sábado, 29 de dezembro de 2012

Mazelas tomarenses




As duas fotos acima mostram o principal monumento tomarense, o conjunto Castelo/Convento, Património da Humanidade desde 1983. Foram tiradas exactamente do mesmo sítio, uma à tarde, outra de noite. A pergunta é esta: Valerá a pena gastar uma pipa de massa numa nova rede de iluminação e no subsequente consumo, para dar do monumento um aspecto tão triste? Quem o veja apenas à noite, ficará certamente com pouca ou nenhuma vontade de o visitar. Desde 1983, ainda não houve tempo para estudar, projectar e instalar uma iluminação capaz, que não apouque a nossa jóia da coroa?


 Quando li o aviso supra, nem queria acreditar. Depois dos caracóis cagões, temos agora uma "operação urbanística" que consiste na "construção de um muro de vedação". A actual maioria relativa anda a gozar com quem? Alguma vez a construção de muros de vedação em terrenos fora do perímetro urbano foi considerada "operação urbanística" sujeita a projecto? Onde e quando? É uma vergonha quando eleitos e funcionários superiores aproveitam a complexidade da legislação para complicar a vida aos munícipes. E depois queixam-se que a população dá à sola. Com gente assim...


Pouco a pouco, os portugueses lá vão assimilando que para ter êxito é preciso garantir qualidade. Neste caso na área do turismo. "Guia Oficial a Bordo - Interpretação qualificada da cultura". Infelizmente por estas bandas, qualidade é coisa assaz rara. Que o digam por exemplo os infelizes visitantes do Convento de Cristo. Pagam 6 euros cada à entrada, sem direito a visita guiada. A maior parte acaba por ficar a conhecer apenas o que calha. Uma tristeza.

1 comentário:

Ana disse...

É por isso que lá vou ao Domingo de manha... e leio sobre o assunto. Fica-me muito mais barato lol