sábado, 15 de dezembro de 2012

Tiro de pólvora seca

Aproveite para votar >>>

Lusa, Cidade de Tomar, Templário, Vamos por aqui, Algures aqui, todos os media da zona difundiram a intervenção da deputada socialista e candidata à câmara de Tomar, Anabela Freitas, na Assembleia da República. É bom sinal. Indica que pelo menos os serviços de comunicação da ilustre parlamentar funcionam eficazmente. Não é pouca coisa, tanto mais que a também deputada municipal em Tomar está apenas de passagem na A.R., em substituição por um mês ou dois. O sistema eleitoral que temos, totalmente controlado pelos partidos, dá nisto.
Que disse a nossa representante na casa da democracia? Fez uma pergunta escrita ao ministro competente, na qual refere que a A 13 é uma via estruturante para esta zona e que o senhor provedor de justiça manifestou "repúdio" pelo modo como foram introduzidas portagens na citada via, pelo que pergunta que medidas de discriminação positiva prevê o governo em relação aos utentes confinantes.
Infelizmente, para Anabela Freitas e para todos nós, a nossa Constituição, apesar de ser das mais longas do Mundo e de garantir praticamente tudo e mais alguma coisa, é lacunar no que concerne às portagens. Não garante auto-estradas de borla. Por conseguinte, quem queira mesmo vias sem limite de velocidade e sem portagem, terá de seguir o conselho do primeiro ministro, emigrando. Neste caso para a Alemanha. Mas cuidado com os outros impostos, pois como devia ser bem sabido, não há almoços grátis. Quando alguns comem à borla, há obrigatoriamente outros a pagar.
Retornando à A 13 (número azarento, diz o povo), não havendo qualquer garantia constitucional que nos valha, teremos de ir esportulando a portagem, inferior a um euro para automóveis. Até porque o ministro Santos Pereira -que labora normalmente no Canadá, do cá nada, em português- vai decerto responder algo assim: A - Existe uma alternativa gratuita, paralela e em bom estado a esse troço da A 13. Trata-se da estrada nacional 110; B - Esta via não tem semáforos, não atravessa qualquer povoação importante e nunca conheceu engarrafamentos ou sequer tráfego intenso; C - Existe uma directiva europeia que proíbe qualquer discriminação positiva ou negativa em matéria de portagens, que já implicou a supressão de vantagens antes concedidas aos utentes confinantes da A 8.
Conclusão minha: Tiro bem difundido, mas infelizmente de pólvora seca, este da deputada Anabela. Para a próxima deverá seleccionar algo mais fundamentado. Sob pena de progressivo descrédito. Como está a suceder com Tó Zé Seguro e o seu mal enjorcado "Há outro futuro", que ele ainda não conseguiu explicar qual seja.

Sem comentários: