domingo, 5 de abril de 2009

ACOSSADOS E ACAGAÇADOS

De passado estamos bem, que ele resiste aos séculos. O presente é que é preocupante.


Jerónimo Foice


Aqui da capital, tem-se uma visão mais ampla e mais serena da santa terrinha dos tomarenses. A pouco mais de seis meses das autárquicas, o panorama nabantino é sombrio. Por um lado, os eleitores, usualmente avessos à mudança e arrastados para o futuro sempre a olhar para o passado, estão desnorteados. Ignoram totalmente o que se está a passar e o que os espera daqui para o futuro. Procuram referências de sempre, que deixaram de existir com a crise, e sentem-se cada vez mais ameaçados pela insegurança, pelo desemprego e pela perda de poder de compra. Esperam que surja alguém, algum grupo, alguma entidade, que lhes garanta pelo menos a manutenção do estatuto que tiveram até agora. Acossados por uma situação totalmente nova, estão outra vez acagaçados, como sucedeu aquando do 25 de Abril. Agora com a agravante de ignorarem completamente a maior parte dos factos que irão condicionar duradouramente o futuro de todos. Quer queiram ou não.
Por outro lado, os eleitos e as forças políticas locais, estando na mesma situação dos eleitores, sentem-se ainda mais acossados. Habituados a um contexto sócio-económico relativamente estável, confrontam-se agora com algo que não foram preparados para entender. Como se a crise não bastasse, apareceram vozes àcidamente críticas e livres na blogosfera, a demonstrar que já não chega condicionar os jornais locais. Neste novo contexto, vão tentando repetir, uns mais do que outros, encenações do passado, mas verificam alarmados que já não surtem os efeitos pretendidos. Por isso estão cada vez mais acagaçados e sem saberem para onde se virar e para fazer o quê.
Conforme já foi assinalado aqui no blogue, com excepção do Cristóvão e do Luis Ferreira, que escrevem e dão os textos para o candidato que escolheram, todos os outros têm mantido um silêncio sepulcral, que começa a incomodar de forma grave algum eleitorado urbano. O que se entende perfeitamente, quando se tem em conta o que acima foi escrito. Buscando indicações que possam conduzir a um porto de abrigo para o futuro, por enquanto os tomarenses apenas ouvem o pesado silêncio e algum palavrório, nitidamente só para mobilar as circunstâncias.
Com o CDS, que seria a inclinação natural de alguns, já viram que não podem contar. Não tem ninguém a nível local e o mais provável é que não apresente candidatos. O BE e a CDU são formações de protesto, com alguns quadros válidos, mas sem peso eleitoral, o que os condena a serem novamente, após as próximas autárquicas, simples "animadores de pista", para gáudio de alguns, mais frustrados pelo ocorrido nos últimos anos, que confundem chapinhar com nadar e marcar passo com marchar...
No PSD, a situação nunca foi tão má. Sem programa nem gente habituada a redigir tal coisa. Sem liderança partidária. Sem candidato credível. Sem uma ideia original e portadora de futuro. Acossado por vários militantes influentes, que de modo algum querem perder as eleições, por não terem outro meio de vida tão bem pago e com estatuto equivalente. Têm tentado, dissimuladamente, várias cartadas, que até agora se têm revelado furadas.
Fazem a festa, deitam os foguetes, vão apanhar as canas, varrem o recinto, reciclam os foguetes que voltam a deitar, alguns poucos socialistas são pau para toda a obra, em nome do trabalho colectivo, tão do agrado do camarada Jerónimo. Já perceberam que o candidato escolhido nunca foi nem é para grandes tarefas, grandes ideias, ou grandes discursos. E logo agora que os eleitores, influenciados pelo fenómeno Obama, sentem cada vez mais a necessidade de alguém que com simplicidade não fingida lhes saiba explicar a crise, a situação local e como mudar de rumo com sucesso. "Para melhor está bem, está bem. Para pior já basta assim" é demasiado tosco e bimbo para lema eleitoral, além de não ser original nem fornecer qualquer pista sobre o rumo a tomar ou o caminho a percorrer.
Restam os Independentes por Tomar, que me parecem em evidente perda de velocidade e de popularidade, não só por não conseguirem transmitir à população aquilo que eventualmente tenham feito para tentar reverter a catastrófica situação local, mas também porque estarão igualmente a ser acossados pelas circunstâncias e acagaçados perante a falta de candidatas e, sobretudo, de um programa substantivo. O abandono de Fernando de Oliveira, o ideólogo do grupo, notou-se sobremaneira e nunca foi ultrapassado de forma satisfatória. Face ao que antecede, não ficaria surpreendido caso os IpT não concorressem ou, fazendo-o, apenas conseguissem eleger um vereador, ou nem isso.
Teremos portanto em Outubro o usual despique PSD/PS, apesar de tudo com nítida vantagem para os sociais democratas, se nada de realmente inesperado acontecer até lá. Tendo apresentado há quatro anos um candidato manifestamente só para entreter o eleitorado, uma vez que o actual indigitado cabeça de lista não teve coragem para afrontar António Paiva, o PS demonstrou que não respeita os tomarenses quando isso lhe convém. Rancorosos, os eleitores ainda ofendidos não lhe perdoarão uma vez mais, pelo que a abstenção, os brancos e os nulos poderão atingir proporções inéditas. Cá estaremos para ver e comentar. De longe!

27 comentários:

Anónimo disse...

Tá bem abelha.

Vota lá no Vitorino e contribui para mudar alguma coisa para melhor na tua terra.

Como tu próprio dizes, isto assim não vai lá.

Muda lá para melhor pá!

Sebastião Barros disse...

Pois não! E com o Vitorino, se por um bambúrrio ganhasse, ainda seria pior. Infelizmente para ele e para nós. A mais grave cegueira é a daqueles que não querem ver...

Anónimo disse...

Eu cá vou votar nesse dia bem longe de Tomar...talvez numa praia qualquer a comer uma bela caldeirada...

Anónimo disse...

Parece que os IpT já não tiram só o sono ao Luis Ferreira,
Parece que para estas bandas, o silêncio dos IpTs anda a provocar insónias e azias também.
Ainda não percebi porque é que os IpT causam tanta celeuma.Se não prestam para nada!
Pelos vistos incomodam muito boa gente.
E já agora para os arautos da democracia fica a seguinte pergunta:
- Não é necessário ser só cidadão para se ter o direito de participar na vida politica?
Então, se acham que ninguem presta façam favor de arregaçar as mangas e mostrarem o que valem.
Porque um homem não é aquilo que diz, mas aquilo que faz.

Katyavala

Anónimo disse...

Eu apoiei os IpT e julgo que o P8 concordará comigo: quando Marques mandar as tropas reunir cá estaremos todos para o ajudar. Eu por mim vou para a Assembleia Municipal.
O único que fez frente a Pauva foi o Marques pois nem o P8 apareceu em 2005, não foi Tozinho?

Anónimo disse...

Estes gajos do PS nem um doutorado têm nas listas por isso são banais!

Anónimo disse...

Um doutor é um burro carregado de livros!

Anónimo disse...

Desgraçadamente, a época não está para tropa nem para comandar tropas. Isso foi quando havia fartura que permitia melhorar os vencimentos das tropas. Agora a música é outra. Por outro lado, não é concerteza lembrando o sucedido em 2005, quando havia fartura e fartura de fundos europeus, que vamos conseguir dar a volta à grave situação presente. O P8 não me nomeou advogado dele, até porque não tenho o indispensável canudo em Leis,mas disse-me que nem agora tencionava aparecer, se os outros protagonistas tivessem conseguido dar conta do recado, o que tristemente não aconteceu nem está a acontecer. Falta simplicidade e rectidão.
Essa do "homem não é aquilo que diz
mas aquilo que faz" está bem vista, mas omite a outra parte: Não há acção sem pensamento, nem pensamento sem palavras. Por isso, quem possui pouco vocabulário e poucos conceitos, também não consegue pensar grande coisa...
Sobre o Marques e o Paiva, convém nunca esquecer dois aspectos. Primeiro, a política não é nenhum desafio de futebol ou do que quer que seja, pois quando bem conduzida permite que todos ganhem, ao contrário do que sucede no desporto. Segundo, de acordo com esse ponto de vista de confronto pessoal, Marques jogou e perdeu. Porquê? Está à espera de quê para se retirar pacatamente? Ainda não percebeu que se nem sequer conseguiu derrotar um candidato de fora da terra e sem programa, nunca mais vai conseguir ganhar? Façam o favor de ser realistas e deixem de massacrar o juízo aos tomarenses amantes da sua terra.

Anónimo disse...

"Um doutor é um burro carregado de livros". Já foi, já foi. Agora é um palerma que lá por saber umas coisas de informática se julga competente noutras áreas que nunca estudou. Na política, por exemplo...

Anónimo disse...

O Bruno vai surpreender muita gente. A liderar uma lista vai dar mais trabalho do que pensam.

Quase aposto que vai ser a segunda força política nas próximas eleições e com prejuízo directo para o PS.

Não esqueçam este comentário.

Anónimo disse...

A CDU com o Bruno como candidato á Câmara vai ser "a tal pedrada no charco" . Concordo com o comentário anterior de que vai ser uma força de respeito.

Anónimo disse...

Faz algum sentido o BE apoiar uma lista da CDU liderada pelo Bruno, que como sabemos é um homem de esquerda e não ligado a qualquer partido. Uma união da verdadeira esquerda pode, "neste pantanal instalado" , ser uma candidatura vencedora. Os Ipt estão de factor a perder gás...

Anónimo disse...

O Bruno para baralhar tudo e ser a grande surpresa precisa de duas coisas:

1 - ter um bom orador,comunicador, eclético, no rua a rua, lugar a lugar, reuniões na rua, nas estradas que fale dele, das suas qualidades, da sua origem social, que o apresente como um tomarense, que só fale dele, que faça, na comunicação 3/4 das intervenções.
2 - O Bruno, péssimo comunicador, muito ensimesmado, deve falar só do que vai fazer, como vai fazer, bem documentado; abandonar o discurso estereotipado, gasto, amarelento do PCP; não atacar os adversários e concentrar-se, em linhas força nos erros cometidos nos últimos anos de gestão autárquica.
3 - deve "pessoalizar-se".. mais ou menos nisto, SOU ENGENHEIRO, MAS ESTA QUALIDADE NÃO GARANTE NADA. SOU TOMARENSE, CONHEÇO OS PROBLEMAS E SOU CAPAZ DE OS RESOLVER, TENHO CAPACIDADE PARA ISSO, NÃO HAVERÁ CORRUPÇÃO NEM JOGO DE INFLUÊNCIAS", ETC.

Falar pouco, bem e directo aos problemas. Usar gravata, vestir bem e aumentar a altura dos sapatos. Fazer-se acompanhar de bons líderes de opinião locais.

Estes alguns tópicos de alguém que ainda é seu amigo e o admira.

Mas não votava nele em lista daquele partido.

Anónimo disse...

Discordo, deste comentário.

O Bruno é genuíno, e deve-se apresentar como é :
um grande tomarense, uma grande capacidade, uma grande visão, corajoso para abordar os problemas de frente.

Tomar precisa de gente que trabalhe em prol do bem comum e não de corruptos, bem vestidos...

Anónimo disse...

"Um doutor é um burro carregado de livros!"

