domingo, 5 de abril de 2009

TRÊS NOVOS PARQUES DE AUTOCARAVANAS



Numa altura em que se anunciam para Tomar projectos fabulosos na área da hotelaria e turismo,Tomar a dianteira tem todo o gosto e muita satisfação em anunciar três novos parques de autocaravanas: Várzea Grande (na foto), Largo do Mercado e Cerrada dos Cães . Em todos os casos, locais amplos, arejados, sossegados, com excelentes vistas e relativa regurança (por enquanto?). Não têm portaria, nem guardaria, nem recepção, nem instalações sanitárias, nem balneários, nem máquinas de lavar, nem sala de convívio, nem sistema para despejar as caravanas? Pois haja paciência! O país é pobre, a cidade é pequena e não podemos acudir a tudo ao mesmo tempo!
Tomar a dianteira resolver transgredir a usual barreira tomarense da vergonha, por aqui chamada recato, e foi falar com os proprietários das autocaravanas da foto. Eram três casais europeus, todos já reformados. Um era italiano, de Génova, outro alemão de Kiel, o terceiro francês, de Estrasburgo. A conversa desenvolveu-se em francês. O casal italiano encontrou os outros dois aqui em Tomar, por mero acaso, tendo resolvido juntar-se-lhes para passar a noite, por motivos de segurança. Já os outros dois casais são vizinhos e amigos, embora de nacionalidades diferentes. Moram em países diferentes, França e Alemanha, mas estão separados apenas pelo Rio Reno, pelo que basta atravessar a ponte, uma vez que já não há formalidades fronteiriças há muitos anos. Vantagens da União Europeia.
Todos se confessaram encantados com Tomar. Gabaram o Convento ( aquela janela!!!), a cidade antiga, o clima, a luz, os cheiros de primavera, o sossego, a segurança, as pessoas bem dispostas...
Depois é que foi o delas! Mais reservados, alemães e franceses lamentaram, assim de maneira tímida, a falta de acolhimento adequado, numa cidade com um monumento Património da Humanidade e dos princípais atractivos dos País. Impulsivo o italiano lançou logo um "porca miséria!" para qualificar o facto de não haver parque de autocaravanas, quando o país já recebeu tantos milhões de euros de subsídios, custeados com os impostos dos outros cidadãos europeus, como eles. Como os outros dois casais acenaram com a cabeça e aproveitaram par referir a evidente falta de limpeza, a sinalização muito deficiente e o facto de os guias de viagem não referirem que não há parques de autocaravanas em Tomar, a senhora italiana opinou que isto aqui em Portugal parece o sul de Itália, "Os fundos nacionais e europeus vão desaparecendo a um ritmo galopante, mas as obras ou não aparecem, ou não correspondem ao que foi gasto. Por exemplo aqui em Tomar -Que fizeram a tantos milhões? Ainda não chegaram para abrir e manter um estrutura capaz de receber com dignidade muitos dos que contribuiram e continuam a contribuir com os seus impostos? Afinal somos todos europeus, ou não? Julgarão os portugueses que a União Europeia são só vantagens? Que não têm igualmente obrigações para com os outros povos?"
Aqui ficam estas singelas reflexões nuas e cruas, para meditação por parte de quem de direito. Um coisa é desde já certa: além do prejuízo que tem acarretado para os restaurantes e outros ramos, o lamentável encerramento injustificado do parque de campismo municipal, arruinou a reputação receptiva de Tomar para muitos anos. E, em Turismo como no resto, os erros pagam-se muito caro!

4 comentários:

Anónimo disse...

E o futuro de Tomar é isto?

Poupem-me.

Os Rebelos, Corvelos, Bentos, Murtas e quedandos, são reflexo, razão e consequência de uma terra sem alma nem rumo.

Uma miséria. Uma vergonha.

Anónimo disse...

Se pensa na verdade que o futuro de Tomar não é (também) isto, o que o leva a não nos indicar qual será? Sempre era mais útil do que começar a despejar fel logo pela manhã. E já que estamos com a mão na massa, responda-nos a uma pequena dúvida, s.f.f.: Que culpa têm o Bento ou o Rebelo, que nunca foram presidentes de Câmara, e o segundo nem sequer vereador, pela situação actual? Ou o seu comentário, com o devido respeito, é apenas reflexo de uma noite mal dormida?

Anónimo disse...

Gostei muito especialmente no pequeno escrito do dr. João Simões na Mirante desta semana. Curto e conciso "comme il faut". Só a frase final não estará assim tão bem. É que ele escreve "Tomar não merecia isto".
Eu direi antes: "Tomar é mesmo isto, só tem isto, não dá mais que isto".

Quando esta aldeia disfarçada de cidade tem gente macaca a presidir aos seus destinos a degradação está assegurada. Daí não admirar que os ajuntamentos de autocaravanas proliferem pela cidade. Este é o conceito de modernidade e urbanidade que certos indivíduos que mais se identificam com a cultura zulu, e outros amorfos seus seguidores sem vontade própria por amor ao tacho, têm para oferecer à edilidade. No entanto, continuam a delirar com a cidade turística que Tomar é! Pobres coitados, vivem num mundo irreal, desfazados da realidade, embrulhados no fatito comprado nos saldos, de cor cinzenta claro está, alimentado o embrutecimento a cada dia que passa, sem fazerem ideia da figura ridícula que fazem ao quererem passar por aquilo que se está mesmo a ver que não são.
Mas como o rebanho é estúpido, não pensa, vão encontrar maneiras de se fazer eleger de novo sem dificuldades, pois já lá diz o velho ditado "com papas e bolos...".

Anónimo disse...

EU ERA O TAL QUE DEFENDIA QUE ACABARIAMOS A VIVER EM CARAVANAS, RULOTES (HOUVE UM SENHOR QUE CORRIGIU O MEU ERRO) E TENDAS.
VIVEMOS ATÉ ESTA CRISE (ECONÓMICA, FINANCEIRA, ÉTICA E MORAL) REBENTAR NA SOCIEDADE DO "TER" AGORA CAMINHAMOS PARA A CAVA DO CICLO ECONÓMICO PARA DAQUI A UMA DÉCADA VIVERMOS NA SOCIEDADE DO "SER". VAMOS TODOS DAR AS MÃOS E OUTRAS COISAS MAIS PARA VIVERMOS EM HARMONIA, PAZ E SOSSEGO A BEM DA NOSSA TERRA E DEIXEMOS A POLÍTICA BARATA QUE SAI TÃO CARA AOS NOSSO BOLSOS... OU SÓ AO DE ALGUNS. QUEM GOSTAR DE RULOTES TEM AQUI UM BOM SITE: http://vespaaabrandar.blogspot.com/2008/05/as-novas-rulotes.html