quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Análise da imprensa regional de hoje

Um texto de António Alexandre, intitulado "A culpa não pode morrer solteira" mostra claramente que a pré-campanha para as autárquicas do próximo ano já começou. Num português coloquial, o ex-vereador socialista nos mandatos de Pedro Marques malha forte e feio nas sucessivas maiorias PSD, o que não surpreende. Já as sucessivas alfinetadas nos IpT parecem indicar vagas alterosas no horizonte, no que se refere ao relacionamento PS/IpT.
Igualmente no semanário dirigido por António Madureira, uma espécie de carta aberta que me é dirigida e cujo conteúdo considero para todos os efeitos, incluindo o penal, como difamatória, parece ser uma encomenda dos mesmos IpT a que o autor, Alexandre Lopes, pertence. Pode e deve ser lida na página 30, em conjunto com o meu comentário. Tudo indica que haverá desenvolvimentos.



 O MIRANTE publica na primeira página a foto de Luís Ferreira, a alma do Festival Bons Sons, com a "Tixa", a mascote do certame. Na página 2, o Cartoon da notícia é sobre a questão da competência do pessoal de assistência a banhistas na piscina municipal. O título é muito feliz: Lei dos compromissos impõe a Lei do desenrasca. Destaque igualmente para a local sobre os acidentes mortais ocorridos no IC9, ao que é dito, bastante perigoso e mal sinalizado. Na última página, uma panorâmica da margem oureense do Agroal, que a tomarense não ficaria nada bem na fotografia.


Para grande surpresa minha, O TEMPLÁRIO, também publica a já citada carta aberta, assinada por Alexandre Lopes e que considero difamatória, crime previsto e punível nos termos dos artigos 180 a 183 inclusivé, do Código Penal. A minha surpresa provém do facto de José Gaio, o director da publicação, não ter usado do mesmo procedimento de Cidade de Tomar, que respeitando escrupulosamente a deontologia jornalística, designadamente o direito ao contraditório, me deu a conhecer o texto em questão antes de o publicar. Cuidava eu que entre gente de boa companhia... mas estava equivocado. Acontece.
Circunstância agravante, uma nota final, referindo que "este texto foi censurado pelo jornal Cidade de Tomar, onde Rebelo faz publicar os seus escritos" é duplamente falsa.Cidade de Tomar não censurou coisa nenhuma nem eu lá faço publicar o que quer que seja. É Cidade de Tomar que escolhe o que quer e se quer publicar. A seu tempo se verá quais os eventuais desenvolvimentos desta temática. De momento está tudo em aberto.

1 comentário:

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Desconheço o texto da tal carta aberta da conhecida anta "anónima" que há anos zurze pela calada da blogosfera contra o livre-espírito e o livre-arbítrio.

Eu se fosse a si não lhe dava troco. Sabe, é que dar atenção a fascistóides cobardes, tem como consequência podermos ser com eles confundidos. Siga o meu conselho: quando o encontrar mande-o aquele sítio com as letras todas e se tiver a coragem de reagir, "manque-o" da outra perna, que está visto merecê-lo! Não de forma literal claro, mas pelo dom da palavra e do insulto elevado, que só os homens de cultura sabem prover!

Saudações libertárias do
Luis Ferreira