EU SOU DOUTORADO E TENHO UM PROFUNDO DESPREZO PELOS TOMARENSES COM HABILITAÇÕES PRECÁRIAS, CULTURA DE ALDEIA E EDUCAÇÃO PROVINCIANA. SOU UM COSMOPOLITA E ESTOU CÁ E NO ESTRANGEIRO EM CONTACTOS CONSTANTES E CONHEÇO A VANGUARDA DO SABER E AS MODAS POLÍTICAS QUE DEPOIS SÃO COPIADAS PARA CÁ (NÃO EM TOMAR POIS AQUI USASSE O PAPEL E A CANETA APENAS E O IMPROVISO BACOCO).
ORA VEM ISTO A PROPÓSITO DO ARTIGO DO PROFESSOR DOUTOR NUNO CRATO NO ÚLTIMO BOLETIM DO SNESUP.
lEIAM E REFLITAM!
PORQUE ESTOU POR TOMAR? DEVER FAMILIAR E BASTA ISSO PARA OS SENHORES.
NA POLÍTICA LOCAL NENHUM DOS CANDIDATOS É COMPETENTE! NEM EXISTE UM ENTE SUBLIME DE REFERÊNCIA MORAL POR ISSO NÃO FAÇO QUESTÃO DE VOTAR MAS CONTINUO A TRABALHAR, NÃO PARA ESTES IDIOTAS COM PODER DE... NADA. O MAIOR PODER É O SABER, CONHECIMENTO E OS RESPECTIVOS CANAIS DA SUA DIFUSÃO. NA POLÍTICA EXISTE MUITA MALDADE E ALGUNS VENDERAM-SE: PEDRO MARQUES, DUPLO-QUEIXO, MENINA, COTOVELINHO DE SOUSA, PAIVA, FERNANDO DE JESUS, ISABEL MILICIANO, IVO SANTOS, BENTO BAPTISTA, O "DIABO" RELVAS, PADRE BORGA, ANABELA FREITAS, GRACIETE HONRADO, RELVAS, CARRÃO, ETC.
COM TANTA PORCARIA NESTE PASTO É PREFERIVEL SEGUIR O NOSSO CAMINHO... AQUELE QUE NOS FAZ FELIZ.

P.S.: JÁ AGORA TENHO UMA LICENCIATURA EM UNIVERSIDADE PORTUGUESA PÚBLICA DE QUATRO ANOS (ERA DE CINCO MAS A MINHA INTELIGÊNCIA E TRABALHO ENCORTOU-A UM ANO) EXACTAMENTE DAQUELAS QUE NUNO CRATO DIZ SEREM VERDADEIRAS LICENCIATURAS COMO NO CANADÁ E NOS EUA O RESTO É UMA MENTIRA. O MEU DOUTORAMENTO FOI REALIZADO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA PORTUGUESA. E O PÓS-DOUTORAMENTO ESTÁ QUASE TERMINADO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTRANGEIRA (NÃO É EM ESPANHA). APELO A TODOS OS TOMARENSES OU AAMANTES DE TOAMR QUE TÊM VIDA PROFISSIONAL COM PROVAS VERDADEIRAMENTE DADAS, COM VIDA PRIVADA E FAMILIAR EXEMPLAR (TIPO OBAMA E NÃO COMO ALGUNS QUE SE DIVORCIAM, CASAM DIVORCIAM E CUJOS FILHOS SE AFUNDAM EM DROGAS E VERGONHAS SOCIAIS) E HABILITAÇÕES CONDIGNAS A UNIR-SE DE FORMA A DESTRONAREM ESTA NOJEIRA QUE PAIRA EM TOMAR DESDE SEMPRE. ATÉ NO TEMPO DA MENDES GODINHO. PORQUE É QUE NÃO ESCREVO MAIS? NÃO ME PAGAM! NÃO GOSTO DE PRODUZIR IMPRODUTIVAMENTE OU SEJA NÃO SENDO REMUNERADO POIS A ESCRAVIDÃO FAZ PARTE DO PASSADO. SE O FAÇO É POR GOSTO EMBORA O MEU SENTIMENTO PELOS BLOGUES QUE VISITO É TAMBÉM DE PROFUNDO DESPREZO POR ISSO TENHO OS MEUS BLOGUES, ESCREVO ARTIGOS, FALO EM AUDITÓRIOS QUE ESTIMULAM QUALQUER INDIVÍDUO INTELIGENTE E PREPARADO, SOU CO-AUTROR DE LIVROS E A MINHA PÁGINA HOME PAGE FALA POR MIM. OS BLOGUES ACIMA MENCIONADOS E MALDIZENTES NADA RESOLVEM POIS EU NUM TELEFONEMA MAIS DEPRESSA CORRIGO UMA SINALÉCTICA ERRADA QUE ESTE SR. REBELO QUE PARECE UM PEÃO AO SERVIÇO DA EXTREMA ESQUERDA. JÁ AGORA AINDA NÃO TENHO METADE DE 70 ANOS, SR. REBELO! O QUE ERA O SENHOR COM A MINHA IDADE? É MELHOR FICAR POR AQUI POIS TENHO UM PROFUNDO RESPEITO PELA SABEDORIA QUE ALOJA NO SEU CÓRTEX CEREBRAL.


SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

O BRUNO GRAÇA É UM MAU EXEMPLO DO PONTO DE VISTA PESSOAL. É UMA ESPÉCIE DE FIDALGO DA CDU!

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

para o anónimo das 4:44
Pelos vistos a sua capacidade de ler em profundidade está pouco exercitada.
É que quando o homem faz obra ela é o espelho daquilo que referiu " Não há acção sem pensamento, nem pensamento sem palavras".
Mas o que fica para a análise da história é quase sempre a corporização do seu pensamento.
Realmente, o que acho é que hoje se assiste a muito discurso e pouca obra.
Aliás este é o terreno propício dos medíocres e incompetentes e o resultado é visível.
Também acho engraçado o perfil traçado por esse aprendiz de "assessor" em querer "agravatar" o Bruno e por-lhe nos pés uns sapatos anos 70.
Calculo que o orador de serviço, que falta ao Bruno seria esta ilustre personagem.
Ou seja, já querem desvirtuar aquilo que o Bruno tem de melhor que é a sua forma de estar e de ser.
Por favor o povo de Tomar conhece muito bem o Bruno Graça e se o "travestirem" dessa forma vêem logo que estão a consumir gato por lebre. Deixem-se de delírios e fazer copy paste de outras coisas que nao têem nada com a nossa realidade.
Usem os neurónios e sejam honestos intelectualmente que é isso que é preciso.

Já agora que é que são os bons líderes de opinião em Tomar?

Katyavala

Anónimo disse...

Não serás antes um SELF MADE MERDAS?

Escreves mal que até chateia, e a pontuação é de ir às lágrimas. Tiraste o doutoramento a quem?

Anónimo disse...

Com que então agora é o Bruno!!?? Tratar-se-ia hipoteticamente de um bom candidato, se integrado numa lista unitária, do PS ao BE, desde que com um programa espesso e ousado e com um cabeça de lista de imagem igualmente honesta e simples mas mais liberal. Sem tudo isto, incluindo a gravata, que é para rir, pois ele nunca a usou nem usará, e encabeçando a lista da CDU, o mais que poderá conseguir é ser eleito vereador. O resto não passa de sebastianismo tomarense, serôdio como quase tudo nesta terra. Afinal que credenciais tem o Bruno para enfrentar e vencer os problemas tomarenses? Julgam que as dificuldades da cidade e do concelho são como as da Gualdim Pais, que se vão resolvendo com os generosos subsídios governamentais e camarários? E quais são realmente os problemas tomarenses? E como é que se combatem eficazmente? Com os votos de quem, tanto no executivo como na AM? Pensam seriamente que o governo dispõe de recursos económicos e de vontade para ajudar Tomar a ultrapassar a sua crise crónica? Em nome de quê? O messianismo é muito apetitoso, mas não passa de mais uma miragem no deserto político tomarense. E não me venham com o Obama, que esse nem é preto. É um branco de pele preta, o que muda tudo. Ou são geralmente os pretos que se formam em Harvard, a mais cara e reputada universidade americana? E o que lá se ensina, é geralmente para pretos ou para brancos? E é ensinado sobretudo por quem? Por pretos? Por brancos? Por asiáticos? Tenham juízo, encarem as coisas como elas são e não tenham receio das inconveniências.Para combater uma doença é indispensável conhecer bem os seus sintomas e as suas causas. Só depois se deve fazer o diagnóstico e encontrar o medicamento mais apropriado, de acordo com as melhores práticas. Nesta linha, ainda pensam que o Bruno possa ser o remédio para alguma coisa à cabeça de uma lista comunista? Pois, pois! Os candidatos da CDU não são todos comunistas, eu não sou português e as prostitutas não são todas putas, havendo muitas que são honradas profissionais da indústria do sexo. cada qual é livr sonhar alto aquilo que entender...

Anónimo disse...

Este "SELF MADE MAN" é um espectáculo. Já regressou dos USA?
É um pessoano: "outra-se".
"O MAIOR PODER É O SABER, CONHECIMENTO" - o poder à aristocracia pensante! O "Self Made" é incrível, não bebe bagaços mas bebe coca-cola.
É o outro de nós, é o encoberto de muitos tomarenses, dos politicos tomarenses; "outrando-se".... muitos se vêm nesse outro ao espelho. Procura ser tudo de todas as maneiras; tem um sonho embebedado por algo encoberto nas nuvens, inspirado por aquela bebida.; "outra-se"... para encontrar o seu "eu", "irreal", ele representa a "verdade" do "sonho" do destino de muitos tomarenses.
Não sei se defini bem o desassossego do "self made". Eu adoro os seus comentários. Têm algum sentido poético, prejudicado pelas MAIÚSCULAS.
Ainda o Bruno: saltaram alguns a querer defender um Bruno "proletário". Ele não é nada disso. Sempre vestiu bem, fatinho, pois então. Tem qualidades "institucionais". Na política ninguém é como é. Ninguém dá valor ao seu ser, mas ao que parece ser. É a própria política que o exige.
O PCP vai querer exactamente isso: que ele pareça ser o que não é.
Já estou com os neurónios a ferver, às marradas uns aos outros, quase a "outrar-me" como o "self made".
O Bruno é um excelente candidato, o melhor de todos se se libertar de ser o que o PCP quer que ele seja.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário de que uma lista conjunta á Câmara da CDU e BE ( na AM podiam concorrer separados eventualmente) liderada pelo Bruno teria hipótese de ganhar as eleiçoes. Afinal da forma como os votos estão divididos com 6500 a 7000 votos ganha-se a Câmara.

Não hà impossiveis. Desde que haja um bom projecto, pessoas e dinâmicas ganhadoras tudo é possivel.

Anónimo disse...

Deixem lá estar o Bruno na Gualdim-Pais, que com as ajudas que o Cristóvão, o Ferreira e a Anabela Freitas para lá vão canalizando, vai prestando um bom serviço a Tomar.

Se por acaso da sorte da confusão instalada for eleito Vereador pela CDU, espero que o seja em detrimento dos independentes, que pelo menos Bruno Graça é homem sério, mas que está mesmpo bem é na Gualdim-pais.

Anónimo disse...

Se o Bruno continuar na Gualdim Pais torna-se igual a muitos outros deste país, desesperadamente presos a uma estrutura que criaram mais para si e que deixa de funcionar quando mais tarde saiem. Normalmente essa estrutura funciona na base do chefe e de mais meia dúzia de funcionários e seguidores, agravado quando essa estrura estabelece muitas dependências do Estado.

Mas há quem goste de ser presidente da mesma organização uma vida toda e às tantas, sem darmos por ela, ele só lá se mantém porque o funcionamento democrático estilhaçou. Até pode ter a honra de uma travessa com o seu nome.

Anónimo disse...

"Não serás antes um SELF MADE MERDAS?

Escreves mal que até chateia, e a pontuação é de ir às lágrimas. Tiraste o doutoramento a quem?"

OH RAPAZOTE... FRANGOTE... E ENTÃO LÁ USO A PONTUAÇÃO? EU SOU ANTI-PONTUAÇÃO... OU ÉS BURRO OU FAZESTE... MIJA-MIJA... BORRA NAS CUECAS... JÁ O CARAPAU TEM TOSSE. VAI ESTUDAR SENÃO NÃO CHEGAS A LADO NENHUM OU ÉS UM PRIVILEGIADO COMO EU? NÃO CHEGA A INTELIGÊNCIA POIS É PRECISO TRABALHAR MUITO PARA LIMAR AS CAPACIDADES INATAS. EM TOMAR COM A MINHA IDADE, O MEU CURRÍCULO E UM SERVIÇO ALTRUÍSTA À COMUNIDADE... SÓ EU E MAIS NENHUM!

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Consta que os Ipt não conseguem fazer lista em quase nenhuma freguesia!

E que para a Cãmara lhes faltam mulheres !

Será Verdade ?

Anónimo disse...

Isso de escreveres em maiúsculas é mania das grandezas, não é?
Ainda brincas com o pau de vassoura a fingir que é um cavalo?

Anónimo disse...

A CENSURA COMO ARMA DOS "ACOSSADOS E ACAGAÇADOS"
OU,
A DEMOCRACIA AO ESTILO DE A.REBELO (OU S.BARROS OU ...)

O OUTRO BURRO!