terça-feira, 28 de abril de 2009

E O ACESSO AO AÇUDE DE PEDRA???






O nosso ministro Mário Lino, um antigo comunista reconvertido, também conhecido por "jamais! jamais!" (deve ler-se jamé!jamé!), inquirido por deputados do Bloco de Esquerda, fez saber que uma empresa que vedou os acessos às arribas da praia de S. Rafael, em Albufeira, colocando blocos de pedra, já foi notificada da ilegalidade de tal acção, e vai ter de pagar a respectiva coima. Muito bem, dizemos nós, em simultâneo com o nosso aplauso. E o tradicional acesso público ao Choupal do Açude de Pedra? Que tenciona fazer a Câmara? E o governo central? O proprietário dos terrenos à ilharga também tentou, por diversas vezes, impedir o acesso, mediante a colocação de blocos de calcáreo, alguns dos quais ainda são visíveis na fotografia. Intimado a retirá-los após protestos de alguns cidadãos, adoptou um outro estratagema. Colocou barras metálicas em aresta no solo, para danificar as suspensões e instalou uma cancela. Tudo com o pretexto de que tal vedação é indispensável por causa de um aparcameto de 100 ovelhas. Tomar a dianteira foi lá diversas vezes e podemos testemunhar que nunca lá vimos uma única ovelha, ou qualquer outro animal de criação. Pelo que parece impôr-se a conhecida exclamação "O que tu queres sei eu!". No caso presente, trata-se visivelmente de agir de modo a que o caminho deixe de ser público, como sempre foi até agora, para depois, mediante testemunhas de circunstância, alegar que adquiriu tudo aquilo, incluindo o choupal que também é público, por usucapião, contando com o silêncio e a ignorância tanto da autarquia como da Fazenda Público. Aqui fica registado o nosso protesto, para o caso de... (Que essa do golfe, do hotel de charme e do "resort", ainda nos parece carecer de muito esclarecimento... A usual operação de lançamento de areia para os olhos não nos atinge porque usamos sempre óculos, daqueles de soldador)

14 comentários:

Anónimo disse...

Socialistas de Tomar, apresentaram ontem na Assembleia mais 14 propostas, todas recusadas pelo PSD, para melhorar a vida das pessoas em Tomar e incentivarem o investimento na indústria, no comércio e no turismo.Curiosa a votação da CDU, ao lado do PSD, a favor da venda do Convento de Sta. Iria, onde só o PS votou contra.

Interessante, também, a votação contra dos independentes uma proposta do PS de baixar as taxas no Mercado Municipal, para o valorizar enquanto acesso a compras neste momento de crise.

Gabinete Comunicação do PS

Anónimo disse...

Mário Lino é Ministro da "Obras Públicas" mas não do "Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional".
A notício publicana no jonal está incorrecta e o comentário a ela pode, por esse motivo, ser indevido.

Anónimo disse...

Alguma das propostas dos ditos socialistas tem a ver com o aparcamento de ovinos no Açude de Pedra?

Sebastião Barros disse...

É provável que as propostas PS nada tenham a ver com ovinos, mas acontece o mesmo com a tabuleta. Repare que o dono até teve o desplante de lá escrever a verdade, de modo camuflado. Ora leia com atenção: "Aparcamento de gado sem (100) ovinos". É rigorosamente verdade. Não há lá um único ovino. Vamos por isso desculpar os PS's que também não são sempre assim tão ovinos...

Anónimo disse...

São victorinos ou sócretinos!

Anónimo disse...

"Tu até sabes umas coisas, e tens graça."

NÃO PODERIA ESTAR MAIS DE ACORDO CONTIGO :-)
BREVEMENTE VOU SER APRESENTADO EM PÚBLICO NUMA LISTA POR ISSO ESTEJAM ATENTOS :-(
SÓ MAIS UMA NOTA: QUANDO ME PEDEM PARA SER EQUILIBRADO DEVO DIZER QUE OS GÉNIOS SÃO EXACTAMENTA A ANTÍTESE DO QUE AO COMUM DOS MORTAIS LHES PARECE O "EQUILÍBRIO OU O "STEADY-STATE" :-)


SELF MADE MAN!


P.S.: É SENSATO SOLICITAR A PEDRO MARQUES QUE CONVIDE O DOUTOR ANTÓNIO REBELO A INTEGRAR A SUA LISTA COMO N.º 1 À ASSEMBLEIA MUNICIPAL POIS É NECESSÁRIO APROVEITAR O SEU CAPITAL DE SABEDORIA.

Anónimo disse...

P.S.: É SENSATO SOLICITAR A PEDRO MARQUES QUE CONVIDE O DOUTOR ANTÓNIO REBELO A INTEGRAR A SUA LISTA COMO N.º 1 À ASSEMBLEIA MUNICIPAL POIS É NECESSÁRIO APROVEITAR O SEU CAPITAL DE SABEDORIA.

Tirando o PS - que está aqui deslocado - é uma boa ideia e com pés ágeis para andar!

Portanto, há que sensibilizar Pedro Marques a formalizar esse convite, até para enxofrar os ditos socialistas de Tomar.

Se tem influência use-a e temos candidato tomarense ao lugar do Relvas!

Anónimo disse...

Oh, as saudades que eu já tenho do Açude de Pedra onde eu e os meus amigos de brincadeiras íamos de noite surpreender os casalinhos que estavam dentro dos carros a ouvir o relato do Benfica. à nossa conta ainda ficaram uma boa mão-cheia de carros com os capots amolgados com as pedradas que atirávamos para a seguir passarmos a corta-mato que faria roer de inveja os irmãos Castro!

Alguns anos mais tarde fui eu próprio um dos apedrejados. Sinais dos tempos. Por lá deixei muito do meu ADN. Também era amante dos relatos da bola, mesmo em dias em que não se jogava futebol. Estava tudo na imaginação. Preocupava-me com tudo. Até os tapetes do carro eram em carpélio para não estagrar os joelhos...

O que eu não dava para ter o Açude de Pedra de volta...

Anónimo disse...

E quero deixar aqui uma mensagem de apreço à marca Citröen por ter concebido o 2 cavalos, que por ter a alavanca de velocidades em cima dava muito espaço no banco da frente para o que era para fazer, sem termos de recorrer "ao quarto dos fundos"!

Anónimo disse...

E havia solidariedade institucional nesse tempo. Cheguei a estar lá mais 6 "camaradas de armas", todos com os carros mais alinhadinhos que num parque de estacionamento. Amigo não empatava amigo. Era chegar, vir e vencer! Chaqun à sa place! E quando vinhamos embora cruzavamo-nos com outros que vinham a chegar. Só faltava fazermos sinais de luzes uns aos outros!

Anónimo disse...

O único senão foi o facto da câmara nunca lá ter colocado papeleiras.

Anónimo disse...

Com tanta evocação sentida e sentimental, agora o dever da Câmara, para além de lá mandar colocar as tais papeleiras, é rebaptizar aquilo. Que tal Açude do choupal da saudade?
Ainda a tempo: Em caso de necessidade, nada de hesitações; é só levantar a argola de arame, situada no ângulo superior direito,abrir a cancela e entrar. O segundo elemento virá então fechar. Boa sorte!

Anónimo disse...

Tarde piaste! Agora já não se fazem meninos nos bancos dos carros!

Anónimo disse...

O União de Tomar, primeiro e único clube do distrito de Santarém que marcou presença na primeira divisão de futebol, vai homenagear esta sexta-feira no Cine Teatro Paraíso os elementos da equipa de 1968/1969, que terminou o campeonato na 10ª posição.


“Era uma equipa com muito valor, com grandes jogadores. Hoje era uma equipa para jogar para a Europa”, assegurou o guarda-redes Conhé, em declarações à Agência Lusa, 40 anos depois da estreia do clube tomarense na primeira divisão.


Após a época que “despertou as mentalidades”, segundo o defesa esquerdo João Barnabé, o União de Tomar repetiu a presença no escalão máximo do futebol nacional em outras cinco épocas (1969/70, 1971/72, 1972/73, 1974/75 e 1975/76).


“Não somos saudosistas, mas é sempre bom ser reconhecido por algo de bom que fizemos”, disse João Barnabé, realçando que nessa temporada apenas o Varzim e o Benfica bateram a equipa tomarense por duas vezes e antevendo um encontro, no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, “com bastante alegria e boa disposição”.


A estreia do clube foi “abrilhantada” com a vitória sobre o Sporting (2-1), em Tomar, e os empates conquistados nos terrenos dos “leões” (2-2), FC Porto (1-1) e Belenenses (1-1), tornando os nomes dos jogadores “muito badalados”.


“Até os Parodiantes de Lisboa faziam uma canção ao sábado com os nossos nomes: Conhé, Kiki, Caló, Barnabé... e por aí fora. Parecia uma orquestra, com a musicalidade dos nomes”, recordou João Barnabé, que, aos 61 anos, dirige a escola de formação de futebol “FootEscola” e nos últimos cinco anos foi seleccionador português de futebol de rua.


Quarenta anos depois, tal os resultados, os ex-jogadores do clube recordam as “muitas histórias que ficaram por contar”.


“Se cada um contasse só uma que fosse tenho a certeza de que daria ‘best-seller’”, garantiu João Barnabé, que rumou ao União de Tomar após ter vestido durante três épocas a camisola do Sporting.


Entre as muitas histórias, uma multa ao guarda-redes Conhé, por beber um copo de leite às 22:55 num café da cidade, quando estava a cinco minutos de casa, ou a presença de um gravador no balneário da equipa, após a derrota caseira com o Benfica (4-0) na última jornada do campeonato, que valeu o título nacional aos “encarnados”, numa tentativa dos dirigentes do clube descobrirem quem teria incentivado “com um cheque” os jogadores a ganharem aos “encarnados”.


“Eu nem conto, mas garanto que é verdade”, atestou Conhé, de 63 anos, lamentando que entre as “histórias diabólicas” persista na memória o “castigo saloio” e “rigoroso” pelo suposto atraso na hora de recolher a casa, sob a atenção de treinador e dirigentes: “eles viram-me a beber um copo de leite, nem era uma cerveja, mas mesmo assim fizeram questão de me multar”.


Presente na memória do ex-treinador de guarda-redes do Vitória de Setúbal, que jogou em Tomar enquanto cumpriu serviço militar na Escola Prática de Cavalaria de Santarém, o empate nas Antas, que “tirou o título ao FC Porto”: “joguei meia hora com a mão partida e ninguém deu por isso, só eu”.


Ao comando da equipa do União de Tomar, na “inesquecível” época de 1968/69, para Barnabé e Conhé, estava o argentino Óscar Tellecheia.


Actualmente, após sete jornadas, o clube tomarense, que completa 95 anos a 04 de Maio, ocupa a segunda posição na série 1 da divisão de honra do distrito de Santarém, com 34 pontos, menos nove de que o líder Riachense.



MIRANTE