quarta-feira, 15 de abril de 2009

HUMOR: CARTA AOS MENINOS TRAQUINAS


Aviso aos incautos e aos sisudos crónicos:
O que segue é uma peça com intuitos de sátira política, sob a forma de uma carta. Se não aprecia
o género, agradecemos que passe adiante; se padece de cieiro nos lábios, idem idem; se não consegue ler sem óculos partidários, aspas aspas; se não tem sentido de humor, idem idem; se a tolerância nunca foi nem é o seu forte, por favor não leia. Declinamos qualquer responsabilidade na eventualidade de AVC, apoplexia, arritmia e afins. Em resumo: nada de exaltações!
Meus prendados meninos:
Não estejam inquietos que a vossa tia tem tudo estipulado com o vosso monitor Capim Rasteiro. Até novas ordens os meninos devem manter-se tão sossegados e calados como até aqui, com uma diferença. Não se ponham a anunciar mais empreendimentos mirabolantes. Convençam-se que desta vez é verdade. A crise é mesmo grave e longa. Acabaram-se as tropelias e outras brincadeiras. Agora tem de ser a sério.
Os hotéis e campos de golfe que os meninos já anunciaram mais que uma vez não nos vão servir para nada. Ninguém acreditou em tanta fartura assim de repente. No caso dos Pègões, onde é que os supostos empreendedores tencionam ir buscar a água para regar? Aos SMAS locais? Estão bem arranjados! Se em Marrocos, onde a água é baratíssima, cada percurso de golfe custa 60 euros por jogador, mais caddies, mais hotel, mais refeições, mais avião, aqui em Tomar quanto custará? Ao preço a que está a água, ficará certamente mais barato ir jogar para as Bermudas, ou mesmo para a Flórida. E com os actuais ataques aos rendimentos dos dirigentes e administradores das grandes empresas...
O outro projecto grandioso, o da Quinta de Granja, padece do defeito inverso. Parece meter água a mais. Se o dono da quinta nem chegou a acabar o prédio da Rua Aurora Macedo e marchou para o Brasil, como é que assim de repente conseguiu meios tão avultados?
Sossego portanto e quanto menos conversa melhor. Para as autárquicas ainda é muito cedo. Na devida altura direi aos meninos como se devem portar durante a campanha eleitoral.E não se preocupem com o programa. Alguma coisa se arranjará. Para já, o mais importante é que não estraguem demasiado o brinquedo. E não liguem aos outros meninos da oposição. Eles portam-se assim e dizem coisas aos meninos só para vos enervar e provocar desorientação. O que eles querem é tirar-vos o brinquedo para ficarem com ele e poderem brincar à vontade. Caso o brinquedo ainda esteja em condições...
Outra coisa que vos recomendo é que os meninos tenham muito cuidado com os jornalitos locais. E com a Internet, que é a nova praga. A uns e a outros dêem muito pouca guita que os papagaios de papel já vão demasiado altos. Mas também não convém dizer mal dessa gente toda. Lembrem-se os meninos que a tentação de qualquer um que tenha um bom brinquedo é calar a informação. Ou pelo menos controlá-la. Na minha opinião nem se consegue nem vale a pena nem paga o trabalho. Nunca esqueçam que há mais de dois séculos que as gripes aspiram a acabar com os termómetros. Até agora não conseguiram nada. Pior ainda -cada vez há mais e melhores .
Não se exaltem com o monitor Capim Rasteiro, até que a tia vos indique outra forma de proceder. Bebam o leitinho todo ao pequeno almoço. Comam a sopinha do jantar, que a época não vai para festas. Beijos da Tia Mizé.

5 comentários:

templario disse...

Não tem a ver com este post,
mas julgo que o "Tomar a Dianteira" poderá um dia destes aflorar este assunto.

Foi ontém, 15/4 que, por acaso, vi na SIC Notícias uma reportagem que achei muito interessante, sobre o Aeródromo de Fátima, bem pertinho de Tomar.

Um aeroporto regional tão perto da Cidade dos Templários e nunca o vi referenciado em nenhum debate, mesmo na blogosfera tomarense! E o seu proprietário a contas com dificuldades de legalização, ao mesmo tempo que o Estado o usa para situações de emergência! Fiquei com a impressão que aquele aeroporto regional não é legalizado por falta de apoio forte das autarquias da região.

Será que esta infraestrutura tão importante não interessa a Tomar nem à CIM Médio Tejo? Pareceu-me que o homem está sozinho a lutar por um sonho da sua vida e não tem apoio de quem devia ter.

A possibilidade de um aeroporto regional junto a Tomar e ninguém fala disto?

Desculpem a ignorância sobre o que se passa, mas se eu fosse presidente da CIM este assunto estaria na ordem do dia.

Anónimo disse...

Adivinhem quem é.

BAIXA, DE OLHOS RUINS, AMARELENTA

Usando só de raiva e de impostura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Um mar de fel, malvada e quezilenta ;

Arzinho confrangido que atormenta,
Sempre infeliz e de má catadura,
Mui perto de perder a compostura,
É cruel, mentirosa e rabugenta.

Rosto fechado, o gesto de fuinha,
Voz de lamento e ar de coitadinha,
Com pinta de raposa assustadinha,
É só veneno, a ditadorazinha.

Se não sabes quem é, dou-te uma pista:
Prepotente, mui gélida e sinistra,
Amarga, matreira e intriguista,
Abusa do poder... e é MINISTRA.

QUEM É?

Anónimo disse...

Quem é? quem é? só pode ser

-Oh mulher sublime, alada!-

A quem devemos agradecer

Por ser firme, determinada!

Anónimo disse...

Determinada a lixar os professores, e a criar problemas no ensino, isso sim!

Sublime cínica, com um falasar anasalado, uma socretina pouquíssimo recomendável!

Se gostas assim tanto dela declara-te, casa com ela, leva-a para casa e atura-a!

Assim prestas um bom serviço aos portugueses!!!!!!

Anónimo disse...

Não digam muito mal da senhora porque o Corvelo já manifestou a intenção de a convidar para levar um tabuleiro na próxima Festa Grande de Tomar. Só falta arranjar um par que aceite acompanhá-la durante todo o cortejo. Talvez o Vitorino Careca. Não é esse que está a pensar! É o da televisão!
Interrogado sobre tão estranha intenção, Corvelo de Sousa esclareceu prontamente que se trata de tentar reatar com uma das principais tradições da festa: As portadoras dos tabuleiros devem ser vírgens. Por isso é que vão vestidas de branco.
Nestas condições, não sejam injustos para a senhora, por dois motivos principais. Primeiro porque a ser assim ainda vamos precisar dela aqui em Tomar. Depois porque afinal a intenção dela até é muito fraterna. Apenas pretende que façam aos professores e professoras aquilo que ainda ninguém lhe fez, embora ela ande há muito tempo a pedir, mas quê!