes bloquistas locais. Para já, instalaram uma barraquinha da Agriloja na Corredoura, a qual se destina a guardar sementes e alfaias. Tomar a Dianteira sabe que toda a rua vai ser transformada em vários talhões para agricultura urbana comunitária, só para cultivo de batatas. Biológicas! Mais acima, a Praça da República será reservada par a cultura dos nabos, como é lógico e intuitivo. Igualmente biológicos, salvo erro! 
Quanto ao ex-estádio, já há um acordo com um aviário da zona, no sentido de nele instalar pavilhões para criação de frangos do campo, uma prática já conhecida na área do desporto. Na zona circundante e no Mouchão, haverá cultura intensiva de grelos, sobretudo aquando das festas académicas.
Noutra zona da velha urbe, a medieval Riba Fria (Rua da Graça e Mata dos sete Montes), será instalada uma reserva ecológica, com toupeiras, lebres, lontras, galos velhos e outras espécies indígenas e de arribação, que já por ali andam há anos e anos.
Caso nem a ASAE, nem a autarquia, nem a União Europeia venham atrapalhar estas novas arrancadas nabantinas rumo ao progresso, dentro de alguns anos seremos um exemplo para todo o país: aquilo que pode acontecer em qualquer concelho, quando se elegem candidatos com excesso da prosápia mas falta de gabarito e de projecto.

1 comentário:

Maria disse...

Que belo nabal dará na Praça! Com os nabos que já lá estão, dará uma bela safra.
Maria