quinta-feira, 23 de abril de 2009

AUTARCAS RELAPSOS









Das piores coisas que podem acontecer a um concelho é ter eleitos relapsos. Daqueles que quando ouvem ou lêem que as coisas não vão bem, em vez de explicarem de maneira franca o que se passa, optam pelas desculpas de mau pagador. "Correu mal, é um caso isolado, estamos a tratar desse assunto, vai ser arranjado, já temos um projecto, aguardamos financiamento, vai ser aberto o concurso..." O rol é demasiado longo e está constantemente a ser ampliado.
Neste momento, e só no que diz respeito à cidade, argumentam os criticados que algumas obras não correram como se esperava, mas são excepções. Nas outras áreas vai tudo bem. Vai mesmo? Dando uma volta pela urbe, qualquer pessoa minimamente atenta verifica que há mazelas evidentes um pouco por todo o lado. Para que não restem quaisquer dúvidas, aqui vão quatro fotografias, que documentam outros tantos casos de gritante desmazelo.
A foto 1 mostra o triste estado de abandono do pequeno jardim à ilharga das Escadinhas da Cascalheira, agora rebatizadas "Escadinhas do capim". E note-se que o dito capim não deve certamente ter crescido de ontem para hoje.
Na foto 2 pode-se apreciar o estado de limpeza e conservação de uma das casas de banho da Cerrada dos Cães, no parque à entrada do Castelo. O mictório em primeiro plano, protegido com um plástico, encontra-se assim há mais de um ano. Será que quando vier um ministro, ou um autarca importante, tiram então aquela protecção, para o ilustre visitante urinar, sem perigo de contágio?
Aparentemente atacada pela varíola, pelas bexigas doidas, ou por qualquer doença de pele, a fachada sul da antiga biblioteca está com o aspecto que a foto 3 evidencia. Estão à espera de quê para procederem à respectiva pintura? Que venham verbas da União Europeia?
Finalmente, o Palácio Alvim, edifício onde funcionou a PSP e que pertence à Câmara oferece a quem passa este triste panorama. Todas as portas de acesso estão como se tivessem sido atingidas por um bombardeamento. Também neste caso, a autarquia está à espera de quê, para proceder às necessários e urgentes reparações, mudando depois para lá vários serviços? É melhor continuar a pagar elevadas rendas pela ocupação de espaços alugados a particulares, como por exemplo o Edifício Escavação?
Os eleitores têm direito a explicações verídicas e detalhadas, nos termos da lei, visto que são os seus impostos que estão em causa. E não deixarão de as solicitar, quando considerarem oportuno, conforme já foi escrito antes.

Sem comentários: