sexta-feira, 3 de abril de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA E REGIONAL

"Reina a calma em todo o país", terminava o comunicado governamental sobre o levantamento militar de 16 de Março de 1974. Mal eles sabiam que pouco mais de um mês depois... O mesmo se poderia escrever, uma vez lida a imprensa local e regional desta semana. Reina a calma mais absoluta nas margens nabantinas. E não estamos a reinar de modo algum.
No Templário, além da manchete sobre a borradela selvagem de caixas ATM e de algumas fachadas de edifícios públicos, tudo a pedir adequado correctivo, tipo justiça de Fafe, saliência para uma "Mensagem aos estudantes", da autoria de Bill Gates. Esse mesmo, o multimilionário que fundou a Microsoft. Distribuída durante uma palestra realizada na Escola Secundária de Santa Maria do Olival, a referida mensagem já era conhecida, mas devia ser lida e entregue a todos os estudantes, de todas as escolas e todos os anos. E afixada em todas as salas de aula. A ver se começam, finalmente, a compreender que o mundo exterior pouco ou nada tem a ver com o interior da escola.
No Ribatejo, como habitualmente, NAA, nada a assinalar, em linguagem militar. Inauguração da creche da Gualdim Pais e Adjudicação da construção do Centro Escolar dos Casais, são as notícias referentes a Tomar publicadas pelo Mirante. Já na penúltima página, no Cavaleiro Andante, foto do candidato Victorino e respectivos acompanhantes, distribuindo o tal panfleto "Contra a crise a favor de Tomar". Conclui O Mirante: "Infelizmente para os beneficiados, a acompanhar o folheto não vinha nenhum cabaz de compras ou um vale de desconto em gasolineiras. Sempre era um contributo mais palpável contra a crise..."
Ainda n'O Mirante (página 28) destaque para as declarações do militante nº 1 do PS de Santarém: "Temo-nos deixado insultar e chamar-nos tudo e o PS tem dado uma imagem de cobardia. Em Santarém o PS não tem feito uma oposição capaz. O partido tem de se abrir à sociedade mas os dirigentes locais não sabem o que isso é. Não foi assim que nasceu o PS. Nasceu da abertura à sociedade para encontrar as pessoas mais válidas. Devem escolher uma figura para ganhar, se é que querem ganhar. O PS só tem legitimidade para falar do futuro de Santarém se tiver um gabinete de estudos que trate dos problemas com seriedade. Porque isto já lá não vai com palpites." Faça o leitor o favor de pôr Tomar onde está escrito Santarém e verificará que o tal militante nº 1 até parece que vive aqui nas margens do Nabão.
"Resort, dois hotéis, golf, Spa e parque temático - O grande projecto da Quinta da Granja", tal é a manchete de Cidade de Tomar. Sobre o assunto é favor ler o artigo anterior, com o título "Quando a esmola é grande..." Há também o artigo de opinião subscrito por Hugo Cristóvão, na página 12, com o apelativo título "Roubo mas faço", em relação ao qual recomendamos a leitura do penúltimo texto, sob o título "Esperança, mitos e realidade".
Agradecidos pela atenção. Até para a semana.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que diz o militante nr. 1 do PS aplica-se a todos os partidos. Mas começaram a aparecer uns tipos nas estruturas partidárias que puxaram a eles esses gabinetes de estudos... sobre como conspirarem uns contra os outros para ocupação de lugares. Todos temos culpas no cartório.

Depois de 1913 a mama vai acabar e depois é que são elas.

Anónimo disse...

Depois de 1913, ou de 2013? A mama vai acabar porquê?

Anónimo disse...

Pis, pois, depois de 2013. É que a partir de 2013 não vai haver mais pilim da UE.

Anónimo disse...

Esse gordão do cristóvão só se espalha quando escreve:

- linguagem completamente exotérica;

- um infindável chorrilho de banalidades;

- uma completa inconsequência na actuação política;

Ou me engano muito, ou nem vai ter coragem para ser candidato ao quer que seja nas próximas eleições.

Está visto que a "veia" lhe fugiu para outro lado...