segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Perguntas (incómodas?)

Já votou aqui? >>>>

 Foto 1 - Um luzinha irritante

 Foto 2 - A mesma luzinha, vista do lado oposto.

Foto 3 - A origem da luzinha. Na zona mais escura, a meia altura e na vertical, o suporte do anterior projector.


 Foto 4 - Projectores enterrados, junto à fachada nascente do ex-Hospital Militar.

Foto 5 - Os novos projectores para iluminar a muralha nascente do castelo. Um pouco mais à direita, a meio do alambor, os suportes dos antigos.

Quem se dê à pachorra de "ver" o castelo iluminado, há uma luzinha irritante que intriga (fotos 1 e 2). Verificação feita, trata-se de mais um exemplo do conhecido comportamento "os outros eram uns nabos, nós e que sabemos!" Neste caso, abandonou-se o anterior suporte do projector e instalou-se um novo. Porquê e para quê? Qual a vantagem?
Outro aspecto intrigante é o da diversidade de projectores. Na fachada nascente do ex-Hospital Militar e dos ex- Paços do Infante, bem como no troço exterior norte da Alcáçova, instalaram projectores enterrados (Foto 4), praticamente neutros em termos estéticos. Porque razão em toda a muralha nascente e sul do castelo optaram por toda uma profusão de projectores abrigados em escamartilhões de betão?
Se apenas dois projectores são suficientes para iluminar capazmente toda a fachada nascente da Alcáçova, qual a razão da imponente semeadura (foto 5) no exterior das muralhas nascente e sul? Os suportes dos antigos projectores (que eram bem menos que os actuais) ficam como recordação?
Pergunta final: A nova iluminação não chega à Porta da Almedina, a antiga entrada na vila de cima. Porquê?

Sem comentários: