terça-feira, 7 de abril de 2009

MAZELAS TOMARENSES - SINALIZAÇÃO


Foto 3 - Aproximação à Rotunda, vindo de Coimbra/IC3/IC9...



Foto 2 - Rotunda entre a da Estrada da Serra e a da Estrada de Coimbra

Foto 1 - Aproximação à Rotunda do Quartel Novo


A situação não muda e nós somos forçados a continuar a bater no cèguinho. Quem viaja por esse mundo fora, sabe que uma das coisas que mais irrita qualquer turista é a falta de sinalização adequada. Pois nesse aspecto, Portugal deve ocupar um dos últimos lugares da Europa em termos de satisfação dos visitantes. E Tomar será certamente dos piores exemplos deste país que nos viu nascer. Tomemos um caso concreto, que nos vai dar para mais de uma intervenção, para não abusarmos demasiado de quem faz o favor de nos ler. Estamos a falar da sinalização dos acessos ao hospital, indispensáveis para quem, vindo dos arredores ou dos concelhos vizinhos, lá queira chegar rapidamente por o problema ser de solução tão urgente quanto possível.



Conforme já aqui foi demonstrado anteriormente, um dos grandes problemas da sinalização tomarense, para além das suas evidentes carências em quantidade e adequação, resulta do facto de ninguém saber nem nunca ter sabido, por ausência de conveniente esclarecimento de quem de direito, se as placas existentes são para ligeiros e pesados, se para estes e para peões, se só para peões, se unicamente para ligeiros... O outro é o manifesto desprezo pelas reais necessidades e conveniências dos cidadãos.



Quem sobe a Rua de Coimbra, encontra realmente um painel indicando o hospital, imediatamente antes da Rotunda do Quartel Novo (foto 1). No entanto, dado que o acesso àquele estabelecimento de saúde, por motivos que falta apurar, não inclui rotunda adequada, os condutores são obrigados a cortar à direita e seguir até à rotunda mais próxima... onde não existe qualquer sinalização do hospital (foto 2). Pensarão os senhores autarcas que olhando para aquele edifício tão grande, qualquer automobilista adivinhará que se trata do Hospital de Nossa Senhora da Graça? Mistério...



Se calhar para tratar todos os automobilistas por igual, quem venha de Ferreira, do IC3 ou IC9, pela estrada de Coimbra, também não tem sorte nenhuma. Não existe antes da Rotunda do Quartel Novo qualquer indicação do Hospital (foto 3).



Isto para não mencionar o Convento, Ourém, Santarém, Abrantes etc. etc. E depois queixam-se que os visitantes são cada vez mais raros na cidade antiga, demorando em geral o menos tempo possível. Sempre ouvimos dizer que não é com vinagre que se apanham moscas...

4 comentários:

Anónimo disse...

Convenhamos que haver ou não haver sinalização é irrelevante, daddo que o que se constata é que a maioria dos automobilistas não sabe interpretar os sinais.
Senão observe-se o comportamento dos ditos nas rotundas, passagens de peões, cruzamentos e entroncamentos de estradas ou ruas com prioridade limitada.

Sebastião Barros disse...

É o raciocínio que nos pode levar deamasiado longe. Apenas um exemplo: Sendo certo e sabido que os portugueses na sua maior parte não sabem votar em consciência, enquanto outros nem percebem o boletim de voto ou para que serve votar, acaba-se com as eleições? Ficava muito mais barato a todos. O pior era arranjar outra maneira consensual e capaz de escolher os pastores de semelhante rebanho. A dedo ou a tiro?

Anónimo disse...

Meu caro Sebastião Barros, você às vezes é um bocadinho redutor. O facto de eu dizer que muitos automobilistas não saberem interpretar os sinais não lhe dá o direito de julgar que implicitamente eu defenda a sua não existência.

E porque não acabar com as eleições? Pessoalmente sou contra, mas anda por aí muita gente que até arranjou "lugar ao sol" com essa conquista advinda do 25 de Abril de 1974, que agora até de uma forma mais ou menos velada já se manifesta adversa a essa manifestação democrática.
É ou não verdade que cada vez mais se ouve o conceito, velhinho e salazarento q.b., dos benefícios da evolução na continuidade?

Sebastião Barros disse...

Não foi você que começou o comentário com a frase "Convenhamos que haver ou não sinalização é irrelevante, dado que..."? Se foi estava à espera de quê?