sábado, 4 de agosto de 2012

PLANEAMENTO ATAMANCADO

Conforme anunciado ontem na informação local, foi dia grande para os capatazes municipais. Houve visita em grupo às obras da envolvente ao Convento de Cristo. Assim que apanharam a estrada de novo asfaltada, não falharam. Antes, sujava muito os sapatos.
Como não há jornalistas em Tomar a dianteira, não chegou cá nenhum convite, mas nem assim os senhores eleitos vão conseguir fugir com a nádega à injecção. Com licença!
Noticia O TEMPLÁRIO aqui que os dois parques de estacionamento junto ao Convento (Cerrada dos cães e Meia encosta) vão ser pagos. É mais uma patetice. A denunciar planeamento mal alinhavado. Se vão ter um cobrador em cada parque, as verbas conseguidas não serão suficientes para lhes pagar. Se instalarem o pagamento automático, poucos serão os pagantes, visto que a maioria são estrangeiros em carros alugados ou de matrícula estrangeira. De forma que, caso não paguem, também não lhes vai acontecer nada de grave. E depois, como há por ali algum terreno livre... Isto para já não falar na hipótese muito plausível de roubarem  o poste-mealheiro distribuidor de senhas.
Mesmo sem convite, Tomar a dianteira lá se fez de novo à estrada, como vem fazendo desde há 17 meses (!!!). Eis mais um relatório ilustrado:


A Rua do Pé da Costa de Cima, usual saída do ParqT, foi em parte esfaltada. Será sol de pouca dura. Logo que haja recursos, haverá renovação de esgotos, água e etc., o que implica refazer tudo de novo. O tal planeamento. Ou a falta dele.
À esquerda mais uma mazela tomarense. Como é do conhecimento geral, nesta abençoada terra, o direito de propriedade -garantido pela Constituição- só serve para pagar o IMI e para arranjar chatices. Para o resto, é tudo da câmara. Até para se poder demolir tem de se requerer autorização. Neste caso, algo não correu como previsto, o que desencadeou logo uma ordem de embargo. Dado que o proprietário reside nos Açores, não podendo por isso ir refilar numa sessão pública, o estaleiro está assim há meses. Very typical, não é?! Quem manda são os senhores técnicos superiores...


Mais acima, mais um dislate. O acesso e o adro da Capela da Conceição são referenciados na Internet como excelentes locais para namoro. Inacessíveis há ano e meio, agora aparecem com pilaretes metálicos. Só para forçar os automobilistas a usar o novo parque. Ganância, é o que é! E mais uma machadada no turismo de namoro... e cada vez menos nascimentos!


Lá em cima, o aspecto por enquanto é este. O paredão à esquerda já está mais aceitável, mas continua sem se saber como vão proteger o alambor templário, à direita na foto, parcialmente coberto com plástico.

Quem suba de automóvel a Estrada do Convento, vai ter uma surpresa lá em cima: É proibido virar à direita. O que significa que os moradores do Casal do Láparo e arredores vão ser obrigados a continuar a transitar pela Estrada de Leiria ou pela de Paialvo. A não ser que -como veremos mais adiante- resolvam baptizar as suas viaturas como autocarros...



 É que os ditos autocarros de turismo, estando proibidos de virar à direita, são depois obrigados a virar à esquerda, pois não podem descer a Estrada do Convento. E depois queixam-se que os turistas não vêm ao Núcleo Histórico! Onde de resto também não há estacionamento cómodo. O da Várzea Grande e o do Mercado são um bocado fora de mão, temos de reconhecer.
Resta a questão dos motoristas estrangeiros, como se sabe uns ases a falar e ler português. Aquele "excepto a autocarros" se calhar ainda vai dar muito que falar. Vamos aguardar...




Com a Calçada de S. Tiago de novo praticável pelos visitantes, não vão faltar problemas já que, uma vez chegados junto à porta homónima, encontram uma vedação de rede que lhes impede a passagem. Com muita paciência e alguma sorte lá acabam por se dirigir à Estrada do Casal do Láparo e daí para esta formosa entrada num monumento Património da Humanidade. Está-se mesmo a ver que é algo que bastante nos prestigia...



O resto da obra está como se vê. Parque para autocarros, nem vê-lo! Cafetaria? Lá para o fim do Outono. Instalações sanitárias? Há dentro do Convento, cuja entrada só custa 6 euros. E no jardim de acesso, mas muito mal sinalizadas.
Uma derradeira nota: Oxalá esteja enganado, mas parece-me haver qualquer coisa que não bate certo na futura cabine da EDP. Os vãos das portas não estão assim a modos que acanhados em altura?

Sem comentários: