segunda-feira, 6 de abril de 2009

ATMOSFERA DE CORTAR À FACA...

Durante a passada semana,foram-nos chegando ecos do clima cada vez mais insalubre que se vive no PSD local. Um militante social-democrata assaz importante chegou até a dizer-nos que a demissão do tesoureiro da secção era inteiramente justificada, sendo que a carta publicada na imprensa local é inteiramente verdadeira, mas fica muito aquém da realidade interna dos laranjas. Outra fonte credível, que também solicitou o anonimato, garantiu-nos que existe agora no partido um ambiente de revolta "contra o presidencialismo excessivo", contra a ausência de debate interno, contra o modo como foram escolhidos e seriados os integrantes da lista e contra a preferência mais uma vez dada a certos independentes, em detrimento dos militantes do partido. Segundo a mesma fonte, é tal a insatisfação que se pode agora dar como possível a alteração compulsiva da lista já alinhavada, ou até o abandono de algum membro da actual maioria.
Uma terceira fonte, que na altura nos pareceu algo exagerada, asseverou-nos que determinada maneira monárquica de apascentar o rebanho social-democrata tomarense tinha agora os dias contados, justamente quando seria mais necessária a coesão interna.
Embora sabendo tudo isto e algo mais, Tomar a dianteira entendeu nada avançar, por dois motivos poderosos. Por um lado, para evitar a possível identificação das fontes citadas, pois a cidade é humanamente cada vez mais pequena. Por outro lado e sobretudo, porque ainda não tínhamos conseguido qualquer confirmação incontestável. A publicação pelo nosso colega Nabantia de uma local relatando que se vive na autarquia um clima tão agitado, que alguns autarcas de topo resolveram ir gozar umas merecidas férias, foi o elemento que nos faltava. Se outros escreveram sem terem conhecimento dos elementos em nosso poder, deixou de haver razão para manter o silêncio sobre tal matéria.
Temos assim, a seis meses das autárquicas, uma situação original. Os sociais-democratas, que não têm competidores na sua área de centro-direita, começam a fazer por iniciativa própria aquilo que em boa lógica devia incumbir à oposição. Esta, por sua vez, praticamente alheia à crise, continua dividida e sem verdadeiras perspectivas, vindo agora alguns acenar com uma hipotética candidatura única de esquerda, liderada pelo cabeça de lista da CDU, o Eng. Bruno Graça, presidente da direcção da Filarmónica Gualdim Pais. Mesmo tratando-se apenas, na nossa opinião, de mera operação de pesca, não deixa de ser um sinal de que vamos ter seis meses bem animados, para quem goste de folclore político-eleitoral, vistoso mas praticamente sem qualquer hipótese razoável de ultrapassar a actual situação de progressiva decadência. Oxalá estejamos enganados, mas não é nada provável.

40 comentários:

Anónimo disse...

Será que são os "seis meses sem democracia" que já ouvimos falar?
Porca miséria!

Anónimo disse...

Quando a driver para o para o poder como é o caso do PSD e Idp são os interesses pessoais é normal que se criem essas atmosfera de cortar á faca.

O PSD está de rastos e os Idt a perder todo o gás sem o Rosa Dias e sem o Oliveira.

Faz todo o sentido uma lista conjunta de esquerda PS+CDU+BE. Até porque já existe um líder natural o Engº Bruno Graça.

Anónimo disse...

Quando tiver ocasião, faça o favor de nos explicar porque é que o Bruno Graça é o líder natural de uma eventual lista conjunta de esquerda e, já agora e se não se importa, qual ou quais as razões para excluir os IpT dessa lista. Isto porque tudo indica que você sabe coisas que o comum dos eleitores ignora. Por isso, explique-se lá s.f.f.

Anónimo disse...

O Bruno Graça só seria o líder natural da esquerda em Tomar se o PS quisesse, mas pelo que se sabe nunca o convidou para ser cabeça de Lista à Câmara.

Por isso a haver líder da esquerda nas próximas eleições, só memso o José Vitorino, que é o candidato do PS.

Anónimo disse...

As candidaturas independentes a maior parte das vezes são uma manta de retalhos de interesses pessoais. A quem é que os eleitores podem pedir contas quando as coisas correm mal e estas pessoas saem de cena ?

Com os partidos políticos sempre os podemos penalizar num outro acto eleitoral.

Anónimo disse...

O Engº Bruno Graça será o candidato natural da esquerda pela sua grande capacidade, muito acima dos candidatos que já se apresentaram

Anónimo disse...

Concordo com um comentário anterior de que os Ipt estão a perder dinâmica , e lhes falta quadros pensantes, e o que melhor tem a fazer é desistir...

Anónimo disse...

Temos portanto já três candidaturas de jeito:

PSD - Curvelo de Sousa, o encerra e abre parques de campismo.

PS - Becerra Vitorino, o do projecto dos arcos do mercado.

CDU - Bruno Graça, o do mau feitio.

Anónimo disse...

Só falta saber para que lado caem Pedro Marques (ex-independente) e Carlos Trincão (ex-BE) e se Paulo Alcobia (Nucleo Sporting) concorre ou não pelo CDS.

O panorama está quase concluido.
Resta escolher.

Anónimo disse...

Afinal o Eng. Bruno Graça, além do seu passado nunca renegado de estalinista convicto e maoista retinto, tem capacidade para quê? Para sacar subsídios a torto e a direito e mesmo assim não conseguir ultrapassar o défice crónico da Gualdim Pais? E como poderá fazer campanha contra a Rosário que era a controleira dele e do Vicente na OCMLP? E se, por mero acaso, ganhasse as eleições, quem é que tomava conta da Gualdim Pais, há muito tempo feudo dele?
Além de que os dirigentes de clubes e associações nunca deveriam fazer parte de qualquer lista, particularmente para o executivo. Caso contrário, como podem depois acusar o Corvelo de beneficiar o irmão e a Canto Firme, se afinal andam todos ao mesmo? Bem sei que não é ilegal. Mas parece mal.

templario disse...

Sinceramente, embora seja uma operação difícil de realizar, estou convicto que uma coligação é imperiosa para o concelho.

E digo mais: O Engº Bruno é a pessoa indicada para gerir essa coligação. Porque é sério,muito sério, inteligente, e tem capacidades para isso. Estou certo que as bases dos partidos reconhecem isso, reconhecem que seria a melhor solução.

Também estou convencido que se o PS local fosse mais realista hà muito que o teria afiliado ou trazido para as suas fileiras.

Conheço o Engº Bruno desde os seus tempos de jovem e pondo os interesses das populações acima de quaisquer outro tipo de divergências, tenho pena que forças políticas locais a viver algum tipo de dificuldades não tenham capacidade para ultrapassar certos preconceitos, unindo-se pela cidade e pelo concelho em torno do seu candidato natural.

Coligações são prova de maturidade dos agentes políticos. Qual é o problema? Não as fazem agora e depois das eleições arranham-se por acordos por mais um ou outro pelouro.

Anónimo disse...

Só nos faltava mais esta! O Zé Vitorino cabeça de uma lista da esquerda unida! Deve ser para rir. Mas de um partido que até já apresentou o inefável Carlos Silva como candidato a presidente da Câmara já se espera tudo. Quanto ao Vitorino,tomara ele conseguir dominar a pantera no PS até às eleições, quanto mais agora.

Anónimo disse...

Tá bem deixa! Essa das consignas por vagas, velha e conhecida prática do PC, foi chão que já deu uvas. Por que raio deviam os outros partidos, a começar pelo PS local, atrair o Bruno? Nestes últimos quatro anos ele não tem estado na A.Municipal pela CDU? E o que terá levado o PC a não o filiar? Contavam e contam com ele para tentar pastorear o rebanho tomarense? Onde é que a direcção do PC foi arranjar essa do candidato natural?

Anónimo disse...

Ora bem cá temos mais uns comentários daqueles de fazer chorar as pedras da calçada.
Já se percebeu que o Bruno a ir pela CDU vai fazer ainda mais mossa naquela rapaziada esfrangalhada do PS.
Daí que os comentários menos abonatórios começem por aqui a fazer eco sobre as qualidades humanas do Bruno.
É natural para os medíocres quando faltam argumentos utilizam a calúnia.
Também é natural que estes defensores do homem "justo e fraterno" quando vêm alguém com mais capacidade e categoria reagem como os porquinhos do George Orwel.
Ou seja direito a estar nestas coisas só eles...porque os outros são menos que eles. Embora sejamos todos iguais!
Outra pérola de raciocínio prende-se com a teoria de que não se pode sacar culpas aos independentes porque quando saem os eleitores não lhes podem pedir responsabilidades mas aos partidos pode-se.
Já se viu o ridículo desta frase? É caso para perguntar se o PS já nomeou algum elemento para os eleitores irem pedir responsabilidades no caso de o primeiro ministro ser considerado culpado no caso Freeport. Tenham dó.
O que está claro é que com o Bruno como cabeça de lista da CDU o PS corre o risco de nem o Vitorino eleger. E isso é que os consome.

Katyavala

Anónimo disse...

Consta que os Ipt não estão a conseguir encontrar cabeças de lista para as freguesias !

E que não conseguem ter as mulheres suficientes para a lista da Câmara !

Será que vão colocar quaisquer matrecos ou estão a pensar desistir ?

templario disse...

"O que está claro é que com o Bruno como cabeça de lista da CDU o PS corre o risco de nem o Vitorino eleger. E isso é que os consome.

Katyavala"

Se interpretei bem, o KATYALA parece gozar antecipadamente a possibilidade de o PS não eleger o seu candidato.

Pois, se assim é, se é esse o grande objectivo do caro Katyala, e do PCP, e se porventura o Engº. Bruno comunga também desse estúpido objectivo e gozo, eu corrigirei o meu comentário anterior e direi, nenhuma coligação com o Engº. Bruno, pois, assim, ele (Bruno) fazia-me lembrar o debate de ontém no "prós e contras", com o representante do PCP unido ao demagogo Catroga contra o governo de Sócrates, o governo mais reformista e que mais reformas de interesse para o povo efectuou. Esta é que é a verdade, doa a quem doer, vomite quem vomitar.

Se certa esquerda (como a do PCP) julga que não a conhecemos está bem enganada.

Anónimo disse...

Uma lista conjunta de esquerda (PS+CDU+BE) é o que faz sentido, liderada pelo Bruno.

Num futuro executivo caso concorram seperados o que é natural é um acordo PS+CDU+BE. Os Idt não oferecem confiança. Evidentemente que a CDU terá que captar essencialmente o eleitorado dos independentes, minimizando-os, e do PSD pois o PS com naturalidade conseguirá eleger 2 vereadores.

Anónimo disse...

Num futuro executivo vai ter piada
Bruno Graça pela CDU e José Soares pelos independentes.
Vai ser bonito. Ali os dois taco a taco!

O observador

Anónimo disse...

Para um templário muito, mas muito nervoso.

Antes de mais gostaria de referir que não tenho gozo nenhum em o Vitorino ser ou não eleito. Estou- me nas tintas para ele e para os outros.

Apenas fiz um acrescento às várias teorias que por aqui passam.

Ora se é publico e notório que há alguma gente do PS a não ir à bola com o candidato e que por certo nao vão votar PS a escolha perante o cenário será votar no candidato da CDU.
Se no PSD a coisa também não está famosa, a deslocação do sentido de voto não será para a CDU mas sim para os IpT ( ui tantos socratinos a inchar).
Ora se esta tendência se mantiver e aumentar com o decorrer do tempo bem pode o Vitorino por as "barbas de molho". Porque se bem se lembram o vosso vereador Carlos Silva escapou por uma unha negra.
Depois como não tenho o dom das certezas apenas faço conjecturas.
Mas não se preocupe templario nervoso que num certo domingo entre Setembro e Outubro o povo nesse dia é quem mais ordena. Depois se verá se acertei na mouche ou foi tiro na água.
Até lá faça como eu...deixe correr o marfim e não se enerve tanto porque pode erriscar-se a um ataque cardiaco e ter um ataque cardíaco por este tipo de coisas dá de certeza uma morte inglória.

Katyavala

Anónimo disse...

TOMAR PRECISA DE CANDIDATOS NOVOS. OS VELHOTES... BEM, NEM VALE A PENA DELES FALAR!

O REBELO DEVIA DAR FINALMENTE O APOIO AO BE E AFASTAR-SE. GOZAR A REFORMA QUE A S.S. LHE PROPORCIONA. EM TOMAR, EM CUBA, OU NO BRASIL.

O PS DEVIA DEIXAR CAIR BEZERRA E APOSTAR NO LUIS F. O PSD EM IVO. O PCP-CDU NA SUA "FILHA" QUERIDA. QUANTO AO CANDIDATO DO CDS-PP, DUVIDO QUE ESTE PARTIDO VOLTE A TER O APOIO DE OUTRORA, CONTUDO PAULO ALCOBIA PODE SER UM NOME ACERTADO PARA ATINGIR UM RESULTADO POSITIVO!

INFELIZMENTE A MEDIOCRIDADE VAI CONTINUAR...

O BURRO!

templario disse...

Bem hajam suas palavras, Katyavala.

Estava cá com uns nervos do caraças...

Anónimo disse...

José Soares eleito ?

Valha-nos Deus.

Os Ipt nem sequer um vereador vão eleger.

Impõe-se uma coligação de esquerda para evitar que gente deste tipo vá para o poder.
Depende de nós.

Sebastião Barros disse...

Para O BURRO, com alegria:
Antes de mais, permita-me que saúde o seu regresso a estas lides. Todos fazemos falta para ajudar a salvar a malta. E mesmo assim...
"Os velhotes...bem nem vale a pena deles falar",escreveu você, para logo a seguir acrescentar "O Rebelo devia dar finalmente apoio ao BE e afastar-se. Gozar a reforma que a S.S. lhe proporciona. Em Tomar, em Cuba ou no Brasil."
Para além da sua evidente contradição, ao proclamar que dos velhos nem vale a pena falar, mas logo a seguir "falar" de mim,ressalta igualmente a inconveniência dos seus propósitos. Por isso, e por nada mais que isso, aqui estou a escrever. 1) - Afinal que tenho eu a ver com tudo o que foi escrito antes da sua mensagem? 2) -Que motivo ou motivos o levaram a afirmar que eu devia apoiar finalmente o BE, formação com a qual não tenho qualquer afinidade, para além do facto de estarmos no mesmo país e falarmos a mesma língua, pelo menos oficialmente? 3)- Dos velhos nem vale a pena falar porquê? Não votam? Não pagam impostos? Não têm os mesmos direitos, liberdades e garantias que os jovens? 4)- Afastar-me de onde? De quê? De quem? Para quê? 5)- A S.S.-Segurança Social não me proporciona nem um cêntimo de reforma, ao contrário do que você escreveu, com evidente inveja. A minha pensão de aposentação é-me facultada pela CGA -Caixa Geral de Aposentações, e resulta de mais de 36 anos de descontos legais, conforme disposto na lei geral à data em que me aposentei. Tem alguma coisa contra?
Em resumo, e porque tenho a noção daquilo que na realidade valho e represento, vou ser directo. Você tem razão quando escreve que a mediocridade vai continuar...se seguirem os seus conselhos e tentarem continuar a manter afastados todos aqueles que, como eu, vogam bem acima da inteligência média da urbe. Desculpe a imodéstia, mas tanta calinada provoca azia a qualquer santo, quanto mais a mim que o não sou nem a isso aspiro.
Continue a escrever, mas procure documentar-se antes de começar a alinhar maiúsculas.

António Rebelo

Anónimo disse...

Este burro é impagável. Como diz o ditado: "diz-me em quem votas, dir-te-ei quem és..."

Anónimo disse...

O José Soares pelos Independentes????

O desespero leva a coisas...!!!

Anónimo disse...

Ouvi para aí dizer que o Saraiva anda de candeias às avessas com o PS. Se calhar ainda vai com o BE ou os independentes. Sem disprimor apesar de pequinino era um grande trunfo. Se calhar...

Anónimo disse...

Dum lado os burros que coxeiam da pata esquerda, do outro os burros que coxeiam da direita!

Vai ser bonito, vai! Vou divertir-me à grande! Vai ser melhor que assistir à parada da SIC!!!

Anónimo disse...

Todos moídos no antigo moinho da Mendes Godinho não dão para uma saca de farinha para engordar porcos.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa se a CDU+BE fizessem listas conjuntas com o Bruno a liderar elegiam 2 vereadores , tinham eleitos em todas as assembleias de freguesia e provávelmente ganhariam algumas Juntas.
É uma oportunidade a não desperdiçar !

Anónimo disse...

Em teoria tudo é possível. Se, por exemplo, a minha falecida avó tem tido um motor Ferrari, com um bocado de sorte ainda teria ganho um grande prémio de fórmula 1. Infelizmente nunca teve, não ganhou e morreu pobre. Que tal cair na real, como dizem os irmãos brasileiros? CDU+BE=2vereadores? Onde? Quando? Para quê?
Os tomarenses podem ser um bocado limitados em termos de política partidária, mas que se saiba ainda não ensandeceram. Por enquanto. Outro tanto se não poderá dizer de todos os que participam nos blogues, enviando mensagens...

Anónimo disse...

O RESINOSO QUE ASSINA COMO "O BURRO" NÃO É O TAL POIS ESSE CONHEÇO-O BEM. PORQUÊ? SOU SEU AMIGO E SEI QUE SE DEIXOU DOS BLOGUES. PORQUÊ? POR QUESTÕES DE SAÚDE MENTAL AFASTOU-SE E É SEGUIDO PELA MULHER QUE É MÉDICA.... ASSIM TEMOS POR CÁ APENAS UM DUPLO DO "O BURRO". SEJA MUITO BEM VINDO... DUPLO D'O BURRO :-)


SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Só nos faltava mais essa para agravar a confusão: Um burro que não sendo nada burro, todavia também não é o burro de origem.Por este caminho, Tomar vai longe! Ai vai vai!

Anónimo disse...

"Só nos faltava mais essa para agravar a confusão: Um burro que não sendo nada burro, todavia também não é o burro de origem.Por este caminho, Tomar vai longe! Ai vai vai!"

MAS QUAL BURRO QUE NÃO É NADA BURRO? O GENUÍNO ERA O MELHOR ALÉM DE SER MEU AMIGO. SEI QUE MUITA GENTE SOFRE DE ESQUIZOFRENIA PARANÓICA POR ISSO AGARRARAM NO BURRO E PLASMARAM-NO NESTA ALTURA. O FALSO BURRO ACIMA SÓ DISSE BANALIDADES. O HOMEM OU MULHER NEM SABE CALCULAR A PROBABILIDADE DE LHE SAIR O EUROMILHÕES. EU SEI QUE É USANDO COMBINAÇÕES OU ARRANJOS. VÃO ESTUDAR SEUS PINDÉRICOS CAMAFEUS ;-)

SEL MADE MAN!


P.S.: OH PEDRO MARQUES FORMA LÁ AS LISTAS QUE EU QUERO IR PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL, HOMEM :-)

Anónimo disse...

Queres ir? E os votitos, vêm de onde?

Mais depressa tem a CDU votos que tu. Essa é que é essa.

Anónimo disse...

Este Self Made Mxxxx continua a dar ares de palhaço...

Anónimo disse...

Pelo estilo, fica-se agora com a certeza de que o verdadeiro BURRO voltou mesmo a puxar à carroça dos IdP. E não parece ter melhorado mesmo nada, a não ser na linguagem, que agora está muito mais polida. Simples distracção dele?

Anónimo disse...

Os Ipt estão em agonia.

Anónimo disse...

Fazendo uma síntese de todos estes comentários :

- Ipt e PSD estão em dificuldades

- No CDS há boas perpectivas de aparecer uma candidatura forte do Paulo Alcobia

- Pode surgir uma frente de esquerda muito forte liderada pelo Engº Bruno Graça

Anónimo disse...

"O RESINOSO QUE ASSINA COMO "O BURRO" NÃO É O TAL POIS ESSE CONHEÇO-O BEM. PORQUÊ? SOU SEU AMIGO E SEI QUE SE DEIXOU DOS BLOGUES. PORQUÊ? POR QUESTÕES DE SAÚDE MENTAL AFASTOU-SE E É SEGUIDO PELA MULHER QUE É MÉDICA.... ASSIM TEMOS POR CÁ APENAS UM DUPLO DO "O BURRO". SEJA MUITO BEM VINDO... DUPLO D'O BURRO :-)
SELF MADE MAN!"


EU SOU O VERDADEIRO BURRO.
DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DOS ASNOS E AFINS. FILHO DE UMA DONA PILECA. LEIO NOS LIVORS E NOS ASTROS O FUTURO QUE TOMAR VAI TER. O FIM QUE MERECE...

Anónimo disse...

"Fazendo uma síntese de todos estes comentários :

- Ipt e PSD estão em dificuldades

- No CDS há boas perpectivas de aparecer uma candidatura forte do Paulo Alcobia

- Pode surgir uma frente de esquerda muito forte liderada pelo Engº Bruno Graça"

MUITO ENGRAÇADINHOS...

E ENTÃO O PS? ESTÁ TUDO BEM POR LÁ, NÃO?

VAI DAÍ O PRESIDENTE DA CÂMARA SERIA O ARQ.VITORINO, É?