sábado, 11 de abril de 2009

BARROSO SIM OU NÃO? EURO SIM OU NÃO?





O assunto não é propriamente de índole local. Como, porém, a imprensa portuguesa em geral adopta quase sempre um estilo que não permite sair muito das posições oficiais, pensamos ser útil difundi-lo.


A recente querela sobre o apoio do governo português à recondução de Durão Barroso, contrariado pelo cabeça lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu, tem sido ocasião para informar os portugueses de que é praticament unânime a posição dos 27 sobre a referida recondução. Ora acontece que, em declarações ao semanário francês Nouvel Observateur, Joschka Fischer, vice-chanceler e ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha entre 1998 e 2005, não teve papas na língua: "A dimensão transnacional desta crise exige uma Comissão Europeia forte, presidida por uma grande figura política. Não acredito que Barroso seja o homem mais indicado para a situação. Limito-me a constatar a ausência de iniciativas da Comissão."


Ainda sobre a União Europeia, Fischer afirmou que "Além da ameaça proteccionista, a Europa enfrenta dois desafios de primeira grandeza: 1) - O alargamento está ameaçado, e não estou a falar das futuras adesões eventuais. Refiro-me aos estados membros mais recentes, mesmo se por exemplo a Polónia e a República Checa estão em melhor caminho que a Hungria. 2) - O euro. A Grécia, a Itália, a Espanha, Portugal e a Irlanda estão a atravessar uma conjuntura difícil que ameaça a sua permanência na zona euro."


Aqui ficam estas informações, provenientes de alguém com verdadeira envergadura política no seio da União Europeia, que mostram aos eternos optimistas a nossa triste realidade. A presente crise não será ultrapassada com simples remendos e a situação ainda vai continuar a piorar, enquanto nos coloca desde já em risco de termos de abandonar o euro, hipótese remota unicamente porque estamos, como é uso dizer-se, muito bem acompanhados. Mesmo assim, não fora a Itália, nossa companheira na desgraça, membro fundador do Mercado Comum Europeu, antepassado da União Europeia, e já poderíamos ir preparando as malas, para adiantar serviço...

Sem comentários: