quinta-feira, 2 de abril de 2009

CIDADANIA, POLÍTICA E DESPORTO

Apareceu aqui no blogue uma mensagem curiosa, da qual passamos a transcrever a parte mais substantiva para os frequentadores deste blogue: "O senhor eng. Paiva amanhã (hoje, 2 de Abril) fará uma palestra no Politécnico... Vão colocar questões ao Paiva pois é ele responsável máximo, segundo o P8, pelas "monstruosidades" desta cidade. Se P8 for homenzinho aparecerá pelo IPT confrontando na cara do Paiva aquilo que só consegue fazer no seu blogue."
Seria cómodo para nós alegar que quem marca a agenda de Tomar a dianteira são os que fazem parte da sua redacção, pelo que... Poderíamos também alegar que "A casamento ou baptizado, não vás sem ser convidado". Não vamos, porém, por aí. Vamos pela frontalidade, que sempre foi e é o nosso timbre.
Nada temos contra o eng. Paiva, nem contra qualquer outro político local, regional ou nacional. Sabemos bem que cada um procura exercer o mandato que lhe foi confiado da melhor maneira possível. Claro que cometem erros, tanto mais frequentes quanto mais numerosas forem as decisões, pois só não erra quem não faz. E é aqui que começam os deveres de cidadania de cada eleitor, o principal dos quais é a crítica serena, séria e fundamentada, se possível com exemplos verificáveis e desprovida de "óculos partidários". Noutros termos, assinalar o que está mal e porquê, sem todavia considerar que os do clube da casa são todos "gajos porreiros" e os outros desprezíveis filhos daquela senhora. Tal postura implica, naturalmente, o maior respeito pela pessoa criticada, pela sua vida privada, (quando esta não tenha implicações no vida pública) e pela natural e indispensável convivência cordial entre cidadãos herdeiros da mesma civilização.
É o que temos procurado fazer aqui no blogue, embora podendo, quiçá, ter cometido alguma falta, a qual, contudo, não terá sido intencional.
Tendo em conta o que acabamos de escrever, resulta claro que a política, sobretudo a nível local, nunca deverá reduzir-se a um ou vários combates de galos, desafios de futebol ou torneios medievais. Assim sendo, em relação ao anterior presidente da Câmara, que teve a sorte de exercer os seus mandatos sem que alguém o criticasse de forma sustentada nos factos, no tempo ou nas conveniências da comunidade, sempre os membros aqui da redacção foram por ele tratados com cordialidade, consideração e eficácia. Não temos, portanto, qualquer questão pessoal pendente. Reconhecemos igualmente, e já foi escrito na imprensa local, que o eng. Paiva soube devolver à autarquia tomarense, sobretudo no primeiro mandato, a reputação de honestidade que dela andara um bocado arredada, por razões conhecidas. Dito isto, parece-nos que o agora administrador do QREN sucumbiu perante os abundantes e fáceis fundos da UE. Deslumbrou-se, para o escrever num só termo. E aí começaram a proliferar as asneiras. Intencionais? Claro que não. Mas assim ou assado, elas aí estão, embora o então presidente da Câmara não tenha sido o único responsável. A falta de opinião pública implicada, a ausência de críticas fundamentadas, o papel da imprensa local, são factores a ter em conta. DE qualquer forma, agora que o autarca-mor é outro, de nada adiantaria continuar a tentar massacrar o titular anterior, salvo no que se refere a erros que ainda podem e devem ser emendados. Só isso e não o tal combate de galos, que alguns menos afoitos desejariam, com o fim de poderem competir por entreposta pessoa. A esses lembramos o velho aforismo "Quem tem pulgas que as coce". Exactamente o que procuramos fazer aqui no blogue, sempre da melhor maneira que sabemos e procurando respeitar as pessoas.
PS - A redacção do documento citado permite suspeitar que a sua autoria é de alguém que estudou em estabelecimento tendo o inglês com língua veicular. Basta reparar, por exemplo, na frase "Paiva amanhã fará uma palestra", quando em português chão seria "Paiva fará amanhã..."
Sendo assim, quem é que no IPT se formou em estabelecimentos de língua inglesa?

7 comentários:

Anónimo disse...

"Tendo em conta o que acabamos de escrever, resulta claro que a política, sobretudo a nível local, nunca deverá reduzir-se a um ou vários combates de galos, desafios de futebol ou torneios medievais."

POIS É MEU CARO.

POR ISSO É QUE O AMIGO ESTÁ SEMPRE A CITAR E A RECOMENDAR POSIÇÕES E PROPOSTAS À ÚNICA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA EM TOMAR QUE TEM PROPOSTAS, ESTRATÉGIA E PROJECTO PARA O FUTURO DE TOMAR.

PORQUE É QUE NÃO DEFINITIVAMENTE PARA LÁ, JUNTAR O SEU SABER, AO SABER QUE JÁ LÁ SE ENCONTRA E NOS AJUDA, AOS TOMARENSES, A ULTRAPASSAR A A CRISE DE AFIRMAÇÃO REGIONAL QUE TOMAR TEM TIDO AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS?

DEIXE LÁ DE SER TREINADOR DE BANCADA E VÁ AJUDAR O SEU PS, COM HUMILDADE, A CONSTRUIR UMA ALTERNATIVA MAIS FORTE PARA TOMAR.

GANHE CORAGEM HOMEM. AFIRME-SE E JUNTE-SE A ELES.

Anónimo disse...

P8 sinceramente desolado estou pois bué de coragem te faltou.
Um dia Paiva fugiu e tu pronto pensaste que o homem já ruiu.
Assim Tó só resta dizer que c... te faltam pois a teclar a gente te entende, não é?
Olha querido mais um pouco e acertas quem sou (eheheheheh) mas não te esqueças que o grau de proficiência em lingua portuguesa vem sempre ao de cima como o azeite. Aliás o teu blogue é o melhor em lingua portuguesa e francesa, eheheheheheheheheh.

Anónimo disse...

ESTE P8 É UM FRUSTRADO E O PS OUTRO! DOIS EM UM.
UM SAIU OUTRO AFASTOU-SE LOGO O NAMORO PARECE TER COMEÇADO POIS ASSIM A POPULAÇÃO FICA MAIS BEM SERVIDA COM DUAS VERDADEIRAS INSTITUIÇÃOS LOCAIS PARA NÃO LHES CHAMAR OUTRA COISA, OHOHOH!
OH P8 ENTREGASTE A TUA DECLARAÇÃO DE IRS COMO APOSENTADO, PÁ? PODES FAZÊ-LO PELA NET SABIAS? OLHA QUE PAGAS UMA COIMA AO FISCO, RAPAZ!

Anónimo disse...

Tenho reparado que acham que no IPT existe uma cambada de chulos!
Eu também acho, em parte, mas chulos são os reformados a ocuparem lugares em razoáveis instituições públicas, são os advogados do diabo, os presidentes de junta que vivem de tráfico de influências, os Adjuntos, os Quiexinhas, os Bufos, etc. Quem oferece emprego, faz mexer a noite tomarense, rejuvenesse esta terra atrasada... SÃO CHULOS? Então concluo que a INVEJA é terrível em terras nabantinas e como dizia PAIVA: SÃO MESQUINHOS! Por isso estamos a viver ainda na idade das trevas. Por isso temos gente com coragem como o P8 que pede cronicamente um lugar ao Partido Socialista do Cristovão. Quem é mais chulo agora?

Sebastião Barros disse...

Para anónimo de 02/04, 2:15

Antes de mais, permita-me que lhe enderece os meus agradecimentos pela sua amável sugestão. Num mundo agreste como o nosso, os testemunhos de fraternidade, como esse seu, são sempre de assinalar. Agora quanto ao conteúdo, julgo que haverá algum equívoco. Realmente, fui militante e dirigente local do PS, mas isso aconteceu quando o Vicente e a Rosário eram da UDP, o Faria e o Durão Barroso do MRPP, o Alexandre do CDS e o Vitorino do PSD. Está a ver onde isso já vai...Claro que nada disto invalida que eu pudesse colaborar com o PS, tendo até já declarado, aqui no blogue, que tenciono votar PS nas europeias e nas legislativas. Sobre as autárquicas é outra música, maneira educada de dizer que nenhum dos candidatos me enche as medidas, nem coisa parecida, embora sejam todos boas pessoas e pessoas de bem, Só que isso nunca foi suficiente, e agora com a crise ainda pior.
No que se refere ao PS/Tomar, ofereci-lhes a primeira escolha.Recusaram-na numa votação livre. Estavam e estão no seu pleno direito. Não podem, porém,a partir daí, acusar-me, ou dizer a alguém para me acusar, de ser "treinador de bancada". Fui a jogo e rejeitaram-me, que mais querem? Eu bem avisei que não me ia calar...
Na verdade, as minhas divergências com o PS local parecem-me de origem semântica. Eles acham que têm um excelente candidato, boas propostas, um projecto para Tomar e uma estratégia. Eu sustento exactamente o contrário. Há portanto um problema de significado das palavras. Resta aguardar até Outubro para tirar dúvidas. Se estiver enganado, ficarei contente pois as coisas melhorarão a nível político e económico, o que já não ocorre por estas paragens há mais de 20 anos. Se, pelo contrário, estiver certo, então resta-me esperar que as pessoas tenham a coragem de assumir os seus erros, renunciando aos cargos que ocupem por eleição, o que é muito pouco provável. Certo é que não tenho nada a perder ou a ganhar.O Mundo é composto por duas grandes categorias de pessoas -Os herdeiros e os conquistadores.No que me toca, sempre fui um conquistador, pois apenas herdei as ruas para passear. Ainda por cima, nasci em Agosto e, como é sabido, os leões são líderes natos. Assim sendo, conquanto não possa afirmar, como Cavaco Silva, que "nunca me engano e raramente tenho dúvidas", passados os 60 anos, percorrido o mundo e lidos milhares de livros, é um bocado difícil enganar-me, embora tenha sempre presente a "dúvida metódica". Mas também aqui, as coisas não são fáceis, pois os políticos proclamam o que querem mas nunca explicam como, porquê, para quê, quando, onde, com quem com que meios, e por aí fora. Os resultados têm sido óptimos, como se sabe. Ainda não somos das cidades mais atrasadas de um dos países mais encalacrados da Europa, mas para lá caminhamos cada vez mais depressa. Deve ser da crise, que as pessoas até são excelentes e acima de qualquer suspeita...

António Rebelo

Anónimo disse...

Afinal, o AR, não tem nada contra ninguém, parece um bom espírito cristão.

Não dá conta o quanto parece ser blandicioso com todos?

Anónimo disse...

Bem digo eu! Somos dez milhões de cidadãos, separados pela mesma língua. Regressa Vieira, que os teus sermões fazem cada vez mais falta!