sexta-feira, 17 de abril de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO
Uma vez não é costume. Ultimamente quase mudo em relação a Tomar, O RIBATEJO esta semana esmerou-se. Publica duas notícias que são um exemplo de jornalismo de grande qualidade. Daquele que dá muito trabalho, mas procura, apesar disso, ir ao fundo das questões, para depois as colocar em perspectiva, condição basilar para os leitores ficarem a compreender alguma coisa.
Os que seguem este blogue com interesse farão bem se decidirem ler, no referido semanário, a notícia sobre os 750 mil euros pagos pela Câmara de Tomar à Bragaparques, na página19, bem como a descrição da crise na Platex, na página 28. Após essas leituras, façam-nos um favor -comparem com iguais temas tratados na imprensa tomarense. Assim ficarão a perceber e a sentir a diferença entre a pura lã, o puro algodão, e os tecidos sintéticos. Condição prévia para entenderem o que se pretende dizer aqui em Tomar a dianteira, quando se fala de qualidade e alguns se irritam e produzem prosa indignada, quando deviam reflectir enquanto é tempo...
Na mesma perspectiva, O MIRANTE, agora com menos notícias da nossa terra, incluiu ainda assim uma notícia a merecer destaque da nossa parte, por obedecer aos critérios acima enunciados. Vem na página 18 e refere-se ao triste problema do nosso conterrâneo que vive há vários meses numa das sentinas públicas de S. Gregório, assunto já denunciado por diversas vezes neste blogue e na imprensa local.
Até agora sempre se considerou em Tomar a dianteira, na base de informações prestadas pelo próprio, que o interessado não queria abandonar aquele local porque não lhe arranjavam alojamento mais consentâneo na área da cidade antiga, onde sempre viveu. Ter-lhe-iam proposto o Lar de S. José, na Estrada do Carrascal, mas o "Zé Bazaruco", como é conhecido no meio popular nabantino, achava que era o desterro. Ao abordar agora, uma vez mais, o assunto, O MIRANTE faculta outro entendimento da situação. De acordo com o semanário, a autarquia já propôs àquele tomarense um alojamento na Rua da Saboaria, que ele tem recusado sistematicamente, pelo que a vereadora responsável, Rosário Simões, encara agora a hipótese de desencadear um processo tendente a facultar ao munícipe em causa adequado tratamento psiquiátrico.
Que sejam semanários sem sede em Tomar a contribuir decisivamente para que os habitantes do concelho passem a ter outra perspectiva destes problemas, mostra bem, na nossa opinião a profundidade do buraco onde estamos metidos em termos de comunicação social. E noutros.
Nos dois semanários tomarenses, CIDADE DE TOMAR e O TEMPLÁRIO, a única notícia relevante, na parte que nos interessa, é a das declarações e iniciativas do sr. Deputado Miguel Relvas àcerca da situação crítica da PLATEX - IFM. Tanto num jornal como no outro, imperou o "pensamento único". O sr. parlamentar falou e os jornalistas tomaram notas, quando tomaram. Nada de perguntas, muito menos perguntas inconvenientes. A imprensa regional tem de viver e os anúncios da Assembleia Municipal são sempre bem-vindos.
Há depois o problema da falta de entranhados hábitos democráticos. Estamos numa terra e num país onde raramente se consegue dialogar de igual para igual. Regra geral, ou se fala de cima para baixo (caso do sr. parlamentar), ou de baixo para cima, como antigamente com o barrete na mão (caso dos jornalistas e da população em geral). É desagradável ler isto? Pois calculamos que deva ser. Mas se é a pura verdade, que havemos de fazer? Continuar a assobiar para o lado, fingindo que não se percebe nada? Será esse o melhor caminho para tentar sair da crise?
Regressando ao "Caso Platex", é óbvio que a actuação dos jornalistas em questão impede que os cidadãos que não leiam O RIBATEJO venham a compreender cabalmente os principais aspectos do problema. Isto porque se limitaram a repetir aquilo que foi dito pelo parlamentar e autarca, não cuidando de tentar apurar, através de perguntas objectivas e oportunas, as culpas de cada sector: administração, gestão, organização, marqueting, produção. E sem isso pouco ou nada se pode fazer em termos práticos.
Não é este o local para sindicar a actuação do sr. deputado e autarca no caso em apreço. Todavia, dado que quem devia assumir esse papel não o tem feito, decidimos avançar apenas em relação a um ponto concreto. Na interpelação ao governo, que o sr. deputado Relvas subscreveu em conjunto com os srs. deputados Vasco Cunha e Mário Albuquerque, e que CIDADE DE TOMAR reproduz, escreve-se que "a unidade industrial IFM -Indústria de Fibras da Madeira, SA... ...emprega 240 pessoas, sendo a maior empregadora concelho." Os jornalistas locais leram e/ou ouviram, certamente, mas não ousaram ou não julgaram oportuno repôr a verdade, que neste caso, como quase sempre acontece, é importante. E a verdade é esta: O primeiro empregador do concelho é o Ministério da Educação, o segundo é a autarquia, e isto em termos de trabalho activo. Porque ao considerar-se o conjunto das remunerações, falta apurar se as pensões de reforma e de aposentação não serão de longe as mais numerosas.
Os senhores deputados terão pretendido sublinhar a importância da empresa em causa no contexto local. Mas esqueceram-se de ter em conta que,no interior do país, se assiste pouco a pouco à "alentejanização" da economia: além da administração central, regional e local, que são todas pagas pelo Orçamento Geral do Estado, cada vez há menos actividade económica, rentável e pagadora de contribuições e impostos. E sem isso, a festa não pode durar muito mais tempo. Alguém vai ter de pagar os foguetes e os artistas.
Que a IFM seja talvez a principal empregadora privada do concelho, é uma realidade provável. Que o seja em absoluto, é uma falsidade. Os cidadãos têm o direito de esperar mais rigor e mais eficácia, tanto aos deputados como aos jornalistas, pois com tais prática nunca mais vamos conseguir sair do actual pântano, que a crise internacional apenas veio tornar um pouco mais mal cheiroso.

14 comentários:

Anónimo disse...

Excelente comentário sobre a imprensa regional.
Também comungo das suas opiniões.
Na verdade
estamos todos mergulhados num grande pântano.
Como sair dele?
Lanço-lhe um desafio
pode dar algumas sugestões?

IM

Anónimo disse...

`O Rebelo estás tendencioso. Então não achaste relevante a notícia do Templário de que o Bruno Graça se vai candidatar pela CDU. Ou será mentira ?

Sebastião Barros disse...

Posso. Eis algumas: 1 - Abertura de espírito; 2 - Tolerância; 3 - Humildade; 4 - Capacidade de encaixe (fair-play); 5 - Saber ouvir; 6 - Aprender a aprender; 7 - Coragem; 8 - Frontalidade; 9 - Nunca confundir relações pessoais e relações políticas; 10 - Honestidade; 11 - Curiosidade; 12- Trabalho; 13 - Trabalho; 14 - Trabalho; 15 - Trabalho; 16, 17, 18, 19, 20, 30, 40, 50, 100, 200,... -SUOR E MASSA CINZENTA. Quem constatar que não tem que chegue para certas tarefas, que tenha a ousadia de a procurar onde houver. Sem tentar não se consegue nada.

Anónimo disse...

Antes da hora ainda não é a hora. Depois da hora já não é a hora. Não adianta correr. Importante é chegar a tempo.

Anónimo disse...

Quer-me parecer que o Politécnico de Tomar é um grande empregador, e não pertence ao Ministério da Educação...

Anónimo disse...

Luis Ferreira já respondeu no seu blogue:

"É INCONCEBÍVEL TAMANHA DEMAGOGIA

Já aqui falámos muito da crise económica internacional.
Já aqui lembrámos os contributos dados pelo PS na Câmara para minorar os efeitos da crise nas Famílias e nas Empresas do Concelho.

Infelizmente nas últimas semanas duas situações se agravaram no nosso Concelho, tendo levado a uma tomada de posição do PSD local através do seu deputado Miguel Relvas, que enquanto deputado da oposição ao Governo se mostra muito preocupado, mas enquanto verdadeiro “dono” da maioria PSD na Câmara, só prejudica as empresas do Concelho.

Acham que exagero? Então pensemos em conjunto: Devia ou não a Câmara Municipal de Tomar mais de 2 milhões e meio de euros à empresa João Salvador no final do ano de 2008? Devia e os valores constam da conta de gerência aprovada esta semana. Devia e deve. Mas sabem quanto custa isso, só em juros bancários desde o início do ano à empresa? Mais de 100 mil euros, ou seja mais de 300€ a cada um dos seus trabalhadores. Isto é responsabilidade da Câmara Municipal. Não responsabilidade de nenhum Governo. A isto não diz Miguel Relvas nem o PSD de Tomar nada? Não convém.

Mas já sabe fazer requerimentos ao Governo sobre a situação da IFM, apenas para encher Jornais em Tomar, porque sabem, como eu sei, como o Sr. Presidente Corvelo Sousa sabe, que não compete ao Governo tratar da situação da IFM ou de qualquer empresa em concreto. O problema que a IFM tem é um problema que tem como única causa, aquilo que já aqui falamos, que é a Banca não disponibilizar dinheiro a uma empresa que factura mais de 26 milhões de euros ao ano e exporta 75% da sua produção. O problema não está, como os deputados do PSD induzem, na falta de apoio GOVERNAMENTAL ao sector exportador das madeiras, ou qualquer outro. Os apoios existem, os seguros de crédito à exportação estão a funcionar. O problema não é esse. O problema é que a Banca não liberta fundos de tesouraria, que servem a maior parte das vezes para pagar SALÁRIOS e a PEQUENOS FORNECEDORES. Pelo menos a banca privada não o está a fazer. Esse é o problema.

Aquilo que Miguel relvas e os seus companheiros do PSD estão a fazer com a IFM, chama-se MENTIRA. Chama-se OPORTUNISMO. Chama-se CHANTAGEM. E demonstra uma coisa que é já PATOLÓGICO neste tipo de gente que nos vem GOVERNANDO EM TOMAR: São falsos e são irresponsáveis. Nunca têm a culpa de nada. Têm atrofiado a economia local com taxas absurdas. Obrigam, por exemplo um pequeno café ou um cabeleireiro a pagar mais de 3000€ em compensação de lugares de estacionamento, mesmo antes de abrir um negócio, que nos primeiros anos grandes dificuldades vai ter para ter lucro. Mantêm dívidas de mais de 13 milhões de euros, entre a despesa corrente e a despesa de investimento, com forte relevância na economia local, às empresas pequenas, médias e grandes sedeadas no Concelho.

Vão começar a pagar agora porque o GOVERNO PS lhes facultou o “Programa Pagar a tempo e horas” e os obrigou a reduzirem os prazos de pagamento para 90 dias. Disso não fala Miguel Relvas e o seu PSD? Não lhe convém? Quem será responsável pela não falência imediata de diversas empresas no Concelho, a quem a Câmara deve milhões, é o Governo que obrigou a Câmara a lhes pagar. Mas sabem vir falar de uma empresa onde a responsabilidade do Governo é nula. Mas não pagaram durante meses à João Salvador e os seus funcionários tiveram que suportar, sem receber, os juros que a empresa teve que pagar pelos DOIS MILHÕES E MEIO de dívida da Câmara PSD de Tomar. Uma vergonha. Um desprestígio para o poder político.

É inconcebível que Miguel Relvas, Corvelo de Sousa e o PSD, se comportem assim com as empresas, com os trabalhadores das empresas de Tomar e suas famílias. É necessário que estes e estas lhes façam, ao PSD, PAGAR O PREÇO DA SUA MENTIRA, DA SUA IRRESPONSABILIDADE.

Mas querem saber o que o Governo está a preparar para resolver esta e outras situações? Muito simplesmente CRIAR CONDIÇÕES para que possam ser as Associações Empresarias, como é o caso do nosso NERSANT, com o qual aliás a Câmara PSD de Tomar nunca quis quaisquer relacionamentos ao longo dos últimos 12 anos, para poderem servir de ligação entre as empresários e a banca, para que com o aval do estado, não seja cada empresário a negociar os “Fundos de Tesouraria”, a “Renegociação das letras” ou das “contas caucionadas” de forma isolada, mas sim em bloco e através da força do Associativismo Empresarial.

Esta é a solução para empresas como a IFM, viáveis, em sectores competitivos e exportadores. Este é o caminho que vem sendo defendido, pelo que é público, pelo Sr. Governador Civil e pelo Sr. Presidente do NERSANT. Este é o contributo que o Governo PS pode e deve dar neste caso, que ao contrário dos Deputados PSD do Distrito, com Miguel relvas à cabeça, que mais parecem ABUTRES, esvoaçando sobre as possíveis carcaças empresarias, tentando de forma oportunista daí tirar dividendos políticos. Mas esquecendo-se de quando têm responsabilidade, como é o caso da Câmara de Tomar, não prejudicarem AS EMPRESAS e PAGAREM A QUEM DEVEM, NÃO COLOCANDO MUITAS FAMÍLIAS NA MISÉRIA.

É de facto inconcebível que este tipo de pessoas possam ainda andar na rua de cabeça erguida e merecerem de nós um tratamento respeitoso, a que urbanidade nos obriga. Temos de os fazer PAGAR por isso, já que eles NÃO QUEREM PAGAR A QUEM DEVEM!

[Crónica lida aos microfones da Rádio Hertz (FM98), após o noticiário das 13H00 – repete dia 19 (Domingo) após as 13H00]"

Anónimo disse...

Crónica lida aos microfones da Rádio Hertz (FM98), após o noticiário das 13H00 – repete dia 19 (Domingo) após as 13H00]"

Pode ainda ser ouvida em http://www.radiohertz.pt/?pagina=rubricas a qualquer hora em qualquer parte do mundo.
Também passada em directo nos 98FM da Rádio Hertz às 17 horas.[

Anónimo disse...

Boa Luis Ferreira.

Estás em grande forma e chamas os bois pelos nomes.

Força.

Sebastião Barros disse...

Para aónimo das 15:14:

Na peça consta que "além da administração central, regional e local", o que inclui naturalmente tudo o que é financiado pelo OGE, como por exemplo o Politécnico. Ou trata-se de algum empreendimento particular, com saldo positivo uma vez deduzidos todos os custos?
Quanto ao ranking, queira anotar por favor: no ensino básico e secundário estão colocados no concelho 722 professores. E depois ainda há os outros funcionários escolares, tudo dependente do ME.

Anónimo disse...

P R O P A G A N D A !

P R O P A G A N D A !

P R O P A G AN D A !

Aqui de borla!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O Senhor Luis Ferreira é um impostor. Ia para dizer parasita. Eu sou de direita e assumo agora o senhor era dequerda com o MA e agora passou-se para o JS, aquele que nos chama a todos os trabalhadores que fazemos greve e vamos a manifestações de comunistas ou do bloco. No meu partido nunca se disse isso! Mas claro como o tacho obriga... daqui a uns anos vem criticar o Socrates.. a gente já sabe

Anónimo disse...

Pelo comentário anterior se percebe o medo que Corvelo, Relvas e apoiantes têm de que o PS possa vir algum dia a Governar a Autarquia. Sabem que acaba, de vez, a farra. Pedro Marques e outros crápulas, e os corruptos da terra já perceberam. É preciso dizer mais?

Anónimo disse...

Concordo com todas as críticas e mais algumas feitas ao Sr.Luis Ferreira, mas sinceramente não acham que ele acertou no ataque certeiro que fez ao Deputado Relvas?

Anónimo disse...

Estão todos borradinhos com medo da candidatura do PS em Tomar!

Realmente o candidato, os seus mentores e apoiantes directos infundem cá um respeito que põem tudo e todos em sentido.

Em Outubro se vai fazer a prova real das opções socialeiras em Tomar e em outros locais.

Pode ser que o ambiente fique mais desanuviado!!!!!