sexta-feira, 3 de abril de 2009

MAIS UMA LACUNA NO PROJECTO...


Para começar, repare naquele penacho alí do lado direito da torre, junto ao vão da janela. Já percebeu agora para que são as obras? Para o penacho, pois claro!
Passando a coisas sérias, Tomar a dianteira constatou, aqui há tempos, que havia entre a torre e a igreja uma grave lacuna no projecto. Não previram o escoamento das águas pluviais e o problema é complicado por dois motivos. Por um lado a água, como se sabe, é obstinada; corre sempre do nível mais alto para o mais baixo. Por outro lado, o canal de escoamento situado do lado norte, corre de nascente para poente. Dado que no corredor torre-igreja a inclinação é no sentido norte sul, o tal canal já citado não pode servir de ligação. A não ser que escavem um vala para instalar a ligação até um ponto mais baixo no canal referido, mas isso vai implicar o atravessamento de quase metade da esplanada, ou até mais. Entretanto, presume-se que buscando uma solução, aquela parte da esplanada está por acabar. Até os calceteiros aguardam para completar a calçada.
Esclarecendo que nem o actual responsável técnico, Eng. Caetano, nem o anterior, Eng. Monteiro, têm quaisquer culpas no cartório, pois a lacuna é dos projectistas e de quem aprovou o projecto a nível político, sem ver bem o que estava a fazer, Tomar a dianteira resolveu dar uma achega, que vale o que vale, mas tem a vantagem de facultar uma hipótese de solução, rápida e pouco onerosa.
Como é do conhecimento geral, projectistas e construtores não gostam mesmo nada de coisas velhas ou antigas. Novo é que é bom. Com tal mentalidade, sempre que podem, a primeira coisa que fazem é deitar abaixo, demolir, destruir tudo o que estorve a modernidade. Foi exactamente o que aconteceu com as obras à volta de Santa Maria dos Olivais. Foi tudo a eito, para agora refazerem quase exactamente aquilo que antes destruiram. Nessa fúria contra o passado, arrancaram a sarjeta existente do lado esquerdo de quem desce a escadaria, a qual sempre assegurou o escoamento daquela zona, tanto no tempo em que passava por ali a estrada de Marmelais de Baixo, como mais tarde. Sendo assim, parece-nos que o mais indicado será escavar por ali, até encontrar o antigo colector pluvial que ligava ao Ribeiro Salgado, nas traseiras da igreja... Aqui fica ideia, sem encargos para ninguém. É a nossa boa acção de hoje.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas como Tomar já ganhou ao Entroncamente em matéria de fenómenos, pode ser que neste caso a água corra de baixo para cima e, assim sendo, estará tudo resolvido.