sábado, 22 de dezembro de 2012

Mazelas tomarenses

Não se esqueça de votar >>>



 Mais uma visita ao território da antiga paróquia de Santa Maria do Castelo e mais uma mágoa. Tanto dinheiro deitado à rua! A cafetaria está pronta. Os sanitários ficam por baixo. Um dos potenciais concorrentes à concessão já se queixou: "Assim não interessa nem ao menino Jesus! As pessoas podem ir às casa de banho pelo lado de fora e sem fazer despesa!" 
Fosse isso o pior, pensei eu, pois o remedeio é fácil. O mais grave  é que o edifício não tem capacidade suficiente para acolher grupos de 55 pessoas, a lotação normal dos autocarros de turismo. E quando chegarem dois ou mais quase ao mesmo tempo, está-se mesmo a ver que vai ser o bom e o bonito!
É no que dá confiarem tais projectos a gente que de turismo percebe tanto com eu de física nuclear.



As obras da Envolvente ao Convento, que tudo indica terminarem só lá mais para o Verão, incluem uma nova rede de iluminação do Castelo dos Templários. Já quase terminada e em funcionamento, padece do mesmo defeito da anterior. Transforma o maior monumento multi-épocas do país numa espécie de cenário de cartão. É outra vez o mesmo problema: Quem fez o projecto não conhece minimamente aquele Património da Humanidade, nem se deu ao trabalho de uma visita prévia. O resultado está à vista. Ou antes, não está à vista senão de dia. Esta perspectiva, por exemplo, de noite desaparece. Conclusão: Quem veja o castelo iluminado, fica sem vontade nenhuma de o visitar, por julgar que não há nada que valha a pena no interior das muralhas.


Quando se fala em falta de limpeza, desmazelo, abandalhamento, os senhores eleitos tendem a disfarçadamente assobiar para o lado. Os tempos são de vacas pele e osso, a mão de obra é caríssima e a câmara está na penúria. Pois aqui fica mais este testemunho da Calçada de S. Tiago, recentemente requalificada e principal acesso pedonal ao Convento de Cristo. Se não houver outra solução, ao menos que o município compre uma duas ovelhas e uma ou duas cabras, que logo tratarão do problema. Se houver quem as leve até ao local, tarefa difícil porque é a subir... 

Sem comentários: