quinta-feira, 9 de abril de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO
A imprensa regional desta semana fez-nos pensar naquela conhecida história de alentejanos. Os deputados que visitavam a região insistiam -Mas estes terrenos são belíssimos para a agricultura! -Nã dan nada! -Não dão nada?! -Pois nã senhor! -É estranho! Mesmo cultivados com deve ser? -Ah, cultivados!!!...
Assim estamos com O Mirante e O Ribatejo, não trazem nada de Tomar que se possa ler. No caso do primeiro, nota-se bastante a prolongada ausência da Elsa Ribeiro Gonçalves. Doente? De férias? Despedida? Por enquanto aquele semanário nada disse. Perguntará quem ler isto -Mesmo nas pequenas notícias? Ah, nas pequenas notícias, falam do acidente na Asseiceira que causou um morto e dois feridos, bem como do futuro centro escolar de Casais. Joaquim Duarte até escreve, no Ribatejo, que Santarém passou a cidade dois anos depois de Tomar: Não têm vergonha nenhuma. Tomar é cidade desde 1844, Santarém des 1868. Só dois anos depois? Não perdem uma ocasião, mesmo mesquinha, para achincalhar Tomar.
Na imprensa local sempre há, esta semana, factos dignos de registo. Começando pelo Templário, cujo blogue é o verdadeiro café tertúlia dos tomarenses, no caso do pagamento da dívida camarária à ParqueT, Corvelo de Sousa confessou que só agora teve meios para honrar a dívida, porque a autarquia contraiu um empréstimo para o efeito. Ora aqui está uma realidade da qual todos os candidatos e políticos locais deviam tomar boa nota. Para pagar 750 mil euros a Câmara foi forçada a contrair mais um empréstimo. Assim sendo, que soluções viáveis têm para o próximo mandato? Mais empréstimos? Os ricos que paguem a crise? Haverá ricos que cheguem?
Ainda no Templário, dois excelentes textos de opinião. Um de Carlos Carvalheiro, outro de Luis Ferreira. O motor do Fatias de Cá alerta, a tempo e a horas, contra a série de elefantes brancos que a Câmara, mal aconselhada, pretende instalar na Levada. À custa do orçamento de Estado e dos contruibuintes tomarenses, pois claro! Interessa é criar mais uns empregos no funcionalismo, tudo para afilhados políticos, que isto no privado está que não se pode. Realmente, pretender criar de uma assentada três ou quatro museus na cidade, quando anteriormente se desmantelou o Museu João de Castilho e se espalhou o respectivo recheiro, do Legado João Martins de Azevedo, pelas diversas salas e salões da autarquia, só aqui em Tomar, terra de eleitores abúlicos.
Quanto a Luis Ferreira, verdadeiro líder local do PS, publica sob o título "A independência da Gualdim Pais", um bom texto, claro e bem estruturado, no qual explica cabalmente o desenvolvimento da Gualdim Pais ao longo dos anos, sob a égide de Bruno Graça. Termina fazendo votos para que a eventual candidatura do presidente daquela colectividade, como cabeça de lista da CDU, saiba respeitar a independência política que sempre foi apanágio daquela prestigiada casa. Embora não tenha sido essa a sua intenção, esta intervenção escrita de Luis Ferreira vem revelar a inquietação cada vez mais evidente nas hostes do PS, face à eventualidade de estragos consideráveis causados por duas candidaturas ameaçadoras -a dos Independentes e a da CDU, ou CDU+BE.
Como se não bastassem as investidas de outras formações políticas da mesma área eleitoral do PS, Cristóvão e Ferreira vivem afastados de Tomar por motivos profissionais, o que lhes dificulta o escrutínio constante da situação tomarense. Esta semana, por exemplo, o candidato PS José Vitorino publica, no Cidade de Tomar, "Geração Tomar", um artigo de opinião que nos abstemos de comentar, deixando aos nossos leitores essa tarefa. Decididamente com falta de sorte, o candidato PS vê o seu texto publicado mesmo ao lado de um artigo promocional com o título "Solução natural para o desgaste das articulações". Quando toda a gente sabe que um dos grandes problemas dos escritos políticos locais é exactamente a falta da articulação, é preciso ter mesmo azar!
Para concluir, referência a uma curiosa iniciativa de Cidade de Tomar, que em duas páginas e 12 fotografias volta a noticiar "Uma visita a projectos turísticos", a qual já foi manchete a semana passada. Tanto destaque leva a deduzir que cada um dos intervenientes vai usar essas páginas e as da semana passada para promoção. Uns para mostrar serviço, outros para melhorar os currículos, outros ainda para constituir dossiers de candidatura a financiamentos a fundo perdido. É a vida...

12 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ter uma eleições animadas.

Só falta o CDS aparecer com o Paulo Alcobia.

Da maneira como os votos vão ser espartilhados quaisquer 6500 votos vão chegar para ganhar as eleições

Emotivo !

Anónimo disse...

Tanta urticária Homem, com o arquitecto vitorino (PS) porquê?

Ele quando era mais jovem e esbelto roubou-lhe alguma namorada, foi?

Por muito que lhe custe, ele tem um execelente texto programático sobre o papel da autarquia no desenvolvimento económico.

Porque é que não escreve a sua opinião sobre o caminho que ele propõe?

E deixe lá esse tiquezinho de inveja, que lhe fica muito mal.

Anónimo disse...

E os Ipt, ninguém fala deles .

Estão para desistir ?

Anónimo disse...

Já me constou uma coligação

CDS+CDU+BE

era original !

Sebastião Barros disse...

Já foi dito mas volta-se a dizer. Aqui no blogue ninguém tem nada contra o arq. Vitorino. Nem se sabe onde é que na análise da imprensa desta semana foi desencantar essa da urticária. Se até houve a preocupação de deixar para os leitores a apreciação do texto, já pode ver que mais favorável não é possível. A não ser que estejam à espera que digamos bem do que está mal, ou que sejamos nós a redigir os textos do candidato. Quanto à sua referência ao "excelente texto programático sobre o papel da autarquia no desenvolvimento económico", com toda a franqueza lhe confessamos que não compreendemos de que texto é que está a falar. Importa-se de ser mais objectivo? Antecipadamente muito agradecidos.
Quando ele nos explicar, a todos os tomarenses "o caminho que ele propõe", teremos todo o gosto em comentar de forma tão isenta quanto possível. Infelizmente, por enquanto ainda não compreendemos patavina do que ele ou os outros candidatos pretendem ou propõem para sair da crise. É assim.

Anónimo disse...

Ninguém fala dos IpT porque os seus apoiantes de 2005 já roeram a corda. Não têm jovens nas frequesias e também não querem dar a cara por um bando de interesseiros. Essa é que é a verdade. Aliás o bando que circunda Marques é uma cambada de ignorantes e incultos contudo espertos, interesseiros e hipócritas. Não vale a pena dar nomes aos cães pois todos sabem de quem estou a pensar.

Anónimo disse...

QUEM É ESSE PAULO ALCOBIA? QUAL É O SEU CURRÍCULO? NÃO ME DIGAM QUE É MAIS UM EMPRESÁRIO TOMARENSE?

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

É um chico esperto que sabe mamar
pois passa o tempo todo a passar graxa a meia dúzia de gajos que ainda têm alguma influençazita!
O rapaz veio lá de Ferreira mas é ambicioso. Um dos seus padrinhos é o Bento Baptista, que o ajudou a promover na Câmara!

O bicho da madeira

Anónimo disse...

O TIPO É EMPREGADO DA CAMÂRA?
COITADO NÃO CHEGA LONGE POIS O CORVELINHO DE SOUSA E O RELVAS VÃO PAPÁ-LO!
JÁ A ALDA É FUNCIONÁRIA DA CÂMARA. TANTO FUNCIONÁRIO PÚBLICO... POIS SÃO OS QUE TÊM MAIS TEMPO PARA OUTRAS ACTIVIDADES E OS ADVOGADOS SEM SERVIÇO PODEM JUNTAR-SE.
MUITO AGRADECIDO PELA INFORMAÇÃO. EU ATÉ LANÇAVA UM NOME DE UM JOVEM QUE PODE NO FUTURO SEGUIR AS PISADAS DO PAI: PEDRO BAETA NEVES - O FUTURO DO PP EM TOMAR.

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Se não for bastante melhor que o pai e a mãe, pode muito bem singrar e ir longe, que esta terra sempre teve e tem um clima muito favorável para os medíocres.

Anónimo disse...

Os gajos do PS já puseram o texto todo od Vitorino no blogue da secção local.

Se aquilo é um caminho vou ali e já venho. 'Geração Tomar? É para enfanar quem?

O único candidato que serve a malta é o Homem dos Charros: o Bruno Graça!

Anónimo disse...

Sempre gostava de saber como é que chegou a essa brilhante conclusão de que o Bruno Graça é que é capaz de dar conta do recado. O homem ainda nem escreveu ou disse uma única palavra sobre o assunto...
Realmente ainda há criaturas que persistem em acreditar que há milagres, apesar da crise. Vá esperando que lhe resolvam os problemas, e depois queixe-se!